Feriado em Madri? Faça como os locais: vá ao Parque del Retiro

Feriado durante uma viagem pode ser sinônimo de festa ou marasmo.

Festa, se você der sorte de pegar um feriado animado como Carnaval em Veneza, Festa da rainha em Amsterdam, Comemoração do Ano Novo chinês, ou qualquer feriado na Bahia. Aí não falta programação. Em compensação, em outros feriados, especialmente os religiosos, a chance de pegar todo o comércio fechado e enfrentar um grande marasmo é grande. O que fazer nestes casos? Siga os locais! Foi o que fizemos em Madri.

1° de janeiro de 2013. Acordamos tarde depois da festa de Ano Novo em frente à Puerta del Sol. Mesmo ao meio-dia parecia que ninguém havia se levantado. Todo o comércio estava fechado. E quando digo todo é realmente todo. Nem os restaurantes ou cafeterias se arriscaram a abrir logo no primeiro dia do ano. Eram pouquíssimos os que estavam funcionando. Museu então… todos estavam fechados. Para fugir do tédio, seguimos a dica de um local e fomos passear no Parque del Retiro, um dos parques mais famosos de Madri.

O Parque del Retiro foi projetado para o gozo da arristocracia no século XVII. Anos mais tarde foi transformado em parque público e se tornou o parque mais popular entre os madrilenhos. E motivos não faltam para ter caído no gosto popular. O parque é uma graça. São várias alamedas, lagos artificiais, fontes, além de muitos artistas de rua e gente esparramada pela grama tomando sol.

Parque del RetiroParque del RetiroParque del RetiroJardim Buen RetiroParque del Retiro

E no inverno parece que tudo fica ainda mais bonito, com as árvores secas e algumas folhas teimando em resistir…

Parque del RetiroParque del RetiroParque del Retiro

No centro do parque fica um imponente monumento a Afonso XII, em bronze e mármore. Se o calor ajudar, dá até para encarar um pedalinho no lago em frente ao monumento.

Parque del Retiro

Outro destaque é o Palacio de Cristal, que foi construído para abrigar uma exposição de plantas exóticas, mas desde 1990 integra o Museu Reina Sofia e recebe de tempos em tempos exposições de arte.

Parque del RetiroParque del Retiro

O Palacio de Velázquez também faz parte do Museu Reina Sofia e recebe exposições. Mesmo se estiver fechado, não deixe de reparar nas abóbadas de ferro e vidro, e nas cerâmicas coloridas que formam diversos desenhos.

Parque del Retiro

Depois de caminhar, descanse em um dos vários cafés e aproveite para observar o movimento.

Parque del Retiro

Enfim, é um ótimo programa para adultos e crianças. Feriado ou não, faça como os locais: vá ao Parque del Retiro.

Informações úteis

O Parque del Retiro funciona diariamente de 6h às 22h. No verão, o funcionamento é estendido até a meia-noite.

End: Plaza de la Independencia, s/n. Há uma entrada bem próximo à Puerta de Alcalá. Os metrôs mais próximos são: Retiro (L2), Príncipe de Vergara (L2, L9), Ibiza (L9), Atocha (L1). O parque fica a uma curta caminhada do Museu do Prado. Combinar a visita ao museu com um passeio no parque pode ser um bom programa.

Mais informações aqui.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.