Gastronômade Brasil: um banquete ao ar livre

Imagine uma mesa enorme com toalha branca impecável posicionada em um cenário bucólico, possivelmente embaixo de uma árvore. Agora acrescente um almoço sofisticado elaborado por um Chef famoso, só com ingredientes locais. Essa é a proposta do Gastronômade Brasil.

Gastronômade Brasil - Jardim Botânico

A ideia surgiu em 1999 na Califórnia/EUA com chef americano Jim Denevan e logo se espalhou pelo mundo com o nome Oustanding in the Field. Em 2012, o evento desembarcou no Brasil com o nome Gastronômade e a mesma proposta: são eventos ao ar livre, em cenários inusitados. Para deixar tudo mais interessante e único, os agricultores e produtores locais responsáveis pelo fornecimento dos ingredientes do menu sentam-se lado a lado com o convidados para saborear os pratos produzidos pelos chefs convidados.

Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo foram os estados escolhidos para sediar os eventos, ou melhor, os banquetes.

No último final de semana, dia 09/03/2013, foi a vez de Brasília receber o evento pela primeira vez. O local escolhido foi o Jardim Botânico e o Chef convidado, Willian Chen Yen (ex-Babel).

Logo no início, um coquetel sob um gazebo com direito a três entradinhas: carolina com creme de cogumelos, casquinha com mascarpone e limão siciliano e chips de arroz com tartare thai de manga picante.

Gastronômade Brasil - Jardim BotânicoGastronômade Brasil - Jardim Botânico

O sol forte estava castigando. Para aliviar, só mesmo um espumante Cave Amadeu Brut bem gelado.

Depois de uma rápida apresentação sobre o evento, chegou a hora de fazer um pequeno tour pelo jardim botânico para conhecer o Orquidário. Logo em seguida, caminhamos até o mesão a céu aberto.

Gastronômade Brasil - Jardim BotânicoGastronômade Brasil - Jardim BotânicoGastronômade Brasil - Jardim BotânicoGastronômade Brasil - Jardim BotânicoGastronômade Brasil - Jardim Botânico

O primeiro prato arrancou suspiros dos convidados. Era um aspic de canja chinesa de galinha com flores, maça verde, cenoura, espirais de cebolhinha coroado com shimeji branco e arroz-pipoca. A combinação de texturas foi surpreendente! Para harmonizar um espumante Cave Geisse Brut.

Gastronômade Brasil

Na sequência veio o meu preferido: risoto rouge de beterraba com cordeiro, curry vermelho, bok choy (couve chinesa) grelhada, éponge vert, e alecrim na brasa. Para harmonizar, um cabernet sauvignon chileno El Sueño.

Gastronômade Brasil - Jardim Botânico

Para finalizar, um leitãozinho que ficou cozinhando por cinco horas… Era um leitãozinho com abóbora cabotiá ao forno e mouselline de batata com queijo. A carne derretia na boca… A harmonização ficou por conta de um Cave Geisse Blanc de Noir.

Gastronômade Brasil - Jardim Botânico

Entre um prato e outro, muita prosa. A mesa comunitária favoreceu a integração. Trocamos opiniões, experiências, confidência e até emails. E a conversa não se limitou aos participantes. Os produtores responsáveis pelos ingredientes do menu também entraram na roda. Eles contaram detalhes sobre a forma de cultivo e deram muitas dicas, inclusive de onde comprar produtos frescos.

Antes de seguir para a sobremesa, uma infusão para perfurmar o ambiente.

Gastronômade Brasil - Jardim BotânicoGastronômade Brasil - Jardim Botânico

A sobremesa estava fantástica! Era um fondant de chocolate amazônico com cumaru, nougat de linhaça, gergelin e chia, caramelo de côco e merengue italiano.

Gastronômade Brasil - Jardim Botânico

Sem dúvida, foi um tarde para ficar na memória! Não vejo a hora de participar dos próximos.

Informações úteis:

Os detalhes do evento podem ser visto nos sites Gastronômade Brasil e Outstanding in the Field.

Quem gostou da ideia ainda dá pode aproveitar os eventos que ocorrerão em Santa Catarina (dia 16/03), Rio Grande do Sul (dia 17/03), Paraná ( dia 23/05) e São Paulo (dia 24/03). Veja aqui. Há previsão de novos eventos em Brasília, Rio de Janeiro e Minas ainda no segundo semestre.

Os ingressos são adquiridos on line e o preço médio é de R$ 265 por pessoa, já incluídas as bebidas e a taxa de serviço.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.