SUP no Lago Paranoá

SUP é a abreviatura do termo em inglês stand up paddle. Significa remar em pé em uma prancha.

O esporte foi desenvolvido no Havaí e virou febre mundial depois que algumas celebridades apareceram por aí mostrando gosto pelo SUP. No Brasil não é diferente. Em praticamente todas as cidades de praias há fanáticos pelo esporte.

Em Brasília, mesmo sem mar, o SUP ganhou muitos adeptos. O cenário é o Lago Paranoá.

SUP no Lago Paranoá

Na Capital, um dos lugares mais conhecidos para praticar o SUP é o Clube Katanka, que fica no Clube das Nações, ao lado da Academia de Tênis e do Clube de Golf. Não é necessário ser sócio. Basta pagar o aluguel do equipamento para sair remando lago afora. O local funciona diariamente de 9h30 às 19h.

O equipamento consiste na prancha um pouco maior que uma prancha de surf convencional, no remo e no colete salva-vidas. O aluguel custa R$ 30 por pessoa pelo período de 1h30. É aconselhável efetuar reserva com antecedência pelo telefone (61) 8172-5233, pois a procura tem sido grande, especialmente nos finais de semana.

SUP no Lago ParanoáSUP no Lago Paranoá

O clube disponibiliza aulas para iniciantes, mas não costuma ser necessário. Ao pegar o equipamento, você recebe algumas instruções básicas. Depois de uma hora de remo (e alguns possíveis tombos), já dá para aprender os fundamentos básicos.

A boa notícia é que praticar SUP é muito mais fácil do que parece. O começo é tenso. Porém, pega-se o jeito rapidamente. Basta ter equilíbrio.

Para os iniciantes, a dica é praticar o esporte logo no início da manhã. O sol está mais fraco e o lago costuma estar mais calmo e mais vazio. Dias com pouco vento são os mais indicados, já que o vento atrapalha um pouco.

SUP no Lago ParanoáSUP no Lago Paranoá

Depois, é só remar e curtir o visual dos gramadões do Clube de Golf e dos arcos da Ponte JK!

SUP no Lago ParanoáSUP no Lago ParanoáSUP no Lago ParanoáSUP no Lago ParanoáSUP no Lago Paranoá

Tem até pais que levam os filhos nas pranchas…

SUP no Lago Paranoá

Quando cansar, pare e descanse. Aproveite também para nadar no lago. O trecho próximo à Ponte JK é um dos mais limpos do Lago Paranoá.

SUP no Lago Paranoá

Quer mais um incentivo para subir na prancha? Dizem que o gasto calórico médio é de 600 calorias a cada hora de exercício. Garanto que nem dá para perceber o tamanho do esforço… É SUPer!

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.