Estações de esqui de Santiago: bate-e-volta ou hospedagem na montanha?

O que melhor: ficar hospedado próximo às estações de esqui do Valle Nevado, El Colorado, La Parva e Farellones ou ficar hospedado em Santiago e fazer bate-e-volta até as estações de esqui?

A resposta é depende. Depende se você quer esquiar todos os dias ou só curtir rapidamente a neve, depende do seu orçamento, depende da sua disposição de encarar o trânsito.

Estrada de Santiago ao Valle Nevado

Foto: Reprodução. http://www.laparva.cl

Veja as vantagens e desvantagens de cada uma das opções:

Hospedagem próximo às estações de esqui

Se o objetivo é realmente esquiar ou fazer snowboard, a melhor opção é ficar hospedado próximo às estações de esqui. Assim, você tem mais tempo para aproveitar a montanha e não precisa se preocupar com horários e nem com o trânsito para ir e voltar a Santiago. Em compensação, na alta temporada, os preços costumam ser elevados.

Vantagens:

– Você evita o trânsito, as inúmeras curvas perigosas ao longo da subida da montanha e as complicações com altitude. Para mais detalhes, veja o post Como chegar às estações de esqui de Santiago: Valle Nevado, El Colorado, La Parva e Farellones

– Outra vantagem de se hospedar próximo às estações de esqui é poder aproveitar todo o horário de funcionamento dos centros de esqui. Você fica livre para decidir a sua programação.

– Estando hospedado próximo das estações de esqui, você tem a possibilidade de chegar às pistas de esqui antes da muvuca das excursões, quando é muito mais tranquilo para comprar o passe do teleférico e alugar o equipamento.

– Se quer aproveitar ao máximo o clima de inverno, a neve, o visual e o pôr do sol espetacular, ficar hospedado na montanha é uma excelente opção. Os fins de tarde, acompanhados de vinho e com um visual sensacional, podem ser inesquecíveis. Leia o post Por que se hospedar em Farellones? 

Desvantangens:

– O preço. Na alta temporada, os preços são elevados. No Valle Nevado, onde ficam os hotéis mais sofisticados, o valor da diária pode ultrapassar USD 500. A depender da data, há exigência de hospedagem mínima por um número certo de noites. Ficamos hospedados em Farellones no Chalet Valluga (leia a review do hotel aqui) e a diária saiu por USD 300 para um quarto duplo, com café da manhã, chá da tarde e jantar. Para encontrar preços mais interessantes, a solução é buscar apartamentos para alugar. Se estiver viajando em grupo, melhor ainda. Em El Colorado e La Parva, há opções com bons preços para grupos.

– Fora a estação de esqui, não há muito o que fazer por lá. O Valle Nevado é o lugar com mais opções de programação além da neve, mas ainda assim são opções limitadas. Dá para curtir um day spa ou um bar/restaurante…

Bate-e-volta a partir de Santiago

Para quem quer apenas curtir um dia de esqui ou ver como são as estações de esqui, um bate-e-volta pode ser bem interessante. Por outro lado, se o objetivo for esquiar todos os dias, fazer bate-e-volta diariamente pode ser bem cansantivo.

Vantagens:

– O custo de fazer um bate-e-volta para esquiar é barato. Há diversas empresas que fazem transfers de Santiago até as estações de esqui. O custo médio é de $ 12.000 pesos (cerca de USD 25), por pessoa, até Farellones, El Colorodo e La Parva, e $ 15.000 pesos (cerca de USD 31) até o Valle Nevado.

– Você pode curtir um dia de esqui e, no final do dia, ao voltar para Santiago, dá para curtir a noitada na capital chilena. Sem dúvida, há muito mais opções de restaurantes e baladas em Santiago do que nas proximidades das estações de esqui.

Desvantagens:

– Se o objetivo é esquiar durante vários dias, subir e descer a montanha diariamente se torna cansativo. O trajeto é curto (pouco mais de 30km), mas costuma ter engarrafamento na alta temporada, por conta da pista simples e com muitas curvas. Espere gastar em torno de 1h30 para fazer cada trecho.

– Se contratar um transfer para fazer o bate-e-volta, você fica limitado ao horário do grupo.

 

Particularmente, gostei de ter ficado hospedada próximo à estação de esqui em Farellones. Foram 3 noites por lá e acredito que foi suficiente. Se fosse mais tempo, acho que seria cansativo.

E você, preferiu ficar em Santiago ou se hospedar próximo às estações de esqui?

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Comentários

  1. Alex Balint
    4 fevereiro 2013

    se for esquiar mais do que 1 dia nao recomendo ficar em Santiago.
    encarar as não sei quantas curvas subindo até a estacao de esqui é muito ruim, só vale uma vez pra subir e outra vez pra descer, prefira ficar lá em cima o período todo do esqui.

    é mais caro mas compensa, penso assim

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    4 fev, 2013

    Olá Alex!
    Concordo com vc! Para quem pretende esquiar mais de um dia, acho vale o conforto de ficar hospedado na montanha.
    Bjs, Anna

    Responder

  2. Leandro Miranda
    28 abril 2013

    Ficarei em Santiago do dia 13 ao dia 19, gostaria de conhecer EL Colorado ( não para esquiar),somente para fotografar e almoçar.
    Será que tem saídas para EL Colorado no mês de Maio, e se compensa ir na baixa temporada, ou é melhor aproveitar o dia em Santiago?
    Enviei alguns emails para empresas como a SKITOTAL e não tive retorno sobre os valores e saidas para o mês de Maio.
    Obrigado!!! Adoro seu site.

    Responder

  3. 22 maio 2013

    Olá Leandro!
    Fico feliz em saber que vc curte o site!! 🙂
    Dê uma olhada neste post do Diego do site Meus Roteiros de Viagem. Ele visitou o Valle Nevado fora da época de esqui e gostou. Veja aqui: http://www.meusroteirosdeviagem.com/2012/05/passe
    Bjs, Anna

    Responder

  4. Luciano
    28 maio 2013

    Olá Anna!!
    Muito bom encontrar esse seu site, muito esclarecedor e informativo! Estava bem perdido antes dele…
    Gostaria de sanar apenas uma dúvida, se possível. Minha ideia é 'tentar' esquiar (faço wakeboard, será que vou precisar de aulas?) por um dia, fazendo bate-volta. Mas não encontrei em nenhum lugar o horário que normalmente as vans voltam das montanhas… pergunto se você sabe porque tinha a intenção de voltar o mais tarde possível… aproveitar além do ski, um belo por do sol e talvez um jantar antes de retornar. Se não tiver vans para um horário mais tarde, será que valeria ir de carro mesmo para eu voltar a hora que quero? detalhe: pretendo ir dia 27 de junho, uma quinta feira que é menos movimentado. Obrigado e parabéns pelo site!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    29 maio, 2013

    Olá Luciano!
    As saídas das vans ocorrem em horário fixos. Por exemplo, o transporte de El Colorado sai de Santiago entre 7:30 e 9:30 da manhã e retorna entre 16h e 17h30. Veja aqui: http://www.elcolorado-centroski.com/transporte/
    É provável que vc veja o por do sol no caminho….
    Eu, particularmente, não me sinto segura de alugar um carro para dirigir em estrada com neve. Mas essa é uma opinião pessoal…. Se quiser jantar na montanha, terá que considerar o carro ou se hospedar por lá…
    Depois me conte como foi!!! 🙂
    Bjs, Anna

    Responder

  5. Edu
    4 junho 2013

    Olá, pretendo ir a farellones em julho com minha esposa e minha filha de 8 anos. Vc poderia me passar umas dicas de hospedagem?

    Responder

  6. 6 junho 2013

    Olá Edu!
    Dê uma olhada neste post: http://www.nosnomundo.com.br/2012/08/chalet-vallu
    BJs, Anna

    Responder

  7. Mary
    22 junho 2013

    Olá Anna,
    Parabéns e obrigada por suas dicas…
    Vamos pra Santiago de 07 a 13/07/13.(Hospedaremos 3dias em Santiago/3 dias em Colorado …em Cabanas…ai que friiiio)
    Somos 3 adultos e 4 "crionças" ou seja entre 10 e 15 anos…
    Todo mundo quer, mas ninguem sabe esquiar, imaginamos que com uma aula em grupo a gente vai conseguir dar umas escorregadas, na verdade ate agora o pessoal aqui só corre na rua e na esteira…
    Help us… please! (Já li quanto custa esquiar no Chile…)
    1-Uma aula inicial dá pra quebrar o galho???
    2-Melhor alugar Material/ Roupas em Santiago ou em Colorado?
    3-Chegaremos em Santiago domingo, onde podemos comprar algo tipo um casaco legal, meias térmicas, assim que chegarmos, domingo mesmo? É mais barato que aqui??? em Sao Paulo interior?
    4- Melhor levar PESOS, já daqui, …ou melhor o básico cartão de crédito nosso?
    5-6… Mais alguma dica pra quem vai pela prim vez na estaçao de ski, dispostos a conhecer Santiago e hiperdivertir por lá???… neste tempo curto, eu sei, dos 6 dias???
    muito obrigada!
    Mary

    Responder

  8. Amanda
    22 julho 2013

    Oi Anna
    estou gostando muito do seu site, parabéns!!
    Vou para o Chile em Outubro(17 a 21/10). Vou ficar em Santiago 3 dias e gostaria de ficar hospedar um dia próximo as estações de esqui, acho que em outubro a temporada de esqui já vai ter terminado, mas acho que ainda posso curtir um pouco de neve né??
    Gostaria de conhecer o Valle Nevado, ficar hospedada em Farrelones é muito longe? e transporte para o Valle Nevado é fácil de encontrar?

    Obrigada!!

    Responder

  9. 24 julho 2013

    Olá Amanda!
    A distância entre Farellones e o Vale Nevado é pequena, cerca de 30 minutos a 1 hora, a depender do trânsito.
    Se estiver em Farellones, vc terá que contratar um táxi ou transfer para ir até o Vale Nevado.
    Bjs, Anna

    Responder

  10. andre ascanio
    16 maio 2014

    Ola Anna! Estou de viagem marcada para Santiago e gostaria de saber qual a melhor maneira (custo/beneficio) para chegar ao Chalet Valluga – Farellones, estou eu e minha esposa e estaremos no aeroporto internacional…

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    18 maio, 2014

    Olá Andre!
    Respondemos a sua dúvida neste post aqui: http://www.nosnomundo.com.br/2013/01/como-chegar-
    Bjs, Anna

    Responder

  11. Alexandre Correia
    10 julho 2014

    Oi Anna!

    Estou indo para Santiago para ficar de 24 a 28 de agosto, e gostaria das suas recomendações para hospedagem, trasnfer, skilift, ja que estou indo sozinho e o meu foco e somente o snowboard. não ligo para hotel luxuoso, mas também dispenso hostel para dividir quarto com outras pessoas. Ja tenho todo o equipamento. Ouvi dizer que a estacao logo abaixo de Valle nevado e uma boa opacao.

    Responder

  12. 14 agosto 2014

    Olá Alexandre!
    Dê uma olhada nos nossos posts sobre esqui no Chile. Lá já respondemos todas as dúvidas sobre hospedagem, preços, transfer e estações de esqui.
    Aqui está o link: http://www.nosnomundo.com.br/2014/05/esqui-no-chi
    Bjs, Anna

    Responder

  13. Wesley
    21 maio 2015

    Ei Anna!

    Quais os horários de transporte de Santiago para Farellones? Voltaremos de Valparaíso num domingo pela manhã e estamos com receio de não encontrarmos transporte para Farellones depois do meio dia. É tranquilo?

    Obrigado! =)

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    22 maio, 2015

    Olá, Wesley! Tudo bem?

    Pode entrar em contato com as agências que fazem o transfer para combinar um horário. Só precisa ver o horário exato, pois se for na alta temporada, há horários específicos em que a pista fica aberta só para subir e posteriormente para descer. Em geral a ida é feita pela manhã e a volta no fim da tarde.

    Empresas como a Ski Total podem te passar os valores e horários com precisão.

    Abraço.

    Responder

  14. Geraldo
    5 junho 2015

    Olá Anna, muito bacana mesmo seus posts. Vc tem idéia do valor dos Taxis ou transfers de Farellones para o Vale Nevado?

    Responder

  15. elisa
    13 julho 2015

    Boa noite Ana,
    Estou indo com a familia no inicio de agosto e gostaria de saber os precos de skiar, teleferico, as roupas e quantos graus pegaremos em 05/08 a 11/08 no vale nevado e em santiago, ou se tem um site com informacoes, meus filhos tem 9,15 e 16 anos

    Responder

  16. 14 julho 2015

    Olá Geraldo!
    Para ver informações sobre transfer, clique aqui: http://www.nosnomundo.com.br/2013/01/como-chegar-
    Bjs, Anna

    Responder

  17. 16 julho 2015

    Olá Elisa!
    Vc pode conferir todas as nossas dicas de esqui no Chile aqui: http://www.nosnomundo.com.br/2014/05/esqui-no-chi
    BJs, Anna

    Responder

  18. Hugo Veiga
    24 abril 2016

    Comprei uma passagem de volta de Santiago para o dia 17/06/16. Teria alguma estação próxima que esteja aberta nessa época? Vi que o Valle Nevado abrirá a partir da última semana de junho, mas não tenho outra data.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    13 jun, 2016

    Olá Hugo!
    A abertura das estações de esqui depende da quantidade de neve.
    Tente ver como estará Farellones.
    Bjs, Anna

    Responder

  19. Debora
    4 maio 2016

    Oi Anna, adorei seu post!! Vou para o Chile em Julho, e estou vendo alguns lugares para hospedar onde tenha neve, nosso objetivo principal é curtir o friozinho em algum lugar simples mas aconchegante que esteja rodeado pela neve. rs Estava pesquisando sobre Cajon del Maipo, vc indica? Como vamos ficar 10 dias queremos conhecer sim algumas estações, e tambem pelo menos umas duas noites em algum lugar tranquilo. Estaremos de carro entao ja facilita o transporte. obrigada.. Debora

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    13 jun, 2016

    Olá Debora!
    Infelizmente não conheço Cajon del Maipo…
    Bjs, Anna

    Responder

  20. Samuel Luca Rocha Pinheiro
    23 janeiro 2017

    Olá, seria mais barato uma viagem à Bariloche ou ao Valle Nevado ?

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    28 jan, 2017

    Olá Samuel!
    Acredito que os dois tenham preços parecidos. Em Bariloche há mais opções de hospedagem. Talvez por isso fique mais em conta. Mas acho que é bom vc consultar um a um e colocar na ponta do lápis.
    Depois me conte qual ficou mais barato.
    Bjs, Anna

    Responder

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.