Estações de esqui de Santiago: bate-e-volta ou hospedagem na montanha?

O que melhor: ficar hospedado próximo às estações de esqui do Valle Nevado, El Colorado, La Parva e Farellones ou ficar hospedado em Santiago e fazer bate-e-volta até as estações de esqui?

A resposta é depende. Depende se você quer esquiar todos os dias ou só curtir rapidamente a neve, depende do seu orçamento, depende da sua disposição de encarar o trânsito.

Estrada de Santiago ao Valle Nevado

Foto: Reprodução. http://www.laparva.cl

Veja as vantagens e desvantagens de cada uma das opções:

Hospedagem próximo às estações de esqui

Se o objetivo é realmente esquiar ou fazer snowboard, a melhor opção é ficar hospedado próximo às estações de esqui. Assim, você tem mais tempo para aproveitar a montanha e não precisa se preocupar com horários e nem com o trânsito para ir e voltar a Santiago. Em compensação, na alta temporada, os preços costumam ser elevados.

Vantagens:

– Você evita o trânsito, as inúmeras curvas perigosas ao longo da subida da montanha e as complicações com altitude. Para mais detalhes, veja o post Como chegar às estações de esqui de Santiago: Valle Nevado, El Colorado, La Parva e Farellones

– Outra vantagem de se hospedar próximo às estações de esqui é poder aproveitar todo o horário de funcionamento dos centros de esqui. Você fica livre para decidir a sua programação.

– Estando hospedado próximo das estações de esqui, você tem a possibilidade de chegar às pistas de esqui antes da muvuca das excursões, quando é muito mais tranquilo para comprar o passe do teleférico e alugar o equipamento.

– Se quer aproveitar ao máximo o clima de inverno, a neve, o visual e o pôr do sol espetacular, ficar hospedado na montanha é uma excelente opção. Os fins de tarde, acompanhados de vinho e com um visual sensacional, podem ser inesquecíveis. Leia o post Por que se hospedar em Farellones? 

Desvantangens:

– O preço. Na alta temporada, os preços são elevados. No Valle Nevado, onde ficam os hotéis mais sofisticados, o valor da diária pode ultrapassar USD 500. A depender da data, há exigência de hospedagem mínima por um número certo de noites. Ficamos hospedados em Farellones no Chalet Valluga (leia a review do hotel aqui) e a diária saiu por USD 300 para um quarto duplo, com café da manhã, chá da tarde e jantar. Para encontrar preços mais interessantes, a solução é buscar apartamentos para alugar. Se estiver viajando em grupo, melhor ainda. Em El Colorado e La Parva, há opções com bons preços para grupos.

– Fora a estação de esqui, não há muito o que fazer por lá. O Valle Nevado é o lugar com mais opções de programação além da neve, mas ainda assim são opções limitadas. Dá para curtir um day spa ou um bar/restaurante…

Bate-e-volta a partir de Santiago

Para quem quer apenas curtir um dia de esqui ou ver como são as estações de esqui, um bate-e-volta pode ser bem interessante. Por outro lado, se o objetivo for esquiar todos os dias, fazer bate-e-volta diariamente pode ser bem cansantivo.

Vantagens:

– O custo de fazer um bate-e-volta para esquiar é barato. Há diversas empresas que fazem transfers de Santiago até as estações de esqui. O custo médio é de $ 12.000 pesos (cerca de USD 25), por pessoa, até Farellones, El Colorodo e La Parva, e $ 15.000 pesos (cerca de USD 31) até o Valle Nevado.

– Você pode curtir um dia de esqui e, no final do dia, ao voltar para Santiago, dá para curtir a noitada na capital chilena. Sem dúvida, há muito mais opções de restaurantes e baladas em Santiago do que nas proximidades das estações de esqui.

Desvantagens:

– Se o objetivo é esquiar durante vários dias, subir e descer a montanha diariamente se torna cansativo. O trajeto é curto (pouco mais de 30km), mas costuma ter engarrafamento na alta temporada, por conta da pista simples e com muitas curvas. Espere gastar em torno de 1h30 para fazer cada trecho.

– Se contratar um transfer para fazer o bate-e-volta, você fica limitado ao horário do grupo.

 

Particularmente, gostei de ter ficado hospedada próximo à estação de esqui em Farellones. Foram 3 noites por lá e acredito que foi suficiente. Se fosse mais tempo, acho que seria cansativo.

E você, preferiu ficar em Santiago ou se hospedar próximo às estações de esqui?

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.