Descubra a Rota das Lavandas da Provence

Quem escreve o post de hoje é a leitora Solange Kurpiel. Ela é jornalista e está sempre correndo atrás de viagens bacanas para onde for. Com 15 anos ela decidiu morar um ano na Hungria. Mais tarde foi para Paris e por lá ficou 3 anos. Agora ela anda pela Provence, onde mora há quase dois anos!  

========================================

A “Rota das Lavandas” é, com certeza, um dos passeios mais belos e únicos que a Provence pode oferecer aos visitantes. Descubra quilômetros e mais quilômetros floridos, perfumados e de um charme ímpar desta região no sul da França!

Rota das Lavandas

Milhares de abelhas ocupadíssimas por aqui!

É na “Haute-Provence” ou na “Alta-Provença” que estão localizados os mais de 2 mil cultivadores da planta. A lavanda apareceu por aqui na Idade média, ela era usada para perfumar e para fins medicinais. A partir do século XIX, a cultura desta espécie cresce e se torna um dos maiores atrativos turísticos e econômicos da região, o seu óleo essencial é muito nobre para a produção de elixires.

Esta visita imperdível exige porém um pouco de organização dos visitantes. Na verdade, as lavandas ficam floreadas apenas algumas semanas do ano, da terceira semana de maio até o começo do mês de agosto. Depois disso, elas são cortadas e encaminhadas à extração do óleo essencial.

Rota das Lavandas

Fazer um piquenique é sempre uma boa pedida nestas paisagens

Além disso, este passeio só pode ser feito de carro. Não há opções de transporte público que passe pelos campos!

Minha dica é a seguinte: desembarque em Marselha ou em Aix-en-Provence e depois alugue um carro! A viagem é curta, mais ou menos 1h30 e as paisagens valem muito a pena. O site oficial da “Rota das Lavandas” disponibiliza um mapa com diferentes propostas de itinerários.

Rota das LavandasRota das Lavandas

O mais bacana de tudo isso é que, além de curtir as paisagens de cartão postal, na beira da estrada existem várias destilarias, museus, locais de exposições onde é possível descobrir o processo de manufatura da lavanda e ainda levar para casa os diferentes produtos finais.

Rota das Lavandas

Aqui sempre temos a impressão de estar mergulhado numa pintura impressionista

 

* Texto e fotos por Solange Kurpiel

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.