Renovação do visto americano: mais fácil com as novas regras
Em abril de 2012 foram anunciadas diversas mudanças na forma de emissão e renovação do visto americano. Redução do tempo de espera e dos custos, além de facilidade do atendimento foram algumas das mudanças anunciadas. Tudo para estimular o turismo nos Estados Unidos.
Renovamos os nossos vistos recentemente e constatamos que as mudanças realmente vieram para melhor. Veja como ficou:
As novas regras
Para quem solicita a renovação de visto da mesma categoria está tudo bem simples. Basta seguir os seguintes passos:
1 – Preencher o formulário eletrônico de visto de não imigrantes DS-160 obtido no site https://ceac.state.gov/genniv
2 – Criar uma conta no site http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/login
3 – Efetuar o pagamento on line ou via boleto bancário da taxa de solicitação do visto (MRV) no valor de USD 160 (via de regra).
4 – Agendar visita no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV).
5 – Comparecer ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para coleta das impressões digitais e foto, e
6 – Buscar o passaporte e o visto na forma agendada.
OBS: Quem perdeu o visto ou tinha menos de 14 anos quando o visto anterior foi emitido não pode renovar desta forma. Mais detalhes aqui.
Para quem está solicitando o visto pela primeira vez, além de atender os passos acima, deve agendar uma entrevista no Consulado/Embaixada. Menores até 15 anos e maiores de 66 anos estão dispensados da entrevista.
Como funciona na prática?
– Formulário eletrônico de visto de não imigrantes DS-160
A parte mais trabalhosa é sem dúvida preencher o formulário eletrônico DS 160, que é enorme. São várias páginas. Faça tudo com calma para evitar erros. Para facilitar, tenha à mão todas as informações necessárias, como dados pessoais, passaporte, informações sobre local de trabalho e escolaridade.
As perguntas estão em inglês, mas há um aplicativo disponível já no formulário que traduz automaticamente as frases para português (tooltip language). Basta passar o mouse em cima das perguntas que aparece a tradução.
Não é preciso preencher todo o formulário de uma só vez. Caso não tenha todas as informações no momento do preenchimento, você pode salvar o formulário e continuar preenchendo depois.
Ao final é necessário fazer o uploud de uma foto. Por isso, utilize um computador com câmera de boa resolução ou obtenha uma foto de um arquivo porventura existente em seu computador, conforme as instruções do site.
– Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV)
Há Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto nas cidades de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. O funcionamento é de segunda a sexta de 7h às 18h, e domingo de 13h às 18h. Aqui estão os endereços:
Brasília – Ed. Venâncio 2000 SCS, Qd 8 Bl B sala 340 – Setor Comercial Sul.
São Paulo – Av. José Maria Whitaker, 370- Vila Mariana e Gualter Building – Av. São Gualter, 308- Alto de Pinheiros.
Rio de Janeiro – Edifício Lagoa Corporate – Rua Humaitá, 275- Loja A.
Belo Horizonte – Ed. Celta – R. Maranhão, 310 – Loja 1 – Santa Efigênia.
Recife – Comercial Bandeira – Av. Herculano Bandeira, 949- Pina.
– Consulado/Embaixada (entrevista para novos solicitantes)
A Embaixada fica em Brasília e os Consulados em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Aqui estão os endereços:
Brasília – Setor de Embaixadas Sul – Av. das Nações, Quadra 801, Lote 03.
São Paulo – Rua Henri Dunant, 500, Chácara Santo Antônio.
Rio de Janeiro – Av. Presidente Wilson, 147 Castelo.
Recife – Rua Gonçalves Maia, 163, Bairro Boa Vista.
A polêmica da entrega dos passaportes pela DHL
Até o início do mês de outubro os passaportes com vistos americanos podiam ser entregues na residência do titular por intermédio da empresa de entregas DHL Brasil.
Recentemente, contudo, os Correios ingressaram com ação judicial questionando a entrega pela DHL, alegando que possuem exclusividade dos serviços postais no País. A Justiça concedeu liminar suspendendo a entrega dos passaportes pela DHL. Leia mais detalhes aqui e aqui.
Por este motivo, a Embaixada dos Estados Unidos está reorganizando a entrega de passaportes e a entrega de passaportes para solicitantes está temporariamente suspensa. Um problemão para quem está com viagem marcada!
Para quem está nesta situação, a dica é acompanhar os avisos do Site Oficial de Informações de Visto para os Estados Unidos.
A nossa experiência
Preenchemos o formulário DS-160 em um sábado e já agendamos a entrevista no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto para a segunda-feira seguinte.
Comparecemos no local no horário agendado e foi extremamente tranquilo. Não havia filas nem tumultos. Em menos de 10 minutos passamos pelo raio X, coletamos as impressões digitais e a foto, e já estávamos liberados. Foi tão rápido que até fiquei na dúvida se o visto tinha sido aprovado…
Exatamente 7 dias depois o meu passaporte com o visto já estava liberado. A entrega do passaporte do Fred demorou um pouco mais, apesar de termos feito tudo conjuntamente. Mesmo assim, 10 dias após a entrevista no CASV ele já estava de posse do visto. Felizmente, não tivemos nenhum problema com a entrega da DHL.
Enfim, nossa renovação do visto americano foi bem rápida. Mas o bom seria mesmo não precisar de visto. Quem sabe um dia…
Planeje sua viagem com a gente
Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.
Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!
Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.
Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!