Passo a passo para tirar o visto de turismo para o Japão

Bom seria se pudéssemos viajar para qualquer país sem precisar de visto! Enquanto isso é apenas um sonho, o jeito é se render à burocracia, juntar os documentos e preparar o passaporte e o visto.

No caso do Japão é necessária a apresentação de visto para os brasileiros que visitam o país a turismo ou por motivo de visita a parentes, congressos, negócios ou mesmo para quem só está em trânsito.

Veja o aqui o passo a passo para conseguir o visto de turismo:

 

1 – Preencha o formulário de solicitação de visto disponível no site da Embaixada do Japão, em letra de forma.

2 – Obtenha os seguintes documentos:

– Reserva de passagem de ida e volta para o Japão com a indicação de todos os passageiros;

– Cópia autenticada da carteira de identidade;

– Cópia da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (todas as páginas, inclusive o recibo de entrega)

– Documentos que comprovem a finalidade da viagem:

– Passaporte no prazo de validade e

– Foto tamanho 4×5 recente, com fundo branco e sem data.

3 – Elabore de um cronograma de viagem com a indicação das datas e cidades a serem visitas, além do nome e telefone do hotel, no modelo fornecido pela Embaixada.

4 – Compareça pessoalmente à Embaixada do Japão em Brasília ou aos Consulados existentes em São Paulo, Belém, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, para providenciar a solicitação de visto e entregar os documentos. Os endereços dos podem ser consultados aqui.

Caso não possa comparecer pessoalmente, é possível que um familiar em primeiro grau (pais, irmãos e cônjuges) faça a solicitação ou retire o visto, desde que apresente  documentação comprovando o parentesco. No caso de solicitações mediante agências de viagem, é obrigatório que o portador apresente uma autorização ou procuração devidamente autenticadas em cartório e em nome do requerente em favor do portador.

5 – Retorne à Embaixada para buscar o visto e efetuar o pagamento da taxa de emissão no valor de R$ 61, em dinheiro. Em regra, o visto fica pronto no prazo de um ou dois dias. Em caso de viagem em família, não é necessário que todos compareçam para buscar o visto. Basta um membro da família.

 

Pronto! O visto japonês ocupa toda uma página do passaporte e tem o seguinte jeitão:

Visto do Japão

Informações importantes

– A parte mais trabalhosa de tirar o visto japonês é, sem dúvida, a elaboração do cronograma de viagem. Se você vai viajar de excursão, comemore! Você não terá trabalho nenhum, já que a apresentação do panfleto do pacote turístico dispensa a elaboração do cronograma. Se não for o caso, vc terá que listar todas as cidades e hotéis onde irá se hospedar. É necessário ter a reserva dos hotéis, mas não precisa ser uma reserva definitiva.

– Preste atenção! A lista dos documentos constante do site do Consulado do Japão em São Paulo está desatualizada. A foto deve ser 4×5 ( e não 3×4). Não é necessária a apresentação dos 3 últimos extratos bancários. Observe a lista de documentos da Embaixada do Japão, que está atualizada.

– O visto de turismo tem validade por até 90 dias após a a data da emissão. Deixe para solicitar o visto próximo à data da viagem, já que o retorno do Japão deve ocorrer nesse prazo de 90 dias. Também não deixe para a última hora, pois é necessário apresentar o visto japonês para comprar o passe de trem Japan Rail Pass.

– O visto de turismo permite que o visitante ingresse em território japonês apenas uma vez e permaneça por no máximo 90 dias. No nosso caso, o visto concedido foi de 30 dias, já que nossas passagens aéreas indicavam que ficaríamos menos de um mês por lá. Se for necessário sair e voltar novamente ao Japão, é necessário solicitar dois vistos e comprovar com as passagens áreas a necessidade dos dois vistos.

Logo que o turista desembarca no Japão, é colocado um adesivo no passaporte com a data de chegada no país e o prazo que pode permanecer por lá.

Visto do Japão

A nossa experiência

Solicitamos o nosso visto para o Japão um mês antes da viagem. Comparecemos pessoalmente à Embaixada do Japão em Brasília para entregar os documentos e todo o atendimento foi bem rápido. Não havia filas e todos os funcionários foram bem simpáticos.

No dia seguinte nosso visto já estava pronto. O pagamento da taxa é feito diretamente na embaixada, em dinheiro. Eles devolvem troco.

A Embaixada do Japão fica na Avenida das Nações, Quadra 811, lote 39, Brasília/DF. A solicitação, entrega de documentos e retirada de visto somente é feita no período da manhã, de 9h às 11h30. Não é permitido ingressar na Embaixada com aparelho de telefone celular. O horário de atendimento pelo telefone 61-3442-4247 é de segunda a sexta-feira de 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

Fica a dica!

Aproveite a ida à Embaixada ou Consulado do Japão para obter panfletos e mapas sobre o país. São ótimos na hora de planejar a viagem ou mesmo para usar durante o passeio!

Fui na Embaixada do Japão tirar o visto e voltei com muitos mapas e panfletos...

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.