Hong Kong, Singapura, Nova York e São Paulo: onde comer os melhores dim sum

Você sabe o que é dim sum? Se a resposta é não, você ainda não provou uma das melhores comidas do mundo.

Dim sum (ou dumplings, em inglês) são pequenos pasteizinhos de massa fina e delicada em formato de trouxinha. A massa é feita à base de farinha de trigo ou amido de batata e os recheios são bem variados, de carne de porco a legumes ou frutos do mar. Em geral são assados no vapor e servidos à mesa em caixinhas redondas de bambu.

DinTai Fung

O dim sum foi criado na China por volta do século VIII como um petisco para acompanhar as xícaras de chá (tea snack). Mas aí caiu no gosto popular e se destacou tanto que hoje é possível provar os pasteizinhos a qualquer hora do dia (inclusive no café da manhã!) e com ou sem chá.

Em Hong Kong os dim sum são tão famosos que levam até o status de atração turística. Impossível visitar a cidade e não provar…

Felizmente não é preciso dar a volta ao mundo para provar a delícia. Em São Paulo ou mesmo em Nova York é possível provar o tradicional petisco chinês.

Veja aqui a nossa listinhas de restaurantes mundo afora para não perder a oportunidade de provar a iguaria:

Hong Kong

É raro encontrar algum restaurante em Hong Kong que não sirva dim sum. Praticamente todos têm no cardápio. A diferença é que alguns são especializados só em dim sum.

Seguimos a indicação de amiga e fomos ao The Art of Chinese Tit-BIts, recomendado como um dos melhores da cidade. Chegar até lá não é muito fácil, especialmente porque o nome no letreiro exclusivamente em cantonês não colabora muito… Para não se perder, anote o nome do restaurante em cantonês. Só em inglês não adianta.

The Art of Chinese Tit-BIts

O restaurante é pequeno, simples e está sempre lotado. Não vá pelo ambiente, mas pela comida.

Saiba que muitas vezes é necessário dividir a mesa porque não há espaço para todos. Aproveite a oportunidade para conversar com outras pessoas e principalmente observar o ritual na hora de comer o dim sum. O macete é morder uma das pontinhas do bolinho para tirar o vapor quente e depois colocar um pouco de molho antes de comer. Não há talheres, só os kuàizi (palitos).

Há cardápio em inglês com foto, o que facilita muito. Se o garçom não falar inglês, basta apontar. Prove os dim sum com lagosta e camarão, o har gow (bolinhos de camarão) e o siu baau (pão super macio com carne de porco). Tudo estava absolutamente delicioso!

The Art of Chinese Tit-BItsThe Art of Chinese Tit-BIts The Art of Chinese Tit-BIts

Como todo autêntico restaurante chinês, a limpeza e organização não são o forte da casa. Por garantia, evite sentar perto da cozinha ou ir ao banheiro. Adaptando aquele clássico provérbio, o que os olhos não veem, o estômago não sente…

The Art of Chinese Tit-BIts

A organização, ou melhor, a falta de organização da cozinha…

O preço? Dá para ser (bem) feliz gastando em torno de HGD 100, cerca de R$ 26 (valor sem bebida). O chá é servido gratuitamente.

End: 63 Shing Woo Road, Happy Valley.

Singapura

Em Singapura o Dim Tai Fung é um clássico quando o assunto é dim sum.

O restaurante já ganhou estrela Michelin e até foi eleito um dos 10 melhores restaurantes do mundo pelo The New York Times. Essa cadeia de restaurantes começou em Taiwan, mas hoje tem várias lojas em diversos países do Sudeste Asiático, além dos Estados Unidos e Austrália. Só em Singapura são 12 restaurantes.

Din Tai Fung

Logo na entrada você recebe um formulário para marcar os pedidos. Depois eles levam à mesa.

Din Tai FungDin Tai FungDin Tai Fung Din Tai Fung

A organização e limpeza são levados a sério ali. Os cozinheiros usam máscaras e a cozinha tem janelas de vidro para você poder ver toda a preparação. O trabalho para criar as pequenas trouxinhas, que quase parecem obras de arte, é enorme…

Din Tai Fung

Para saber mais sobre o restaurante, recomendo esse post do MauOscar, que nos inspirou a conhecer o local.

Os endereços em Singapura podem ser consultados aqui.

Nova York

Caminhar pela muvuca de Chinatown em Nova York é uma experiência por si só. Combinada com uma parada estratégica para experimentar os dim sum, é melhor ainda!

Joe's Shanghai

Por indicação de um amigo residente em Manhattan, escolhemos o Joe’s Shanghai, famoso pelos soup dumplings ou xiaolongbao, em chinês, que são dim sum em que o recheio parece uma sopa.

O lugar segue a linha tradicional chinesa: é bagunçado, simples, sujinho e uma delícia!

Joe's ShanghaiJoe's ShanghaiJoe's Shanghai

Por lá, dividir a mesa com outras pessoas também é comum. Dá até para experimentar as comidas dos outros integrantes da mesa, se o papo estiver bom… Provamos um pouquinho de cada prato. Foi divertidíssimo!

Joe's Shanghai

Os preços podem ser consultados aqui.

End: 9 Pell Street, Chinatown. Funcionamento: diariamente de 11h às 23h. Há também uma loja em Midtown – 24 W 56 Street.

São Paulo

São Paulo não deixa a desejar quando o assunto é dim sum. O Ping Pong Dim Sum é uma cadeia de Londres que chegou em São Paulo em 2009 e parece que a moda pegou!

O ambiente e os dim sum impressionam. A apresentação dos pratos não é nada trivial.

Ping Pong Dim SumPing Pong Dim SumPing Pong Dim SumPing Pong Dim SumPing Pong Dim Sum

Não deixe de provar também os gourmet teas e os chás florais que eles oferecem no cardápio. Os preços podem ser consultados aqui.

Endereços: Rua Lopes Neto, 15, Itaim Bibi e Rua Roque Petroni, 1089, Morumbi Shopping.

Atualização: Em São Paulo existem também outros restaurantes onde é possível provar dim sum. O Carlos Kato, do blog Tabeteimasu, indica dois na Liberdade: o Wan Wan (Rua Galvão Bueno, 555 – Liberdade) e o Rong He (Rua da Glória, 622A – Liberdade). Vale a pena conferir a review dos restaurantes aqui e aqui.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.