Ruínas de Tulum: sítio arqueológico à beira mar
Já imaginou explorar ruínas da civilização maia localizadas bem na costa azul esverdeada do Caribe?
Em Tulum, um pequeno vilarejo localizado a 2h de Cancun, isso é possível.
A zona arqueológica é uma das mais bem preservadas do México. As pirâmides não são altas nem tão imponentes como em Chichén Itzá, porém a proximidade do mar dá um charme extra às ruínas.
Não é à toa que o lugar vive lotado… Aliás, Tulum é a terceira zona arqueológica mais visitada no México, só perdendo para Chichén Itzá, na Península de Yucatán e Teotihuacan, na Cidade do México.
Fila da bilheteria na entrada da zona arqueológica
Para aproveitar mais o passeio e fugir das filas, chegue cedo e contrate um dos guias oficiais.
Logo na entrada do estacionamento há um balcão de informações, onde é possível contratar os serviços de guias. Lá também há mapas gratuitos das ruínas.
Éramos um grupo de 4 pessoas e pagamos $ 196 pesos (cerca de R$ 30), por pessoa, para um passeio guiado de 45 minutos. Gostamos demais! O guia era extremamente simpático e andava com uma pasta nas mãos para mostrar como eram os templos no auge da civilização maia. As explicações deixaram o passeio bem mais interessante. E o melhor de tudo: pulamos a fila da bilheteria por estarmos acompanhados do guia.
A distância do estacionamento até a entrada do sítio arqueológico é de aproximadamente 1 km. O trajeto pode ser feito à pé ou em um trenzinho. O custo do trem é de $ 20 pesos por pessoa, cerca de R$ 3 (ida e volta).
Se optar pelo trem, aproveite para ver as acrobacias dos “Voladores de Paplanta”. A dança tem todo um simbolismo e é muito curiosa de se assistir.
Uma vez no templo, observe os detalhes e deixe-se surpreender.
O ponto mais alto do passeio é avistar as ruínas tendo o mar como cenário de fundo.
Quem quiser tomar um banho de mar pode ficar à vontade. O problema é que o paraíso pode estar um pouco cheio…
Antes de ir embora, não deixe de reparar nas iguanas. Elas estão por todas as partes…
Informações úteis
Tulum fica a 2h de Cancun e 45 minutos de Playa del Carmen. Para chegar até lá, o melhor é alugar um carro ou contratar um motorista para ficar o dia inteiro a sua disposição. Há também a possibilidade de contratar excursões organizadas por agências de turismo locais. A desvantagem é que, nesse caso, você fica preso aos horários e roteiro do passeio.
É possível combinar a visita às ruínas de Tulum com algum parque como XCaret e Xel-Ha. Outra opção é nadar com as tartarugas gigantes de Akumal (leia os detalhes aqui) e visitar as ruínas no mesmo dia. Foi essa a combinação que fizemos e adoramos! Depois das ruínas aproveitamos para almoçar em Tulum, no restaurante OM Tulum.
Planeje sua viagem com a gente
Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.
Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!
Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.
Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!