Ruínas de Tulum: sítio arqueológico à beira mar

Já imaginou explorar ruínas da civilização maia localizadas bem na costa azul esverdeada do Caribe?

Ruínas de Tulum

Em Tulum, um pequeno vilarejo localizado a 2h de Cancun, isso é possível.

A zona arqueológica é uma das mais bem preservadas do México. As pirâmides não são altas nem tão imponentes como em Chichén Itzá, porém a proximidade do mar dá um charme extra às ruínas.

Não é à toa que o lugar vive lotado… Aliás, Tulum é a terceira zona arqueológica mais visitada no México, só perdendo para Chichén Itzá, na Península de Yucatán e Teotihuacan, na Cidade do México.

Ruínas de Tulum

Fila da bilheteria na entrada da zona arqueológica

Para aproveitar mais o passeio e fugir das filas, chegue cedo e contrate um dos guias oficiais.

Logo na entrada do estacionamento há um balcão de informações, onde é possível contratar os serviços de guias. Lá também há mapas gratuitos das ruínas.

Ruínas de Tulum

Éramos um grupo de 4 pessoas e pagamos $ 196 pesos (cerca de R$ 30), por pessoa, para um passeio guiado de 45 minutos. Gostamos demais! O guia era extremamente simpático e andava com uma pasta nas mãos para mostrar como eram os templos no auge da civilização maia. As explicações deixaram o passeio bem mais interessante. E o melhor de tudo: pulamos a fila da bilheteria por estarmos acompanhados do guia.

Ruínas de Tulum

A distância do estacionamento até a entrada do sítio arqueológico é de aproximadamente 1 km. O trajeto pode ser feito à pé ou em um trenzinho. O custo do trem é de $ 20 pesos por pessoa, cerca de R$ 3 (ida e volta).

Ruínas de Tulum

Se optar pelo trem, aproveite para ver as acrobacias dos “Voladores de Paplanta”. A dança tem todo um simbolismo e é muito curiosa de se assistir.

Ruínas de Tulum Ruínas de Tulum

Uma vez no templo, observe os detalhes e deixe-se surpreender.

Ruínas de TulumRuínas de TulumRuínas de Tulum Ruínas de TulumRuínas de Tulum

O ponto mais alto do passeio é avistar as ruínas tendo o mar como cenário de fundo.

Ruínas de TulumRestaurante OM Tulum

Quem quiser tomar um banho de mar pode ficar à vontade. O problema é que o paraíso pode estar um pouco cheio…

Ruínas de Tulum

Antes de ir embora, não deixe de reparar nas iguanas. Elas estão por todas as partes…

Ruínas de Tulum

Informações úteis

Tulum fica a 2h de Cancun e 45 minutos de Playa del Carmen. Para chegar até lá, o melhor é alugar um carro ou contratar um motorista para ficar o dia inteiro a sua disposição. Há também a possibilidade de contratar excursões organizadas por agências de turismo locais. A desvantagem é que, nesse caso, você fica preso aos horários e roteiro do passeio.

É possível combinar a visita às ruínas de Tulum com algum parque como XCaret e Xel-Ha. Outra opção é nadar com as tartarugas gigantes de Akumal (leia os detalhes aqui) e visitar as ruínas no mesmo dia. Foi essa a combinação que fizemos e adoramos! Depois das ruínas aproveitamos para almoçar em Tulum, no restaurante OM Tulum.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.