Palácio do Planalto: conhecendo o gabinete presidencial

Situado na Praça dos Três Poderes, o Palácio do Planalto abriga a sede do Poder Executivo Federal e o gabinete da Presidente da República.

O edifício, projetado por Oscar Niemeyer, foi um dos primeiros a serem construídos na Capital e traduz bem a harmonia das curvas e traços retilíneos.

BrasílliaBrasíllia

Aos domingos, o edifício é aberto à visitação pública de 9h às 14h. As visitas guiadas são feitas em grupos de 30 pessoas por ordem de chegada.

O tour começa no andar térreo onde fica a Galeria dos Presidentes da República, com as fotos de todos os Presidentes.

Palácio do Planalto

De lá, segue-se para o Salão Oeste, que volta e meia aparece na TV. O grande destaque ali é o enorme painel de Burle Marx.

Palácio do Planalto

Bem ao lado fica o Salão Nobre, o maior salão do Palácio. Se pudéssemos subir a rampa do Palácio do Planalto chegaríamos bem ali. Mas, como não é possível, o jeito é apreciar detrás dos vidros a Praça dos Três Poderes e a roupa pomposa dos Dragões da Independência, que integram a guarda presidencial.

Palácio do PlanaltoPalácio do Planalto

É por esse salão que se chega ao Parlatório, local onde são realizados os discursos de posse dos novos Presidentes.

A quase ausência de móveis no Salão Nobre e no Mezanino enfatiza a amplidão dos espaços e os traços curvelíneos da escada.

Palácio do Planalto Palácio do Planalto Palácio do Planalto

A decoração é austera e sóbria. Detalhes coloridos são poucos, como, por exemplo, o quadro Os Orixás de Djanira da Motta e Silva.

Palácio do Planalto

Na Sala de Audiência ocorrem os encontros formais da Presidente com Chefes de Estado. Bem ao centro ficam a Bandeira do Brasil e o Pavilhão Presidencial, a bandeira verde com o Brasão da República, que é um dos símbolos do Presidente do Brasil.

Palácio do Planalto

Uma curiosidade: até 2010, toda vez que o Presidente estivesse no Palácio do Planalto o Pavilhão da República ficava hasteado em frente ao Palácio do Planalto ou da Alvorada. Para garantir a privacidade da Presidente e evitar o assédio dos jornalistas, a regra foi alterada, e agora o Pavilhão da República fica hasteado todas as vezes em que a Presidente estiver no Distrito Federal, independentemente de estar no prédio.

O último ambiente a ser visitado é o esperado Gabinete Presidencial.

Palácio do Planalto

Não fosse o mobiliário dos anos 40, a prataria do Palácio do Catete, o mármore, os tapetes persas e o tamanho da sala, poderia talvez passar por uma sala de trabalho comum… Tem computador, flores, imagem de santo e até porta-retrato.

Palácio do PlanaltoPalácio do PlanaltoPalácio do Planalto

Ah, e como não poderia faltar, tem também um umidificador de ar para que a Presidente consiga sobreviver à secura de Brasília…

No final do passeio, não deixe de tirar uma foto ao lado do Rolls Royce Presidencial de 1952 em exposição na área externa do Palácio.

Palácio do Planalto

Se tiver tempo sobrando, tente ver a troca da guarda presidencial que ocorre diariamente de 8h às 18h, a cada 2h, em frente ao Palácio do Planalto. Não chega a ser um espetáculo como a troca da guarda britânica, mas é interessante.

Informações úteis:

A visita guiada é gratuita e somente ocorre aos domingos de 9h às 14h. O passeio tem duração aproximada de 30 minutos.

Mais informações pelo telefone (61) 3411-2317 ou pelo site http://www.brasil.gov.br/brasilia/conteudo/brasilia-em-foco/palacio-do-planalto

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.