Tegalalang: os arrozais mais famosos de Bali
É impossível visitar Bali e não se deparar com inúmeros templos e arrozais.
O arroz, além de ser a base da alimentação balinesa, faz parte da cultura local. O cultivo é feito conforme rituais milenares, intrinsecamente ligados à religião e à filosofia local.
O sistema de plantio e irrigação é conhecido como subak. O solo é recortado em camadas ou terraços (rice terrace), para que a água fique acumulada em determinados pontos, mas também flua naturalmente do topo da colina até a área mais baixa.
A ideia é cultivar o arroz, criando uma relação de harmonia com os deuses, com o solo e com as outras pessoas. Esta, aliás, é a base de toda a filosofia balinesa – Tri Hita Karana Philosophy.
Não é de se estranhar, portanto, que nos arrozais existam santuários em homenagem à Deusa do Arroz, Dewi Sri, uma das principais divindades cultuadas na ilha, e que a colheita seja o resultado do esforço coletivo de todos os integrantes da comunidade.
Devido a suas características sustentáveis e toda a sua filosofia, o subak foi recentemente reconhecido pela UNESCO como patrimônio mundial da humanidade.
Os campos de arroz são quase obras de arte. Um dos mais bonitos é o de Tegalalang, que fica cerca de 15 minutos do centro de Ubud. Os campos têm vários tons de verde e são extremamente bem cuidados. Os coqueiros ainda dão um charme extra.
Não deixe de caminhar pelo arrozal para explorar de perto sua arquitetura diferenciada. O melhor jeito é contratar um dos vários jovens que ficam no local para mostrar qual o melhor caminho para descer e subir, pois os campos mais parecem labirintos.
Depois do passeio, descanse em um dos diversos cafés com vista para os arrozais. Pode ser uma boa oportunidade para experimentar o famoso café balinês Kopi Luwak, considerado o café mais caro do mundo. (Veja os detalhes sobre esse café no post Amanhecer no alto do vulcão Mount Batur: trekking em Bali!)
No caminho de volta até Ubud, faça uma parada para apreciar e comprar artesanto local nas diversas lojinhas que ficam nas proximidades do arrozal.
Para chegar até Tegalalang, é aconselhável contratar um táxi ou alugar um carro ou moto. (Veja mais detalhes aqui.) Alguns passeios organizados por empresas de turismo locais também incluem visita a Tegalalang. O passeio que fizemos para escalar o vulcão Mount Batur, por exemplo, incluia uma rápida parada em Tegalalang.
Planeje sua viagem com a gente
Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.
Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!
Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.
Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!