Roteiro de 9 dias para se apaixonar por Bali, na Indonésia

1° Dia: Seminyak – Templo Tanah Lot e pôr do sol à beira mar

Hospede-se em Seminyak, Sanur ou Nusa Dua, próximo à praia, para ir entrando no clima de Bali aos poucos. Comece visitando o templo Tanah Lot. Explore o lugar com calma, observe as oferendas preparadas pelos balineses e tire um tempo para meditar.

Tanah Lot

Na volta, pare em alguns dos diversos templos e arrozais que encontrar no caminho. Se quiser fazer compras, escolha algum dos vários outlets que vendem surf wear. Eles estão por todos os lados. É possível encontrar roupas das marcas Rip Curl, Quick Silver e outras semelhantes com bons preços.

De lá siga para o Potato Head, um beach club em Seminyak, com direito a DJ, sofás confortáveis e um pôr do sol espetacular. Veja os detalhes no post Potato Head: o melhor beach club de Bali

2° Dia: Seminyak: Massagem, praias e danças típicas

Comece o dia relaxando com uma massagem. Há diversos spas espalhados pela ilha. Até no aeroporto há a possibilidade de fazer uma massagem… Recomendo os “dancing fingers” da Jari Menari. O nome é apropriadíssimo! Uma massagem de 75 minutos custa em média $ 300.000 rúpias, cerca de R$ 70.

Depois siga de carro para algumas das praias mais famosas de Bali, que ficam no sul da ilha. Não deixe de passar em Green Bali e Padang Padang, talvez as praias mais bonitas. Já na praia de Ulu Watu, o legal é observar os surfistas. Não deixe de comprar uma canga de Bali a módicos preços…

UluwatuPadang Padang Padang Padang

Continue até o templo Ulu Watu, bem próximo à praia de mesmo nome. Chegue lá a tempo do pôr do sol, quando ocorre uma apresentação de kecak, uma típica dança balinesa. E uma dica: cuidado com os macacos!! Leia o post: Templos em Bali: preste atenção quando falarem cuidado com os macacos!

3° Dia: Compras, Seafood Barbecue e pôr do sol num penhasco

Aproveite a manhã para caminhar pelas ruas do centro de Seminyak (Jalan Raya Seminyak). As boutiques de designers locais são de encher os olhos de qualquer fashionista.

Na hora da fome siga para Jimbaran. Ali é servido o famoso churrasco de frutos do mar. O cenário é inesquecível: uma praia de areia branca e quase deserta, mesas à beira mar com toalhas esvoaçantes e peixes frescos com lagostas e camarões servidos em uma folha de bananeira… Leia mais detalhes neste post: Seafood Barbecue na praia – um almoço inesquecível em Bali

Jimbaran

Ao entardecer siga para enorme e luxuoso Ayana Resort and Spa, também em Jimbaran, e escolha um lugar no Rock Bar para apreciar mais um pôr do sol memorável. Do bar é possível ouvir as ondas do mar batendo nas pedras e ver as luzes das demais cidades balinesas ao longe. Se preferir, um pôr do sol “pé na areia”, vá ao Ku De Tá, um dos mais famosos beach clubs de Seminyak. Tem mais informações aqui: Os melhores Beach Clubs de Bali

Se sobrar pique para jantar, o sushi do Ryoshi ( Jl. Raya Seminyak n° 17) é uma excelente pedida. O lugar é simples, mas a comida é espetacular. E os preços também! Se gostar de chá verde, experimente o sorvete de chá verde! É único!

Para um jantar mais sofisticado, vá ao Sarong (Jl. Petitenget n° 19 x, Seminyak). É um restaurante de comida asiática, com muitas velas e decoração sofisticada.

4° Dia: Ubud e seus arrozais

Depois de curtir o litoral, vá para o interior da ilha se encantar com Ubud, o refúgio cultural de Bali.

Instale-se no hotel com calma e siga para Tegalalang, para ver alguns dos arrozais mais famosos de Bali. Converse com os locais e entenda os detalhes do plantio do arroz. Caminhe pelo arrozal para explorar de perto sua arquitetura diferenciada. Ao final, descanse em um dos diversos cafés com vista para o arrozal. Pode ser uma boa oportunidade para experimentar o famoso café balinês Kopi Luwak, considerado o café mais caro do mundo.

No caminho de volta até Ubud, faça uma parada para apreciar e comprar artesanto local nas diversas lojinhas que ficam nas proximidades do arrozal. Mais informações no post Tegalalang: os arrozais mais famosos de Bali.

Os Arrozais de TegalagangBali

Programe-se para jantar cedo porque o dia seguinte exige acordar de madrugada. Na Jalan (rua) Monkey Forest há vários restaurantes. O Cintra Grill é bem agradável. Para experimentar comidas típicas, a dica é o Warung Enak, na Jalan Pengosekan.

5° Dia: Ubud – Escalar o vulcão Mount Batur para ver o nascer do sol

Levante ainda de madrugada para começar o passeio em direção ao vulcão Mount Batur. Para subir o vulcão, é necessário contratar um guia. Eles costumam buscar os turistas no hotel por volta de 2h30 ou 3h da manhã. Após um trajeto de carro, começa a caminhada ainda de noite, com lanternas. A caminhada dura de 1h30 a 2h, a depender do preparo físico dos aventureiros. O nascer do sol é fantástico lá do alto! Dá para ver o Lago Batur e, se o dia estiver claro, até o mar. Leia o post Amanhecer no alto do vulcão Mount Batur: trekking em Bali!

Ao final do trekking, relaxe nas águas terminais de Toya Devasya, às margens do Lago Batur, ou faça algum parada em um dos vários restaurantes com vista para o vulcão Mount Batur.

À tarde, descanse para ter pique para assistir a um espetáculo de dança típica balinesa à noite.

Em Ubud é fácil encontrar locais com apresentações de dança típica. Um local famoso, que também funciona como restaurante, é o Cafe Lotus, na Jalan Raya Ubud. As apresentações ocorrem diariamente (à exceção de sexta-feira, quando não há espetáculo), às 19h30 e têm duração de 1h20. Chegue cedo para sentar nos melhores lugares. Dê preferência para assistir ao espetáculo e depois jantar, pois as mesas do restaurante não ficam muito próximas do palco.

Café Lotus

6° Dia: Mergulho, vulcão e templos

Saia cedo para um bate-e-volta até Tulamben, na costa nordeste de Bali, para mergulhar em águas cristalinas e explorar o navio USAT Liberty que afundou a poucos metros da costa.

Depois do mergulho, na volta para Ubud, faça um desvio e pare no templo de Tirta Gangga, conhecido como Palácio das Águas. O jardim, repleto de flores, lagos e estátuas, é belíssimo!

Bali Bali

Se não gostar de mergulhar, dá para programar um rafting no rio Telaga Waja e depois um almoço no restaurante Mahagiri, que, em dias claros, tem uma bela vista do Mount Agung, o vulcão mais sagrado de Bali.

7° Dia: Ubud – Aula de culinária e yoga

Comece o dia com uma aula de culinária. Saiba, desde já, que uma aula de culinária em Bali não é apenas uma aula de culinária. Envolve também conhecer os ingredientes tipicamente locais, visitar uma autêntica casa balinesa, descobrir a importância dos arrozais, enfim, conhecer a cultura local.

A aula começa cedo. O primeiro destino é o Mercado de Ubud. A próxima parada é em um arrozal para aprender detalhes sobre o plantio, o sistema de irrigação coletivo e a colheita do arroz. Depois é hora de conhecer a estrutura das casas balinesas e colocar a mão na massa.

Como o curso envolve também experimentar toda as comidas preparadas, queime as calorias passando pelas ruas do centrinho de Ubud. O que não falta por lá são lojinhas de artesanato.

No fim da tarde faça uma aula de yoga no The Yoga Barn, um studio de yoga todo aberto com vista para a floresta.

The Yoga Barn

8° Dia: Mais templos…

Visite o Templo Ulun Danu Bratan, um belo templo localizado às margens do Lago Bratan.

À tarde volte para almoçar em Ubud. O Casa Luna, na Jalan Raya Ubud, é uma boa opção. O restaurante fica bem próximo do Palácio Real de Ubud e do Mercado Ubud. Aproveite para visitar o Palácio e comprar alguma lembrancinha de Bali no mercado.

Se sobrar tempo, faça um passeio de bicicleta pelos arrozais. É aconselhável contratar um tour, para saber exatamente o melhor caminho a percorrer. A ruas de Bali são muito estreitas, não tem calçadas e é necessário dividir o pequeno espaço com carros, motos, pedestres, galinhas…

9° Dia: Nadar com os golfinhos

Para encerrar a viagem em alto nível, nade com os golfinhos em Lovina, uma praia no norte de Bali.

Os tours até Lovina são oferecidos por diversas agências de turismo locais e costumam sair de madrugada, por volta de 3h da manhã. A ideia é chegar em Lovina a tempo do nascer do sol, quando várias canoas partem à procura dos golfinhos. Depois é só curtir o espetáculo! Os passeios geralmente incluem snorkeling e um passeio em alguns templos na volta até Ubud.

 

 

Baixe o roteiro

Roteiro Bali

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.