O que fazer durante uma conexão longa na Cidade do Panamá?

Com preços atraentes e uma grande opção de destinos partindo das principais cidades brasileiras, a companhia aérea Copa vem conquistando muitos clientes brasileiros. E é assim que o Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá, tem se tornado bastante conhecido entre os brasileiros.

Conexões longas, de 7 horas ou mais, são comuns nos voos da Copa. Dá para sair do aeroporto?

Sim. Brasileiros não precisam de visto para ingressar no Panamá, mas é necessário ter o Certificado Internacional de Vacinação com comprovação da vacina contra febre amarela.

Depois do desembarque, é necessário passar pelo controle de passaporte antes de deixar o aeroporto. Não há necessidade de se preocupar com a bagagem. Você despacha as malas no Brasil e só pega no seu destino final (na volta é a mesma coisa). Só não leve muita bagagem de mão…

E o que fazer durante esse tempo todo? Veja aqui as nossas dicas.

O primeiro ponto é atentar-se para o tempo de conexão. Analise se é possível deixar o aeroporto e voltar, sem o risco de perder o próximo voo. Lembre-se de computar o tempo de imigração, o tempo para passar no raio-X e os imprevistos, que, segundo a Lei de Murphy, sempre acontecem. Saiba também que o aeroporto não fica muito próximo do centro da cidade e que engarrafamentos são frequentes na Cidade do Panamá nos horários de pico.

Se, depois dos cálculos, ainda der tempo de deixar o aeroporto, aproveite para passear ou fazer compras!

Compras sem se afastar muito do aeroporto

O aeroporto do Panamá tem uma quantidade considerável de lojas. Contudo, não se compara a um shopping. Para quem não quer se afastar muito do aeroporto, uma boa opção de compras é o Metromall.

O shopping fica a 10 minutos do aeroporto e tem algumas boas lojas internacionais como Adidas, Calvin Klein, Nike, Oscar de la Renta, Columbia, Payless Shoes, Puma, Tommy Hilfiger e Tommy Hilfiger Kids, US Polo etc. Além disso, há restaurantes e cinemas.

A grande vantagem, além da proximidade do aeroporto, é a van que faz o deslocamento do aeroporto ao shopping sem custo algum. O free shuttle passa a cada 30 minutos.

Metromall

Compras no centro da Cidade do Panamá

Para compras mais sofisticadas, o shopping Multiplaza Pacific Mall é o lugar.

Por lá é possível encontrar diversas lojas de grifes internacionais famosas, como Chanel, Louis Vuitton, Hermès, Guess, Ferragamo, Cartier, Bulgari, Fendi, Emporio Armani, Armani Exchange, Hugo Boss, Diesel, Ralph Lauren, além de lojas como Zara e Mango. MAC Store e Sony Style também estão presentes lá. Veja a lista completa de lojas aqui.

Shopping MultiplazaShopping Multiplaza

Há alguns restaurantes sofisticados e alguns bares no terraço com vista panorâmica da cidade. Mais detalhes aqui.

Se preferir visitar o maior shopping da Cidade do Panamá, vá ao Albrook Mall. Por lá, não há lojas tão famosas, mas o preços podem compensar.

Visita ao Canal do Panamá

O Canal do Panamá é um dos destinos mais populares entre os turistas que visitam a Cidade do Panamá. Por conta disso, o Centro de Visitantes de Miraflores, onde é possível avistar a eclusa de Miraflores e o sobe e desce dos navios, costuma ficar sempre cheio.

No local há um museu e um terraço de observação onde é possível observar os navios. Também é possível assistir a um vídeo que conta a história da construção do canal.

O ingresso custa USD 8. Crianças e estudantes pagam USD 5. Os ingressos com acesso limitado ao terraço para observar os navios custam USD 5 (adulto) e USD 3 (menores e estudantes). Menores de 5 anos de idade não pagam.

Quem tiver mais tempo disponível, pode fazer um passeio de barco para navegar por um trecho do canal. Várias empresas locais oferecem esse serviço. O passeio de barco dura cerca de 5 horas e tem custo médio de USD 115.

Para saber mais sobre o passeio ao Canal do Panamá, leia o nosso post Canal do Panamá: informações e dicas para aproveitar o passeio

Sobrevoando a cidade

Para conhecer a Cidade do Panamá em grande estilo, a sugestão é um passeio de helicóptero.

Existem tours que sobrevoam apenas a cidade ou que também incluem o Canal do Panamá.

Canal do Panamá - Reprodução

Foto: Reprodução. http://heli-ancon.com/en/destinations/8-canal-tour

City Tour

Diversas agências de turismo panamenhas oferecem city tours pela cidade. Os principais pontos turísticos são o Casco Viejo, com seus casarões coloniais; o calçadão da Cinta Costeira com vista para os prédios modernos da cidade; as ruínas do Panamá Viejo; o Cerro Ancon, que oferece uma vista panorâmica da cidade; e a avenida Amador Causeway, uma rua estreita que separa a entrada do canal do oceano.

PanamáPanamáPanamáPanamáPanamá

Dê preferência para os tour privados, com saídas e retornos ao aeroporto, para não perder tempo. Uma outra opção é contratar um táxi para ficar a sua disposição. O preço médio da contratação do táxi para ficar à disposição o dia inteiro é de USD 90 a 100.

Nossa experiência pessoal

Nossa conexão no Panamá era de pouco mais de 8h. Optamos por contratar um motorista para ficar a nossa disposição, para fazermos um city tour e algumas compras. Pesquisamos no forum de discussão do Trip Advisor e fechamos o passeio com o Sr. Orville Kelly, bem recomendado por lá.

Combinamos o preço e o dia/horário por email (kellyorvill@yahoo.com) e no dia agendado ele estava nos aguardando no desembarque.

Seguimos primeiramente para o Canal do Panamá, onde vimos a eclusa e o vai e vem dos navios. De lá, fizemos uma parada rápida para almoço em uma lanchonete indicada pelo Sr. Orville. Fizemos uma volta rápida pelo Casco Viejo, com apenas uma parada para fotos (mas é possível fazer a programação que desejar). Na sequência, fomos ao shopping Multiplaza fazer algumas compras. Na saída do shopping, vimos do carro as ruínas do Panamá Viejo e já voltamos ao aeroporto.

PanamáPanamá

A programação foi bem corrida, mas valeu a pena. Gostei bastante do motorista. Ele é extremamente simpático e solícito, e também nos contou vários detalhes da história do Panamá. A única crítica fica por conta do carro, que era um Corolla um pouco antigo que estava com o ar condicionado quebrado. O preço acertado de USD 90 para ele ficar a nossa disposição durante todo o tempo da nossa conexão no Panamá.

Panamá

* Texto publicado no site Melhores Destinos em 03/08/2012 com pequenas alterações.

Recomendo também a leitura do ótimo post do Rafael Carvalho do blog de viagens Esse Mundo é Nosso: O que dá para fazer durante uma conexão no Panamá?

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Comentários

  1. 8 agosto 2012

    Muito obrigado mais uma vez! O seu post ficou excelente 😉 parabéns bjos

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    8 ago, 2012

    Oi Rafa!!
    Obrigada pelo elogio!!
    O seu post da conexão no Panamá tb é ótimo e fiz questão de compartilhar com os leitores do Nós no Mundo! 😉
    Bjs, Anna

    Responder

  2. 8 agosto 2012

    Boas dicas de como aproveitar a viagem. Pelas fotos, a Cidade do Panamá é linda e acho que vale a pena passar algumas horas observando as belezas do local. Além disso, há passeios para todos os gostos e ninguém pode reclamar com a quantidade de lojas e coisas para se ver e curtir. Acredito que seja uma ótima opção fazer uma conexão nesta capital.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    8 ago, 2012

    Oi Rafaela!!
    Eu gostei bastante de fazer uma conexão por lá.
    A cidade tem edifícios bem modernos e alguns programas bem interessantes para os turistas.
    Sem dúvida, vale aproveitar uma conexão mais longa para passear por lá!
    Bjs, Anna

    Responder

  3. 13 agosto 2012

    Oi, Anna. Tudo bem?

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.

    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Beijos e até mais,
    Natalie – Boia Paulista

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    13 ago, 2012

    Oi Natalie!!!
    Que notícia maravilhosa!!! Vou olhar lá agora!
    Bjs, Anna

    Responder

  4. Carolina
    3 janeiro 2013

    Nossa muito legal as suas dicas, vou vazer conexão do Panamá para Trinidad e Tobago. Adorei as dica, obrigada e está de parabéns.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    4 jan, 2013

    Olá Carolina!!
    Aproveite muito!!! Depois me conte como é Trinidad e Tobago!!! Adoro destinos diferentes!!!
    Boa viagem!!!
    Bjs, Anna

    Responder

  5. Denise C C Barbosa
    27 fevereiro 2013

    Eu, minha sobrinha, Adriana Ferreira, e mais duas amigas chegamos ontem ao Rio de Janeiro após uma temporada de 8 dias em Punta Cana viajando pela Copaairlines com uma conexão de 12 horas e meia no Panamá na ida por opção.. Assim que fechamos a viagem , no final de dezembro, fizemos contatos com o Riolando Fajardo para os passeios em nossa conexão no Panamá. O Riolando é um brasileiro que mora no Panamá e faz passeios turísticos por lá. No final desse post disponibilizarei seus dados. Bem… desde dezembro passei a trocar e-mails com o Riolando acertando preço (justíssimo) e detalhes dos nossos passeios. Chegando no Panamá, lá estava ele conforme combinado nos aguardando no aeroporto com um simpático sorriso e um Sportage top de linha abastecido com água, biscoitos, barra de cereais e outros mimos. Como ainda era muito cedo, seguimos para Panamá Viejo (a parte mais antiga da cidade que ainda está de pé e que tem um sítio arqueológico Patrimônio Mundial da Unesco). Após passeio a pé e fotos, fomos conhecer o Obelisco em comemoração aos 150 anos da presença da cultura Chinesa passando pela Ponte das Américas. Enquanto fazíamos as fotos e apreciávamos o local, o Riolando obteve a informação de que os navios fariam a atravessia do Canal a partir das 14 horas. Com o conhecimento desse horário, pudemos traçar o roteiro dos próximos passos e optamos por conhecer Amador Caseway (uma avenida estreita construída com os restos do Canal do Panamá que nos leva a uma ilha onde, além de ótimos restaurantes tem um duty free. Nessa região estava localizada a base americana – uma mini-cidade americana e onde a entrada era proibida aos locais) e Casco Antiguo (a cidade colonial que começou a ser construída em 1671, depois que a primeira localidade onde existia o vilarejo – Panamá Viejo – foi destruída por piratas) passando pela Cinta Costera, (uma avenida totalmente reconstruída, que conta com um calçadão à beira do Pacífico) e apreciando Punta Paltilla (um pedacinho da Miami moderna no Panamá com prédios altos – de até 40 andares- revestidos de vidros) sempre com o Riolando descrevendo cada detalhe histórico dos lugares por onde íamos passando e/ou parando para fotos. Após esse belíssimo City Tour, é chegada a hora das compras!!!!! Optamos pelo Albrook Mall, shopping enorme com várias opções de compras onde o Riolando, novamente, foi fantástico disponibilizando um celular para nos comunicarmos e nos ajudando pacientemente na comunicação com os vendedores, solicitações de descontos e com as sacolas de quatro mulheres insandecidas. Rs… Nesse shopping quero destacar a loja Sportline, de tênis, roupas e artigos esportivos com excelente preços, uma enorme farmácia com cremes e outros produtos que deixam as mulheres loucas!!!! Além de lojas com produtos Apple, eletrônicos e roupas de marca. Decidimos almoçar no shopping mesmo e, mais uma vez contamos com as informações e constante ajuda do Riolando. Ao saírmos do shopping, o Riolando já tinha trocado o carro por um Carnival novíssimo contendo os mesmos mimos do carro anterior (esse carro estava em passeio com outro grupo durante a manhã) e seguimos para o Canal onde assistimos a passagem de um enorme cargueiro e visitamos o Museu existente dentro das eclusas de Miraflores conhecendo melhor a história dessa obra monumental. Só não tivemos tempo de assistir ao filme 3D que eles passam lá e é bem recomendado pelo Riolando. Enfim… seguimos para o aeroporto. O Panamá se revelou uma agradabilíssima surpresa e não tenho dúvidas que o Riolando com seu profissionalismo, simpatia, tranquilidade e demais características super positivas foi fundamental para essa impressão. Tanto que eu e minha sobrinha já decidimos voltar para conhecer também suas praias caribenhas e sua zona franca em Cólon sempre na companhia do Riolando, pois, após assistir as loucuras que os taxistas fazem por lá, não teríamos coragem de conhecer mais do Panamá com outra pessoa. Super recomendo!!!!

    Contatos do Riolando Fajardo:
    Celular (507)6578-4858
    Emails
riolando.fajardo@yahoo.com

    conexaopanama@yahoo.com

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    27 fev, 2013

    Olá Denise!
    Muito obrigada mesmo pelo seu feedback!!
    Completíssimo e com ótimas dicas!!! Adorei!!! Certamente irá ajudar outros leitores!!! 🙂
    Bjs, Anna

    Responder

    Alessandra Lorenzo Respondeu:
    4 mar, 2013

    Fiz uma conexão longa na cidade do Panamá no dia 21/02 e, aproveitando uma recomendação feita no VNV, também contratei os serviços do guia Riolando Fajardo e fiquei extremamente satisfeita. Recomendo sem qualquer sombra de dúvidas, pois com ele foi possível otimizar ao máximo o tempo que tínhamos na cidade. Atendimento impecável!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    4 mar, 2013

    Oi Alessandra!!
    Valeu pelas dicas!!
    Vc tem o contato do guia com quem vc fez o passeio? Seria ótimo se vc pudesse deixar aqui para os demais leitores! 🙂
    BJs, Anna

    Responder

  6. Alessandra Lorenzo
    5 março 2013

    Anna,
    é o mesmo guia indicado acima pela Denise C. C. Barbosa (Riolando Fajardo: celular (507)6578-4858 e e-mails riolando.fajardo@yahoo.com e conexaopanama@yahoo.com).
    Bjo!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    5 mar, 2013

    Oi Alessandra!!
    Muiito obrigada pelas dicas!!
    Querendo escrevendo um texto contando da sua viagem, é só mandar pra gente!! 😀
    Bjs, Anna

    Responder

  7. Paulo Coelho
    12 abril 2013

    Os shoppings funcionam aos Domingos?

    Responder

  8. 15 abril 2013

    Olá Paulo!
    Funcionam aos domingos sim.
    Bjs, Anna

    Responder

  9. Luciane
    3 maio 2013

    Boa noite pessoal!
    Farei uma conexão de 8 horas no Panamá. É minha primeira viagem ao exterior então tenho muitas dúvidas.
    Gostaria de fazer umas comprinhas no Panamá, mas como pretendo ir no Metromall tenho que fazer a alfandega para sair do aeroporto. Certo? Quando eu voltar com as minhas compras, como levo? Preciso despachar? Pois se eu quiser comprar um perfume eu não poderia levar na bagagem de mão, certo? Desculpem a ignorância 🙂

    Responder

  10. Diego Paiva
    9 maio 2013

    Olá, Luciane!

    É isso mesmo, precisará despachar a compras. Apenas tenha em mente que há a necessidade de chegar com pelo menos 2 horas de antecedência no aeroporto, pois pode demorar para conseguir despachar. Calcule bem essas 8 horas, por que pode parecer um longo período, mas tem trânsito, o tempo de deslocamento do aeroporto para o shopping, a antecedência para despachar a bagagem… 🙂

    Abs!

    Responder

  11. Luisa
    12 agosto 2013

    Quanto ele cobrou denise?

    Responder

  12. Flávia
    25 agosto 2013

    Olá Anna!
    Irei fazer uma conexão de 11h no Panamá. Gostaria que me sugerisse um roteiro de passeio pela cidade já que desembarcarei as 6:36 e o voo sairá as 17:57. Como já conhece, poderá me indicar itinerário legal dos locais a conhecer por ordem. Ah! Não tenho interesse por compras. rsrsrs

    Responder

  13. Lidia
    19 novembro 2013

    Boa tarde!
    Primeiro, parabens pelo post, muito legal!
    Farei uma conexão longa na Cidade do Panamá. Será de 15hs, mas em um horário não muito legal…depois de 17hs. O voo do outro trecho é às 8hs. Será que posso sair do aeroporto e voltar só no outro dia, às 6hs? Porque ninguém merece dormir em banco de aeroporto a noite toda né..rsrsrs..
    Obrigada

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    22 nov, 2013

    Olá, Lidia!

    É essa a intenção deles em oferecer as conexões longas na Cidade do Panamá. Que você saia do aeroporto e conheça a cidade, mesmo que rapidamente. 😉

    Lembre-se do certificado de vacinação contra febre amarela, ok?

    Abs!

    Responder

  14. Vanessa
    22 novembro 2013

    Oi Ana vc sabe me dizer se no aeroporto internacional do Panamá tem locker.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    22 nov, 2013

    Olá Vanessa!
    Infelizmente não sei dizer. Mas imagino que tenha, já que essa é a praxe nos aeroportos.
    Bjs, Anna

    Responder

  15. 12 dezembro 2013

    Oi Ana, Tudo bem?
    Passando para dizer que linkei vocês no post que fiz sobre o Canal do Panamá 🙂 http://www.mikix.com/dicas-para-conhecer-o-canal-
    Como usei algumas dicas para organizar e desenhar minha viagem, achei legal retribuir!
    bjão

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    14 dez, 2013

    Oi Mirella!!
    Que ótimo!!! Obrigada pela indicação!!
    Vou passar lá para ver as suas fotos e dicas!!! 😀
    Bjs, Anna

    Responder

  16. Eduardo
    27 janeiro 2014

    Gostaria de complementar a pergunta da Luciane: Por exemplo, na mesma situação que ela… tenho conexão de 8h na Cidade do Panamá vindo do México. Pelo menos uma mala minha já virá despachada do México e nem vou mexer nela no aeroporto do Panamá, portanto essa mala despachada ficará aguardando o voo para Porto Alegre… a pergunta é, se eu sair e passar pela alfandega e voltar com compras dentro de uma mochila para despachar, eu posso fazer o checkin e despachar essa mochila com as compras ou então como a minha mala principal já foi despachada no México eu não tenho como fazer o check in mais?

    Responder

  17. Jose
    31 janeiro 2014

    Olá. É possível fazer algum passeio desse noturno? Pois o vôo que estou "paquerando" desceria no Panamá às 17:00 e embarcaria somente no outro às 7:00. O que seria recomendado fazer e o que não seria? Seria interessante ir conhecer o canal à noite, por exemplo? Obrigado.

    Responder

  18. Diego Paiva
    4 fevereiro 2014

    Olá, Eduardo!

    Infelizmente não tenho certeza da resposta, então prefiro não arriscar e te dar uma informação equivocada. Indico que procure a Copa Airlines para ter a informação correta…

    Abs!

    Responder

  19. 5 fevereiro 2014

    Olá Jose!
    Não dá para visitar o Canal do Panamá à noite. O funcionamento do Centro de Visitantes de Miraflores é diário de 9h às 17h.
    Dê uma olhada neste post: http://www.nosnomundo.com.br/2012/03/canal-do-pan
    Bjs, Anna

    Responder

  20. 7 janeiro 2015

    Por favor, me informe se numa conexao de cinco horas, num sábado, dá tempo de visitar o canal ou voce acha arriscado?

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    9 jan, 2015

    Olá!
    Particularmente, acho arriscado deixar o aeroporto quando a conexão é inferior a 6 horas.
    Minha sugestão é que vc fique passeando mesmo no aeroporto ou, máximo, vá conhecer o MetroMall que fica próximo ao aeroporto.
    Bjs, Anna

    Responder

  21. 19 maio 2015

    ola! primeiramente valeu pelos posts. tens ideias do preço de um asics gel nimbus no shopping? sera q acho no duty free? vi que o shopping no domingo so abre as 11h, sabe se ta certo? e posso voltar cm um tenis no pe e outro na mala de mao, nao posso?? entendi que so preciso despachar se for perfume comprado fora do duty free, ta correto? mt obrigada…

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    22 maio, 2015

    Olá, Adriana!

    Infelizmente não temos essas informações. Sobre o perfume é isso mesmo, se comprar no free shop você pode embarcar com ele lacrado, conforme te entregarão a sacola.

    Abraço!

    Responder

  22. Lorayne
    4 agosto 2016

    Vcs tem alguma dica para fazer algo a noite? Chego no panamá 17h e meu voo é só 7h da manhã.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    7 set, 2016

    Olá Lorayne!
    Recomendo um passeio pela Cinta Costera, pelo Casco Viejo ou um por do sol no poolbar do hotel Trump.
    Bjs, Anna

    Responder

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.