O que fazer durante uma conexão longa na Cidade do Panamá?

Com preços atraentes e uma grande opção de destinos partindo das principais cidades brasileiras, a companhia aérea Copa vem conquistando muitos clientes brasileiros. E é assim que o Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá, tem se tornado bastante conhecido entre os brasileiros.

Conexões longas, de 7 horas ou mais, são comuns nos voos da Copa. Dá para sair do aeroporto?

Sim. Brasileiros não precisam de visto para ingressar no Panamá, mas é necessário ter o Certificado Internacional de Vacinação com comprovação da vacina contra febre amarela.

Depois do desembarque, é necessário passar pelo controle de passaporte antes de deixar o aeroporto. Não há necessidade de se preocupar com a bagagem. Você despacha as malas no Brasil e só pega no seu destino final (na volta é a mesma coisa). Só não leve muita bagagem de mão…

E o que fazer durante esse tempo todo? Veja aqui as nossas dicas.

O primeiro ponto é atentar-se para o tempo de conexão. Analise se é possível deixar o aeroporto e voltar, sem o risco de perder o próximo voo. Lembre-se de computar o tempo de imigração, o tempo para passar no raio-X e os imprevistos, que, segundo a Lei de Murphy, sempre acontecem. Saiba também que o aeroporto não fica muito próximo do centro da cidade e que engarrafamentos são frequentes na Cidade do Panamá nos horários de pico.

Se, depois dos cálculos, ainda der tempo de deixar o aeroporto, aproveite para passear ou fazer compras!

Compras sem se afastar muito do aeroporto

O aeroporto do Panamá tem uma quantidade considerável de lojas. Contudo, não se compara a um shopping. Para quem não quer se afastar muito do aeroporto, uma boa opção de compras é o Metromall.

O shopping fica a 10 minutos do aeroporto e tem algumas boas lojas internacionais como Adidas, Calvin Klein, Nike, Oscar de la Renta, Columbia, Payless Shoes, Puma, Tommy Hilfiger e Tommy Hilfiger Kids, US Polo etc. Além disso, há restaurantes e cinemas.

A grande vantagem, além da proximidade do aeroporto, é a van que faz o deslocamento do aeroporto ao shopping sem custo algum. O free shuttle passa a cada 30 minutos.

Metromall

Compras no centro da Cidade do Panamá

Para compras mais sofisticadas, o shopping Multiplaza Pacific Mall é o lugar.

Por lá é possível encontrar diversas lojas de grifes internacionais famosas, como Chanel, Louis Vuitton, Hermès, Guess, Ferragamo, Cartier, Bulgari, Fendi, Emporio Armani, Armani Exchange, Hugo Boss, Diesel, Ralph Lauren, além de lojas como Zara e Mango. MAC Store e Sony Style também estão presentes lá. Veja a lista completa de lojas aqui.

Shopping MultiplazaShopping Multiplaza

Há alguns restaurantes sofisticados e alguns bares no terraço com vista panorâmica da cidade. Mais detalhes aqui.

Se preferir visitar o maior shopping da Cidade do Panamá, vá ao Albrook Mall. Por lá, não há lojas tão famosas, mas o preços podem compensar.

Visita ao Canal do Panamá

O Canal do Panamá é um dos destinos mais populares entre os turistas que visitam a Cidade do Panamá. Por conta disso, o Centro de Visitantes de Miraflores, onde é possível avistar a eclusa de Miraflores e o sobe e desce dos navios, costuma ficar sempre cheio.

No local há um museu e um terraço de observação onde é possível observar os navios. Também é possível assistir a um vídeo que conta a história da construção do canal.

O ingresso custa USD 8. Crianças e estudantes pagam USD 5. Os ingressos com acesso limitado ao terraço para observar os navios custam USD 5 (adulto) e USD 3 (menores e estudantes). Menores de 5 anos de idade não pagam.

Quem tiver mais tempo disponível, pode fazer um passeio de barco para navegar por um trecho do canal. Várias empresas locais oferecem esse serviço. O passeio de barco dura cerca de 5 horas e tem custo médio de USD 115.

Para saber mais sobre o passeio ao Canal do Panamá, leia o nosso post Canal do Panamá: informações e dicas para aproveitar o passeio

Sobrevoando a cidade

Para conhecer a Cidade do Panamá em grande estilo, a sugestão é um passeio de helicóptero.

Existem tours que sobrevoam apenas a cidade ou que também incluem o Canal do Panamá.

Canal do Panamá - Reprodução

Foto: Reprodução. http://heli-ancon.com/en/destinations/8-canal-tour

City Tour

Diversas agências de turismo panamenhas oferecem city tours pela cidade. Os principais pontos turísticos são o Casco Viejo, com seus casarões coloniais; o calçadão da Cinta Costeira com vista para os prédios modernos da cidade; as ruínas do Panamá Viejo; o Cerro Ancon, que oferece uma vista panorâmica da cidade; e a avenida Amador Causeway, uma rua estreita que separa a entrada do canal do oceano.

PanamáPanamáPanamáPanamáPanamá

Dê preferência para os tour privados, com saídas e retornos ao aeroporto, para não perder tempo. Uma outra opção é contratar um táxi para ficar a sua disposição. O preço médio da contratação do táxi para ficar à disposição o dia inteiro é de USD 90 a 100.

Nossa experiência pessoal

Nossa conexão no Panamá era de pouco mais de 8h. Optamos por contratar um motorista para ficar a nossa disposição, para fazermos um city tour e algumas compras. Pesquisamos no forum de discussão do Trip Advisor e fechamos o passeio com o Sr. Orville Kelly, bem recomendado por lá.

Combinamos o preço e o dia/horário por email (kellyorvill@yahoo.com) e no dia agendado ele estava nos aguardando no desembarque.

Seguimos primeiramente para o Canal do Panamá, onde vimos a eclusa e o vai e vem dos navios. De lá, fizemos uma parada rápida para almoço em uma lanchonete indicada pelo Sr. Orville. Fizemos uma volta rápida pelo Casco Viejo, com apenas uma parada para fotos (mas é possível fazer a programação que desejar). Na sequência, fomos ao shopping Multiplaza fazer algumas compras. Na saída do shopping, vimos do carro as ruínas do Panamá Viejo e já voltamos ao aeroporto.

PanamáPanamá

A programação foi bem corrida, mas valeu a pena. Gostei bastante do motorista. Ele é extremamente simpático e solícito, e também nos contou vários detalhes da história do Panamá. A única crítica fica por conta do carro, que era um Corolla um pouco antigo que estava com o ar condicionado quebrado. O preço acertado de USD 90 para ele ficar a nossa disposição durante todo o tempo da nossa conexão no Panamá.

Panamá

* Texto publicado no site Melhores Destinos em 03/08/2012 com pequenas alterações.

Recomendo também a leitura do ótimo post do Rafael Carvalho do blog de viagens Esse Mundo é Nosso: O que dá para fazer durante uma conexão no Panamá?

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.