Fazenda Babilônia: construção colonial no interior de Goiás, cenário da novela Araguaia

Localizada a 24 km da cidade goiana de Pirenópolis, a Fazenda Babilônia é um dos belos exemplos de construção do Brasil Colonial.

A Fazenda, construída no final do século XVIII (1795), funcionava como engenho de cana-de-açúcar. Chegou até a ser um dos maiores engenhos de cana fora do Nordeste.

Fazenda BabilôniaFazenda Babilônia

Toda a construção foi feita por escravos. As senzalas não existem mais. Contudo, as lembranças do Brasil colonial estão por toda parte. O telhado é coberto com “telhas-coxa”, telhas feitas de barro, cuja forma era a própria coxa dos escravos. Como cada escravo tinha a coxa de um tamanho diferente, as telhas não ficavam uniformes, resultando num telhado desalinhado. Daí surgiu a expressão “feito nas coxas” para se referir a algo que não foi muito bem feito.

Fazenda Babilônia

As paredes são feitas de pau a pique (madeira, bambu, areia, argila e estrume de vaca).

Fazenda BabilôniaFazenda Babilônia Fazenda Babilônia

A Capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, conserva os detalhes originais, como o assoalho de madeira, forros pintados com as imagens de santos e janela em treliça para separar as mulheres dos homens.

Fazenda Babilônia

Diversos objetos antigos também se encontram espalhados pela fazenda. Camas de tiras de couro e colchão de crina de cavalo, selas, bruacas (malas de couro para transporte em mulas de carga), carro de boi, fotografias e objetos pessoais dos proprietários. Também é possível observar o moinho de farinha e a moenda de cana.

Fazenda BabilôniaFazenda BabilôniaFazenda BabilôniaFazenda BabilôniaFazenda BabilôniaFazenda Babilônia Fazenda Babilônia

Com tantos detalhes bem preservados, a Fazenda Babilônia foi escolhida para cenário da novela Araguaia, exibida pela Rede Globo em 2010. Vale a pena assistir ao vídeo em que um dos atores da novela apresenta a fazenda ao público. Clique aqui.

A proprietária da fazenda, a Sra. Telma, faz questão de mostrar as fotografias com os atores globais e contar detalhes do backstage das gravações. Ela também participou de oficinas no Projac para mostrar os valores da cultura goiana e apresentar alguns dos quitutes sertanejos.

Aliás, quitutes é com ela mesma. A Fazenda oferece um brunch (café colonial) aos visitantes que tem uma lista quase sem fim de guloseimas. A quantidade de comida é de encantar e espantar! Vá preparado!

Tem sucos de frutas do cerrado, pamonha frita e assada, rosca, biscoitos caseiros, pão de queijo, broa, mané pelado (bolo de mandioca), requeijão caseiro, queijo minas, geléias, carne de porco guardada na banha, linguiça, paçoca de carne, almôndega…

Fazenda BabilôniaFazenda Babilônia

E tudo feito no fogão à lenha!

Fazenda Babilônia

Informações úteis:

A Fazenda Babilônia fica na GO 431, Km 3, em Pirenópolis, a cerca de 160 km de Brasília e 43 km de Anápolis. Para detalhes de como chegar, clique aqui.

Horário de visitação: sábados, domingos e feriados, de 9h às 16h. Não é necessário fazer agendamento prévio. Durante a semana, o local só recebe visitantes mediante agendamento pelo email telmafazendababilonia@yahoo.com.br ou telefone (62) 9294-1805 e (62) 9291-1511.

A visita guiada pela fazenda custa R$ 12 por pessoa. O brunch (opcional) custa R$ 50 pessoa.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.