Economia e praticidade durante a viagem: chip pré-pago e internet 4G nos Estados Unidos

Nos dias de hoje é cada vez mais difícil ficar sem telefone celular e sem internet.

E na hora das viagens é aquele problema… Como ligar para os parentes avisando que chegou bem? Como atualizar o facebook? Como pedir para o marido esperar 3h na frente da Topshop ou da Sephora enquanto você descobre todas as últimas novidades?!

Confesso que já tentamos praticamente de tudo. Já levamos walkie-talk, rádio da Nextel, já utilizados skype, whatsapp e por aí vai. Porém, em nenhum dos casos o resultado foi satisfatório. O walkie-talk tinha alcance limitado, o rádio volta e meia não funcionava, e era necessário ter wi fi para acessar o skype….

Inspirados pelo ótimo post do blog SundaycooksComo usar a internet 3G no exterior, decidimos comprar um chip pré-pago na última viagem que fizemos para Nova York. A experiência foi ótima! Recomendo a todos que não conseguem se desconectar do twitter, facebook, instagram…

Como comprar o chip?

Procure uma das várias lojas AT&T ou T-Mobile.

Em Nova York vimos lojas T-Mobile praticamente em toda esquina. Por conta da facilidade, acabamos escolhendo essa operadora.

T Mobile

Leve o seu telefone celular desbloqueado até a loja, peça um SIM Card (chip) e opte por algum dos vários planos pré-pagos (prepaid plans).

T Mobile

Nos planos pré-pagos não há necessidade de preencher contratos e não há análise de crédito. Tudo é muito simples, rápido e prático. Você já sai da loja com internet e com o celular habilitado para fazer ligações.

Qual plano escolher e quanto custa?

Há vários planos pré-pagos diferentes, a depender dos interesses de cada um. Nas lojas é comum encontrar diversos anúncios de planos de telefonia, como o da foto abaixo.

T Mobile

Os principais são os planos mensais, o Pay by The Day ou Pay as you Go.

No Plano Mensal (Monthly 4G Prepaid Plan) os preços para fazer ligações ilimitadas e enviar sms ilimitados em todos os Estados Unidos (sem cobrança de roaming), além de internet 4G, começam em USD 50. Com um acréscimo de USD 10, dá para incluir ligações internacionais ilimitadas. Veja mais detalhes aqui.

No Pay as you Go, há a cobrança de um valor fixo e à medida que você utiliza os serviços da operadora os seus créditos começam a ser abatidos.

No Pay by the Day Plan, os preços para fazer ligações ilimitadas e enviar sms ilimitados em todos os Estados Unidos (sem cobrança de roaming), além de internet 4G, começam em USD 3 por dia. Além do valor diário, é necessário comprar o chip (SIM Card), que custa USD 15, salvo engano.

Particularmente, optamos pelo Pay by the Day Plan, com o melhor custo-benefício para a nossa viagem, que era de curta duração. Compramos o chip e já pagamos antecipadamente por 4 dias de uso. A internet funcionou muito bem. Aliás, funcionou muito melhor do que a minha internet TIM daqui do Brasil. Também conseguimos fazer ligações para qualquer lugar dos Estados Unidos sem cobrança de roaming. No preço não estavam incluídas ligações internacionais ilimitadas (o custo neste plano era elevado). Para ligar para o Brasil, utilizávamos o skype e whatsapp.

O único inconveniente é que o crédito de 4 dias expirou antes dos 4 dias de uso. Não sei explicar o que houve, mas tivemos que comprar mais créditos para utilizar os serviços. A recarga mínima era de USD 10. No final das contas, pagamos cerca de USD 37 para ter internet e ligações/sms ilimitados dentro dos  EUA. Mesmo com esse problema, acho que valeu a pena. Saiu mais barato que contratar o roaming internacional de uma operadora de telefonia brasileira.

Fica o registro de que, em geral, para uma viagem longa (15 dias ou mais), compensa contratar o plano mensal. Mas é bom se informar sobre as formas de cancelamento do plano, pois parece que a renovação do plano mensal é automática.

Se não souber qual plano escolher, explique ao funcionário da loja o seu objetivo (fazer ligações locais ou internacionais, utilizar a internet, mandar sms…) e analise os prós e contras do plano que ele indicar.

Enfim, agora só fica sem internet 3G (ou 4G) quem quiser…

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.