Conheça Santiago a pé: walking tours gratuitos pela cidade

Uma boa forma de conhecer Santiago é caminhado. A cidade é essencialmente plana e, especialmente no Centro Histórico, há uma grande quantidade de atrações turísticas próximas uma das outras.

Para não perder os detalhes e aproveitar ao máximo o passeio a pé, a dica é juntar-se aos walkings tours que acontecem diariamente na capital chilena. Não é necessário fazer reserva nem se preocupar com o pagamento. É de graça! Basta comparecer aos locais de saída dos tours nos dias/horários agendados e seguir o guia. Os passeios são em inglês, mas, quem preferir, pode agendar tours privados em espanhol. Neste caso, é necessário pagar algo em torno de USD 10.

Free Tour Santiago e a Spicy Chile são as principais empresas que fazem walking tours gratuitos em Santiago. A Free Tour Santiago tem apenas uma opção de roteiro. É um tour básico pelos principais pontos turísticos do Centro Histórico de Santiago. Já a Spicy Chile, possui, além do tour básico pelo Centro, um roteiro pelos mercados da cidade e outro pelo Bairro Brasil e Yungay.

Se você ainda conhece Santiago, a dica é fazer o tour básico pelo Centro Histórico.

Escolhemos o tour básico da Free Tour Santiago e chegamos pontualmente às 10h da manhã em frente à Catedral de Santiago, local de saída do tour. Para identificar o guia, basta procurar a pessoa de camisa vermelha com as palavras “free tour”. Chovia um pouco, mas isso não foi empecilho nenhum. O tour saiu no horário. Guarda-chuva, chapéu, capuz… cada um dava um jeito de se proteger da chuva.

O passeio começa pela Plaza de Armas, onde fica a Catedral de Santiago, a Prefeitura e o prédio dos Correios.

Santiago Santiago Santiago

De lá seguimos em direção ao Palacio de La Moneda, com parada para explicações sobre o Antigo Congresso, a Suprema Corte e também sobre o “café com pernas” (cafeterias onde as garçonetes usam saias curtíssimas).

Santiago Santiago

As próximas paradas são na Bolsa de Valores, no Cerro Santa Lucia e no Museu de Belas Artes.

SantiagoSantiagoSantiago

SantiagoSantiago

Depois de cruzar o Parque Forestal e a Plaza Baquedano, seguimos pelo bairro de Bella Vista. Após uma rápida passagem pelo shopping Pátio Bella Vista, chegamos à Casa de Pablo Neruda – La Chascona, onde termina o tour.

O tour teve duração aproximada de 3 horas.

Gostamos demais do passeio. O guia, além de dar explicações e detalhes sobre os lugares onde passamos, também forneceu dicas de restaurantes e indicou comidas típicas que deveríamos provar. A única desvantagem é que o tour não tem paradas longas em nenhum dos pontos turísticos. Assim, não é possível, por exemplo, visitar o Centro Cultural Palacio de la Moneda ou subir no Cerro Santa Lucia.

Informações úteis:

– Chegue pontualmente ao local de saída do tour. Chegamos com 10 minutos de atraso para fazer o tour da Spicy Chile pelos os mercados e não encontramos mais ninguém. Acabamos tendo que improvisar um roteiro próprio, de última hora…

– Os walking tours são gratuitos. Ao final, cada um paga se quiser e o quanto quiser. A sugestão é que a gorjeta oferecida ao guia seja de $ 5.000 pesos, cerca de R$ 20.

– Mesmo se estiver chovendo os walking tours não são cancelados.

– Se puder, não faça o tour pelo Centro Histórico aos domingos. Escolha outro dia. Como todo o comércio fica fechado, não dá para conhecer o “café com pernas” nem apreciar a vibração da cidade.

Free Tour Santiago: O tour básico pelo Centro Histórico acontece diariamente às 10h e às 15h. A saída é feita em frente à Catedral de Santiago.

Spicy Chile: Há 3 tipos de tours. O Good Morning Santiago é o tour básico ao estilo do Free Tour Santiago. O ponto de encontro do tour é na esquina da rua Morandé e Moneda, em frente à estátua de Salvador Allende, que fica próxima ao Palacio de La Moneda. As saídas são de segunda a sábado às 10h e às 14h.

O The Popular Santiago é o tour pelo mercados da cidade. O ponto de encontro do tour é em frente ao Banco BCI, na saída do metrô Patronato (linha amarela). As saídas são às segundas, quartas e sextas às 11h.

O The Patrimonial Route é o tour pelos bairros Brasil e Yungay. O ponto de encontro é em frente à fonte na saída do metrô Republica (linha vermelha, saída R. Cummings), às terças, quintas e sábados, às 10h. Nos feriados não há walking tour.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.