Como ir do aeroporto Newark Liberty até o centro de Manhattan

pt-br

Para chegar em Nova York é possível desembarcar em três grandes aeroportos: JFK, LaGuardia e Newark Liberty.

O Newark Liberty Airport, embora fique no estado de Nova Jersey, é muito procurado por quem vai para Nova York, devido a sua proximidade com a ilha de Manhattan. São apenas 26 km do aeroporto até o centro da Big Apple.

Newark AirportNewark Airport

O aeroporto é enorme e oferece várias opções de transporte para os passageiros. Táxi, ônibus, trens ou shuttles. Qual é a melhor forma de deslocamento? A resposta depende do objetivo de cada um. Veja aqui os detalhes:

Táxi

Para quem busca o conforto de chegar na porta do hotel sem o mínimo esforço, os táxis são a melhor opção. A desvantagem é o trânsito engarrafado de Nova York, especialmente no início da manhã e no final da tarde.

Um táxi para ir de Newark até Nova York custa, em média, USD 43, além da gorjeta (em geral 15%) e eventuais pedágios. Durante os horário de picos, os preços podem subir.

Carmel Limo

Preços da empresa Carmel Limo. http://www.carmellimo.com/Rates.shtml

Veja mais detalhes aqui.

Newark Airport Express

Para quem quer economizar, o ônibus Newark Airport Express é uma boa opção. O preço é USD 16 por pessoa cada trecho, ou USD 28, ida e volta.

Os ônibus partem diariamente a cada 15 ou 30 minutos, dependendo do horário. As saídas começam às 4h da manhã e terminam 1h da manhã. O embarque é feito nos terminais A (desembarque, Courtyard A, linhas 1 a 4), B (desembarque, linha 2) e C (desembarque, ponto de ônibus 5 e 6).

O desembarque em Manhattan é feito em três pontos: Grand Central Station (41st Street entre as Avenidas Park e Lexington), Bryant Park (42nd Street com 5th Avenida) e Port Authority Bus Terminal (41st Street entre a 8th e 9th Avenida). Se o seu destino final não for próximo a estes pontos, é necessário continuar viagem de metrô ou de táxi.

Na volta, de Manhattan para o aeroporto Newark, o primeiro ônibus parte às 4h45 da manhã e o último, 1h45 da manhã. O embarque é feito na Grand Central Station, Bryant Park e Port Authority Bus Terminal.

O ticket do ônibus pode ser adquirido on line, no balcão Ground Transportation do aeroporto (um balcão de informações onde você pode se informar sobre os meios de transporte disponíveis no aerporto), ou diretamente no ônibus. Para mais informações, acesse aqui.

Há também a opção de pegar um ônibus de linha regular: NJ Transit, linhas 37, 40, 62, 67. A desvantagem são as inúmeras paradas até chegar a Manhattan.

Shuttle

Outro serviço que possui bom custo-benefício é o serviço de van compartilhada (shuttle). Certamente demora mais que um serviço de táxi, pois depende da quantidade de passageiros e dos endereços onde eles serão deixados. A vantagem é o preço, principalmente para aqueles que viajam sozinhos ou em grupos pequenos.

No SuperShuttle, o preço é, em média, USD 20, além da gorjeta. O valor pode variar a depender do endereço de destino em Manhattan. É possível reservar on line ou no balcão Ground Transportation do aeroporto.

Na Go Airlink NYC, o preço, com o desconto on line, é aproximadamente USD 17, além da gorjeta. É possível reservar on line ou no balcão Ground Transportation do aeroporto.

Trem

Para quem busca transporte rápido e econômico, os trens são a melhor opção. O custo é baixo e não há o inconveniente do trânsito. Essa foi a nossa escolha.

Ao desembarcar do avião, procure as indicações para o AirTrain, uma espécie de monorail que conecta todos os terminais do aeroporto e a estação Newark Liberty Internacional Train Station, de onde partem os trens para Manhattan (NJ Transit e Amtrak).

Newark AirportNewark Airport

O Airtrain funciona 24h por dia, todos os dias da semana, e passa a cada 3 minutos.

Newark AirportNewark Airport

Desembarque na estação Newark Liberty Internacional Train Station, última parada do AirTrain. O trajeto até lá dura pouco menos de 10 minutos.

Newark Airport

O ticket do trem para ir da Newark Liberty Internacional Train Station para a estação NY Penn Station, em Manhattan, pode ser adquirido antes de ingressar no Airtrain ou na entrada da estação Newark Liberty. Há diversas máquinas da NJ Transit que vendem os tickets. O procedimento é bem fácil. O valor é USD 12,50 por pessoa.

Newark AirportNewark Airport

De posse do ticket, ingresse na estação e procure as indicações para os trens com destino à NY Penn Station.

Importante: não confuda Newark Penn Station com New York Penn Station. Os nomes podem ser parecidos, mas são lugares completamente diferentes.

A viagem de trem até a NY Penn Station dura 30 minutos. O trem que pegamos não era novo, nem rápido. Além disso, não havia espaço específico para deixar a bagagem. Somente havia um bagageiro superior que não dava para colocar malas grandes e/ou pesadas. Mesmo assim, deu para improvisar. Colocamos as malas entre os bancos e seguimos viagem com certo conforto.

Newark AirportNewark Airport

Durante o caminho, há algumas paradas. Por isso, preste atenção para não desembarcar na estação errada.

Ao chegar na NY Penn Station, é fácil sair com as malas. Há escadas rolantes. Mas fica o registro: obviamente, é importante que você consiga carregar sozinho as suas próprias malas.

A Penn Station fica na 34th Street com a 7th Avenue, ao lado do Madison Square Garden, bem no centro de Manhattan. Se o seu hotel não for nas redondezas, continue de metrô ou de táxi. Se tiver malas, recomendo pegar um táxi.

Newark AirportNewark Airport

Para chegar até o hotel onde estávamos hospedados, no Lower East Side, gastamos mais USD 15, já incluída a gorjeta do taxista.

Newark Airport

Foto da TV do táxi com a indicação do preço e das formas de pagamento (cartão de crédito ou dinheiro)

Resumindo, demoramos cerca de 1h15 para sairmos do Newark Airport e chegarmos no nosso hotel. O total gasto foi USD 40 para o casal (USD 25 do trem e USD 15 do táxi).

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

 

  1. Oi Anna!
    Vou aos EUA em outubro e peguei um voo de volta com conexão de 8h em NY. Muito obrigado pela dica. Farei este esquema para conseguir aproveitar um pouco da cidade neste período.

    • Olá Adolfo!
      Que ótimo! Aproveite bastante a sua passagem quase relâmpago por NYC!
      Só não se esqueça de dar um folga razoável entre os deslocamentos e tb para passar no raio X e imigração…
      Bjs, Anna

  2. Olá, tenho uma conexão de 5h neste aeroporto, o que você me indicaria para aproveitar o tempo sem arriscar perder a conexão? Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>