Pousada Patacho: paraíso rústico-chique na Rota Ecológica de Alagoas

Além de praias desertas e coqueirais a perder de vista, a Rota Ecológica de Alagoas é famosa pelas pousadas boutique. Sofisticação, boa gastronomia e atendimento personalizado estão garantidos por lá.

E boas opções não faltam. Só para citar algumas, tem a Pousada do Toque, a Pousada da Amendoeira,  Pousada do Caju, Pousada Patacho, Borapirá, Infinito Mar, Côté Sud e Pousada do Alto. Há até a possibilidade de alugar casas de frente à praia, que foram destaque em revistas de arquitetura – Casa Patacho e Casa Olivia.

Optamos pela Pousada Patacho, por indicação do Inquietos Blog, que teceram inúmeros elogios sobre o local. A escolha não poderia ter sido mais certeira. Ficamos apaixonados pela pousada! É o lugar perfeito para descansar, relaxar e curtir as coisas simples da vida.

São apenas 5 quartos, todos de frente para a praia. Três bangalôs ficam mais próximos do mar (“lua”, “estrela” e “sereia”) e os outros dois quartos (“colibri” e “jasmim”) ficam no andar superior da casa principal, com direito a terraço para observar o mar.

As janelas e portas turquesas, bem como os vários detalhes coloridos transmitem uma sensação de paz e tranquilidade.

Pousada PatachoPousada PatachoPousada Patacho

Ficamos no quarto “lua” e adoramos as instalações. O quarto é espaçoso, tinham flores na cabeceira da cama e no banheiro, toalhas fofinhas e TV com DVD. Tudo no melhor estilo rústico-chique. As chaves vinham até com o nosso nome…

Pousada PatachoPousada Patacho Pousada Patacho

Do nosso quarto era possível ouvir o barulho das ondas do mar e observar uma pontinha do mar atrás dos coqueiros.

Pousada Patacho

A sensação de exclusividade é inerente ao lugar. Além de ter poucos hóspedes e uma equipe de funcionários extremamente prestativa, o Christian, francês e dono da pousada, fazia questão de verificar pessoalmente todos os detalhes. Ele sempre conversava com os hóspedes, perguntava sobre a estadia e passava dicas de passeios na região.

Todos os minuciosos detalhes da decoração da pousada foram providenciados pelo próprio Christian. O resultado: ambientes simples, acolhedores, românticos e cheios de charme.

Pousada Patacho Pousada Patacho Pousada PatachoPousada PatachoPousada Patacho Pousada Patacho Pousada Patacho

E as flores também compunham o visual. Estavam por todos os lados!

Pousada Patacho Pousada Patacho Pousada Patacho

A gastronomia é outro destaque da pousada. O café da manhã é super farto e nada de buffet. Tudo é trazido à mesa na hora que você quer e do jeito que você quer. Recomendo demais o queijo coalho com mel!

Pousada PatachoPousada Patacho

Na hora do almoço, as opções do cardápio eram bem tentadoras. Onde mais poderíamos provar um peixe com manteiga de pistache e arroz de manga (R$ 40), tomando uma caipirinha de siriguela, observando os coqueiros e ouvindo Édith Piaf?!

Pousada Patacho Pousada PatachoPousada Patacho Pousada Patacho

No jantar, as sopas e saladas já estavam incluídas no valor da diária.

A praia em frente à pousada é excelente. Sem exageros, é uma das mais bonitas que já visitei! Os coqueirais e a mudança drástica da maré na época de lua cheia fazem da Praia do Patacho um lugar único. Os detalhes e as fotos estão no post A deserta e paradisíaca Praia do Patacho.

Pousada Patacho

Na pousada não há piscina. Confesso que não senti falta, mesmo sendo fã de piscinas à beira mar. O mar é bem tranquilo. Senti falta, contudo, de cadeiras de praia com almofadas acolchoadas para maior conforto.

Pousada Patacho Pousada Patacho Pousada Patacho

Quem gostar de esporte pode pedalar na praia. A equipe do hotel providencia as bicicletas, sem custo adicional. Eles também providenciam passeios de jangada para fazer snorkel nas piscinas naturais formadas durante a maré baixa, além de outros passeios nas redondezas.

Enfim, adoramos a hospedagem na Pousada Patacho!

Pontos altos:

– A localização da pousada é excelente. Fica bem em frente à praia. Dos quartos dá para ver o mar e ouvir o barulho das ondas;

– A Praia do Patacho já foi eleita uma das mais bonitas do Brasil;

– Excelente custo-benefício;

– Atendimento personalizado, autêntico, sincero e…

– Excelente gastronomia.

Pontos negativos:

– A internet wi fi não funciona nos quartos, apenas na área comum dos hóspedes.

– As cadeiras de praia poderiam ter almofadas acolchoadas para maior conforto.

 

As diárias da Pousada Patacho começam em R$ 360, o casal. Como já dito acima, o valor da diária inclui café da manhã e opções de saladas e sopas. A pousada não aceita crianças e exige hospedagem mínima de 2 noites.

A Pousada fica na cidade de Porto de Pedras. Para detalhes de como chegar até lá, leia o post De Recife a Alagoas, com destino à Praia do Patacho.

Tem mais fotos no nosso álbum de fotografias do Flickr.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Comentários

  1. edvard pereira
    24 junho 2012

    É muita frescura quanto a internet e as cadeiras de praia. Quanto ao resto a dica foi válida.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    24 jun, 2012

    Olá Edvard!
    Nosso compromisso, enquanto blogueiros de viagem, é transmitir ao leitor o maior número de informações sobre os lugares que visitamos.
    O que para uns pode ser frescura, para outros pode não ser. Daí a necessidade de passar a informação completa.
    Gostamos demais da Pousada Patacho. E, certamente, não deixaríamos de visitá-la novamente por conta da internet ou das cadeiras de praia…
    Bjs, Anna

    Responder

  2. madalena espí
    14 julho 2012

    Patacho é um lugar belíssimo! Está cercada por uma paisagem natural e de rara beleza;Esbanja sossego e bem estar.
    É um excelente refúgio para aliviar o stress causado pela correria do dia a dia nas grandes cidades.
    Assim que você chega da de "cara" com a deslumbrante paisagem,cujo cenário é propício ao
    romantismo…e a criatividade. A felicidade parece surgir…é só mergulhar nos sonhos… e no mar…
    Voce recebe a boa acolhida do Christian e sua equipe,não esquecendo a Margot e a Sapeca..
    Madalena

    Responder

  3. 15 julho 2012

    Olá Madalena!
    Concordo com tudo que vc escreveu!!
    O lugar é mágico, romântico e surpreendente! Fiquei absolutamente encantada!
    Bjs, Anna

    Responder

  4. Edilton Dias
    9 outubro 2012

    Achei sua informação muito válida e impostante, de vez que voce foi , viu, viveu e tem responsabilidade para falar. Parabens pela Reportagem. Estou vendo se tem vaga este feriado. Grande Abraço!

    Responder

  5. 17 outubro 2012

    Olá Edilton!
    Obrigada pelo elogio!
    Depois conte como foi a sua experiência por lá!
    Bjs, Anna

    Responder

  6. Arnaldo
    1 novembro 2012

    Oi Anna, se a ideia é descansar por um preço ainda mais acessível, recomendo a Pousada Riacho dos Milagres (fácil de achar no google), em São Miguel dos Milagres – próxima ao Patacho. Não é tão badalada, mas a diária inclui uma refeição, tem uma piscina para relaxar, videoteca e biblioteca. Café da manhã na mesa e atendimento super amigável. Além de tudo, aceita crianças – ou seja, é um ambiente mais familiar e eclético do que várias pousadas daquela região que simplesmente preferem não receber crianças e manter um toque de "exclusividade" para casais. Enfim, questão de opção e nichos de mercado.

    Responder

  7. 2 novembro 2012

    Olá Arnaldo!
    Ótima dica!! Muito obrigada!!
    Bjs, Anna

    Responder

  8. 31 janeiro 2013

    Anna
    Eu achava que nem existia mais um lugar assim no Brasil! Do Nordeste só conheço Noronha, mas ando com vontade de conhecer Alagoas. E ando com muita vontade de ficar num lugar sem fazer nada… Esse me parece perfeito!
    Bj

    Responder

  9. 1 fevereiro 2013

    Oi Pati!
    A julgar pelo nosso gosto semelhantes de hotéis, acho que vc irá amar!!!
    O hotel é rústico e autêntico. As pessoas são simpáticas, a comida maravilhosa e a praia paradisíaca!! Acho que não tem como ficar melhor, rs. Perfeito é um bom adjetivo para lá!! 🙂
    BJs, Anna

    Responder

  10. 3 abril 2013

    Ai, vcs ficaram lá, que máximo. Qd fomos a essa região ficamos na Pousada do Sonho (que é mt boa tb) e fomso passear enssa praia. andando a pé na praia achamos essa pousada e aceitaram nos servir o almoço. que almoço! Nossa, uma das melhores refeições até hoje.
    O prato inesquecivel foi um peixe com manteiga de pistache. Jesus, tô até salivando aqui rs
    Quero voltar e ficar aí um dia. Achei a pousada linda e com preço justo.
    beijos,

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    3 abr, 2013

    Oi Jackie!!
    A pousada do Patacho é mesmo o máximo!!
    Adorei as refeições ao som de Edith Piaf, a simplicidade atraente do local e a simpatia do francês dono da pousada que nos recebeu de braços abertos! Saudade!!
    Bjs, Anna

    Responder

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.