Nadando com as tartarugas gigantes de Akumal

Akumal é uma pequena cidade de praia localizada no México, mais especificamente na Riveira Maia, a 105 km de Cancun e 37 km de Playa del Carmen.

Akumal

O nome Akumal tem origem maia e significa “lugar das tartarugas”, já que a região há anos tem sido o destino preferido das grandes tartarugas marinhas.

Esse é, sem dúvida, o grande destaque da região: nadar com as grandes tartarugas marinhas! Não é necessário mergulhar com cilindro ou saber técnicas avançadas de mergulho. Basta utilizar snorkel para ver as tartarugas nadando tranquilamente a poucos metros da praia.

Para chegar até lá, é possível ir de carro, fechar um passeio através de agências de turismo ou contratar um motorista (táxi) para ficar à disposição. Escolhemos a terceira opção e contratamos um táxi privado que ficou à nossa disposição por 10h. O valor ficou USD 45 por pessoa. Visitamos Akumal e depois seguimos para as ruínas e praias de Tulum.

Fomos no início da manhã para Akumal, na tentativa de evitar o grande aglomerado de turistas tentando ver as tartarugas. Deu certo! Quando chegamos lá, a praia ainda estava vazia e nadamos com as tartarugas sem nos preocupar com os grandes grupos de turistas que, inevitavelmente, chegaram um tempo depois.

Akumal

Em compensação, quando chegamos nas ruínas de Tulum, o local estava tomado pelos turistas. Foi uma questão de escolha. Todos os principais pontos turísticos da Riveira Maia costumam ficar cheios de turistas, especialmente na alta temporada e no Reveillon, quando fomos. Curtir momentos de tranquilidade sem muvuca, só mesmo para quem sai cedo do hotel. De todo modo, acredito que fizemos uma boa escolha ao visitarmos primeiro Akumal e depois Tulum. Imagino que teria sido mais difícil nadar com fila de espera para ver as tartarugas do que aguardar alguns minutos para conseguir fotografar as ruínas.

Quando chegamos em Akumal fomos logo ao Akumal Dive Shop para conseguir o equipamento de mergulho. Na loja há a opção de compra ou aluguel do equipamento. Alugamos o snorkel (mascara con tubo), as nadadeiras (aletas) e o colete (chaleco salva vidas) por USD 17 ou $ 204 pesos mexicanos. O pagamento pode ser feito em dinheiro (dólares ou pesos) ou com cartão de crédito. É necessário deixar uma caução de USD 50 por pessoa. Eles aceitam câmera fotográfica, celular ou chaves do carro como caução.

AkumalAkumal Akumal Akumal

Lá também há armários para deixar as bolsas (USD 5 ou 10, dependendo do tamanho do locker) e duchas de água doce.

A loja também providencia mergulhos com cilindro, passeios de barco com parada para snorkel e grupos de snorkeling com guia. Na minha opinião, os grupos de snorkeling são dispensáveis, pois mesmo sem guia é fácil localizar as tartarugas.

AkumalAkumal

Fica o registro de que não é necessário pagar para mergulhar com as tartarugas. Então, caso já tenha o equipamento, é só seguir direito para a praia.

O Centro Ecológico Akumal, criado para a preservação do ecossistema de Akumal, exige que os turistas assistam a um vídeo com explicações sobre a região e também com recomendações para a preservação do local, tais como não pisar nos corais e não tocar nas tartarugas.

Akumal

Durante o mergulho, vimos umas cinco tartarugas, além de corais e vários peixinhos. Como a água é bem cristaliana e quase não há ondas, a visibilidade é ótima. Foi um espetáculo!

Uma pena que esqueci no hotel a câmera fotográfica à prova d’água que comprei especialmente para fazer esse passeio… Deixo aqui algumas fotos buscadas no google que mostram bem como é o mergulho.

Akumal Tartaruga Akumal

Fotos: Reprodução. http://www.ceakumal.org/gallery2/gallery_es.php

Akumal

Foto: Reprodução. http://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g499445-d2522660-Reviews-Centro_Ecologico_Akumal-Akumal_Yucatan_Peninsula.html

Quando cansar de nadar com as tartarugas, aproveite para curtir um pouco da praia de areia branca, água cristalina e muito coqueiros. O lugar é maravilhoso!

AkumalAkumalAkumal Akumal

Dá para ficar o resto do dia curtindo o dolce far niente neste pedaço de paraíso. Todavia, se quiser seguir viagem, a sugestão é conhecer Tulum ou então visitar um dos parques XCaret ou Xel-Há.

Informações úteis:

Como chegar: Basta seguir pela Carretera 307, a autopista que sai de Cancun e vai até Tulum, passando por Playa del Carmen, e acompanhar as placas indicativas. O asfalto é excelente e a pista bem sinalizada. Akumal fica entre os parques XCaret e Xel-Há, como mostra o mapa abaixo.

Akumal

Reprodução: http://www.akumalmexico.com/yucmap.html

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.