Indo a Singapura? Não se esqueça do tax refund após as compras

Singapura é a meca das compras na Ásia.

São inúmeros shoppings, comércios e muitas, muitas, muitas lojas de grifes internacionais.

Perdemos as contas de quantas lojas Chanel, Gucci, Hermès, Prada, Louis Vuitton… vimos por lá. Na Orchard Road, uma longa avenida com shoppings um atrás do outro – e de ambos os lados da avenida – parecia ter uma Chanel a cada esquina. E isso se repetia para todas as outras marcas…

SingapuraSingapuraSingapura Singapura

E pasmem! Mesmo com essa quantidade repetida de lojas, elas estão sempre cheias.

Para completar, os shoppings são sofisticados e têm design criativo. Um dos que mais nos chamou a atenção foi o ION Orchard, com sua fachada de espelhos (e vídeos) nada retilínea.

SingapuraSingapura

Por lá também há shoppings que vendem exclusivamente produtos eletrônicos, como, por exemplo, o Funan Digitalife Mall.

Singapura

Antes que você se empolgue, fica aqui uma notícia desanimadora. Prepare o bolso, pois os preços não são nada atraentes.

Mesmo nas lojas mais em conta, como a Forever 21, H&M, Topshop… , os preços não se comparam àqueles dos Estados Unidos. Dá para encontrar alguns bons achados, mas para isso é preciso ter sorte e paciência.

Confesso que, no nosso caso, não houve sorte nem paciência. O Fred não comprou nada e minha única aquisição foi um único lenço, resultante de uma paixão à primeira vista.

De qualquer modo, sendo o objetivo fazer compras ou não, visite a Orchard Road. A arquitetura e o movimento sempre constante valem o passeio. Além disso, dá para curtir o ION Sky, o observatório do 56° andar do ION Orchard, com vista 360° de Singapura.

Se fizer compras, não esqueça de receber a devolução do imposto – tax refund. Para isso, é necessário que a compra seja igual ou superior a $100 dólares de Singapura. Na loja, apresente o passaporte e pergunte pelo GST Refund Voucher. Se a loja adotar o sistema eletrônico (eTRS), é necessário apresentar um cartão de crédito para armanezar todos os dados relativos às compras com direito a tax refund (eTRS Token). Se a loja não tiver o sistema eletrônico, será entregue uma nota com as informações da devolução do imposto.

Ao chegar no aeroporto, vá ao GST Refund e apresente a nota fiscal da compra, o cartão de crédito informado, o passaporte, o TRS Ticket e o cartão de embarque.

Singapura

É necessário apresentar na alfândega as mercadorias compradas. Se for bagagem de mão não há maiores problemas. No entanto, se a mercadoria for despachada na mala, é preciso obter o selo da alfândega antes de despachá-la.

No aeroporto há várias placas com informações sobre o procedimento do GST Refund. Os funcionários do aeroporto são bem solícitos e explicam tudo com bastante paciência.

SingapuraSingapura

O procedimento também pode ser feito em terminais de autoatendimento (eletronic tourist refund scheme).

Depois disso, é só optar pela devolução do crédito no cartão de crédito ou em espécie. No primeiro caso, o valor é creditado no cartão em até 10 dias. Para devoluções em cash, basta comparecer ao balcão do GST Refund na área de embarque após a imigração.

Singapura

Veja mais informações sobre a devolução do imposto aqui e aqui.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.