Curso de culinária em Bali: muito mais do que uma simples aula de culinária

Já pensou em fazer um curso de culinária no exterior?

Saiba que uma aula de culinária nem sempre é apenas uma aula de culinária.

Em Bali, fazer uma aula de culinária significa também conhecer ingredientes tipicamente locais, visitar uma autêntica casa balinesa, descobrir a importância dos arrozais, enfim, conhecer a cultura local.

A aula começa cedo. Antes de 8h da manhã, o motorista já nos aguardava. Nada de ir direto para cozinha, o primeiro destino é o colorido e movimentado Mercado de Ubud. Lá conhecemos nossos colegas de curso, cerca de 14 pessoas das mais diversas nacionalidades.

Com auxílio da guia, descobrimos alguns ingredientes que não conhecíamos, experimentamos frutas diferentes, vimos senhoras preparando as típicas oferendas (canang sari) feitas com flores nativas e folhas de bananeira, e ainda passamos pelo setor de roupas do mercado para entender melhor os costumes e o modo de vestir dos balineses.

Paon Bali Cooking ClassPaon Bali Cooking Class Paon Bali Cooking Class

Depois das compras, seguimos para Laplapan Village. Paramos em extenso arrozal, onde o simpático Wayan nos deu uma verdadeira aula de agricultura balinesa, com detalhes sobre o plantio, o sistema de irrigação coletivo e a colheita do arroz.

Paon Bali Cooking ClassPaon Bali Cooking Class

Foi ali que conseguimos compreender que o arroz não é, para eles, um simples alimento. É a base de toda a cultura balinesa. O cultivo do arroz é feito conforme rituais milenares, intrinsecamente ligados à religião local. Nos arrozais há santuários em homenagem à Deusa do Arroz – Dewi Sri – uma das principais divindades cultuadas na ilha, e as festas religiosas coincidem com o calendário das plantações.

De lá seguimos para a residência do casal Wayan e Puspa, os responsáveis pelo curso de culinária. Antes de colocar a mão na massa, eles nos mostraram a sua casa (compound, em inglês), apontando como é uma típica casa balinesa. Ao contrário das casas ocidentais, as casas  em Bali são como vilas em que integrantes da mesma família residem conjuntamente. O chefe da família tem o melhor quarto. Ali reside em companhia da esposa e dos filhos. Se os filhos já forem casados, eles recebem uma espécie de casa menor dentro do mesmo compound.

Típica casa balinesa

Família e religião têm grande importância na cultura balinesa. Por isso, as residências possuem áreas de reunião familiar e templos onde todos fazem oferendas e agradecem as dávidas já recebidas. O divórcio é visto com maus olhos pelos balineses. A mulher que abandona o lar conjugal não recebe a partilha de bens e pode, inclusive, perder a guarda dos filhos.

Só então fomos para a cozinha. Não é necessária qualquer experiência culinária prévia. A falante e simpática Puspa conduz o curso de forma divertida e promove a interação de todos.

Paon Bali Cooking Class

Ninguém fica parado, nem mesmo os maridos que nunca tinham pilotado um fogão. Picar, descascar, mexer, provar… há sempre uma atividade simples a ser feita.

Paon Bali Cooking Class Paon Bali Cooking Class Paon Bali Cooking Class Paon Bali Cooking ClassPaon Bali Cooking Class

Preparamos, ao todo, nove receitas, incluindo as sobremesa. Todos pratos bem típicos. Os ingredientes foram bem variados: frango, cogumelos, vegetais, amendoim, curry, tofu, folhas de bananeira, muita pimenta e leite de coco. O leite de coco, aliás, é feito ali mesmo…

Paon Bali Cooking Class

No final, todos se reúnem em uma grande mesa para experimentar todos os pratos preparados. Foi difícil escolher qual o melhor, tudo estava delicioso!

Paon Bali Cooking Class Paon Bali Cooking Class Paon Bali Cooking Class Paon Bali Cooking Class Paon Bali Cooking ClassPaon Bali Cooking Class

O almoço foi longo e a conversa boa! Quando deixamos o local já eram quase 15h… Saímos de lá felizes, com a alma alimentada. Foi uma das melhores experiências que tivemos em Bali!

Informações úteis

O curso de culinária se chama Paon Bali Cooking Class e fica na região de Ubud. A aula é toda em inglês. O curso tem duração aproximada de 6h. As aulas podem ser pela manhã ou à tarde (depois de 16h). Ao término do curso, os alunos recebem as receitas dos pratos elaborados.

O valor cobrado é IDR 350.000 (cerca de R$ 73) por pessoa. Neste valor já está incluído o transporte de ida e volta para qualquer hotel da região de Ubud.

As inscrições podem ser feitas no próprio site do curso.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.