Torre de TV Digital: a nova atração turística de Brasília

enpt-br

Inagurada no último dia 21 de abril, em comemoração ao aniversário da cidade, a Torre de TV Digital é a nova atração turística de Brasília.

Torre de Tv Digital

O monumento projetado por Oscar Niemeyer tem 180 metros de altura e pode ser visto de quase todos os pontos da cidade.

A ideia foi criar uma torre para sistema de TV Digital. O resultado? Uma proposta inovadora: a “flor do cerrado”.

A base cilíndrica representa o “caule” da flor, que exibe duas “pétalas” com cúpulas de vidro.

Torre de Tv DigitalTorre de Tv Digital Torre de Tv Digital

Em uma das “petálas” funciona um salão para exposições, onde se encontra uma maquete de Brasília, semelhante à exposta no Espaço Lúcio Costa na Praça dos Três Poderes.

Torre de Tv Digital Torre de Tv Digital Torre de Tv Digital

Na outra “pétala” funcionará um bar/café, que ainda não tem previsão de inaguração.

No 13° andar, no alto da flor, a 110 metros de altura, fica o mirante com vista 360° do skyline da cidade.

Torre de Tv Digital Torre de Tv Digital Torre de Tv Digital

Skyline de Brasília com um pouco de zoom…

O acesso até o mirante é feito por meio de três elevadores com capacidade para 10 pessoas. Contudo, no dia em que fomos, um elevador não estava funcionando e o outro estava com algum problema técnico que só permitia o acesso de quatro visitantes por vez. Consequentemente, com só um elevador funcionando a contento, a fila para chegar ao mirante estava gigantesca. Esperamos por duas horas na fila (sem exagero!) para conseguirmos subir…

Torre de Tv Digital

Idosos, famílias com crianças e portadores de deficiência têm preferência para subir. Todavia, nem essa fila andava com rapidez.  Foi triste constatar que o monumento recém inaugurado já apresentava problemas de funcionamento.

O sol forte e o calor típico do cerrado tornaram a longa espera difícil (para não dizer penosa…); contudo, a bela vista do Planalto Central compensou. Como em todas as obra de Niemeyer, concreto, beleza, polêmica e audácia estão garantidos!

Recomendo o passeio, mas chegue ao local bem cedo, próximo ao horário de abertura, para evitar as filas, pelo menos agora nessa fase pós-inaguração, quando todos querem conhecer o local. Leve também filtro solar, chapéu, sombrinha e tudo mais para se proteger do sol. Conseguir uma sombra por lá é difícil.

Na base da Torre de TV funciona um CAT – Centro de Atendimento ao Turista e há lojinha de artesanato e comidinhas. Recomendo o sorvete de tapioca e de jabuticaba.

A antena de transmissão digital ainda não foi colocada no alto da torre. A previsão é que isso só ocorra nos próximos oito meses.

Informações úteis

O acesso ao mirante da Torre de TV Digital é gratuito.

Funcionamento: sábados, domingos e feriados de 9h às 17h. A entrada é por ordem de chegada ou por senhas distribuídas no local. É importante lembrar que a última subida do elevedor para o mirante é às 17h. Sendo assim, é aconselhável chegar bem antes das 17h.

Como chegar: Seguir pela EPIA Norte sentido Sobradinho e virar à direita no Balão do Colorado. No local há estacionamento para mais de 700 veículos. Nos dias de funcionamento do mirante a linha de ônibus 501.2 faz o trecho da Rodoviária até a Torre de TV Digital.

  1. Beeem mais bonita que a outra torre de tv, né?!?! gostei do estilão.

    E realmente, esse fato de já na inauguração apresentar problemas, é triste.
    Tbm não acho mto certo não cobrar nada, tem que ter um valor, nem que seja simbolico… ainda falta muito pro Brasil aprender a ganhar dinheiro com o turismo.

    • Oi Bruna!
      A Torre de TV Digital é bem mais moderna e ousada que a primeira Torre de Tv. Mas sabe que gosto bastante da antiga. Me lembra a Torre Eiffel, rsrs…
      Torço para que consertem logo os elevadores para evitar transtornos aos turistas.
      Qto à cobrança de ingresso, tenho lá minhas dúvidas. Já há corrupção que nem sei se o dinheiro ali recebido seria utilizado em melhorias no monumento. Uma pena…
      De qualquer forma, o estilão da nova Torre de TV é inquestionável!!!
      Bjs, Anna

  2. Muito legal, Anna. Amo mirantes, ainda mais de Brasília. Já fui inúmeras vezes à torre antiga e não vejo a hora de visitar a nova…. beijos

    • Oi Rafael!!
      Obrigada pelo elogio! Vale conhecer o mirante da nova Torre, a vista é bem interessante!
      Quando vier, avise!! Aliás, teremos um encontro de trips em meados de maio. Anima??
      E como está a viagem pelo Equador? Tá na minha bucket list!!
      Bjs, Anna

      • Oi Anna, infelizmente em maio não consigo, preciso sossegar um pouco, né, rs? Hahaha! Já voltei, mas a viagem pelo Equador foi incrível. Já tinha ido a Quito nas férias, então dessa vez fui a Cuenca e Guayaquil. Gostei muito, do jeito que eu curto, lugares diferentes do que estamos acostumados. Surpreendeu, até mesmo Guayaquil que é enorme e parece meio feia à primeira vista. Depois conto tudo! bjos

  3. Mais uma fez o GDF demonstra a sua incompetência em lidar com o turismo local.
    Visitas somente nos fins de semana e feriados de 09h às 17h?
    Não seria mais lógico e interessante um horário em que as pessoas tenham a oportunidade de assistir ao por-do-sol e ver a cidade à noite? E o tal restaurante, quando será inaugurado?

    Que venha a Copa do Mundo!

  4. Este fim-de-semana, eu, minha esposa e nossas duas filhas, rodamos mais de 30Km só de ida para ir à torre de TV digital. Não havia mais senhas pois não daria tempo de subir antes do encerramento às 17 horas.
    Não tenho palavras! Chega a ser ridículo!
    A estupidez é proporcional à grandiosidade do monumento!
    Não poder ver o por-do-sol do ponto mais privilegiado da região é uma burrice indescritível. Sem falar que o turista que estiver aqui fora de um feriado ou fim de semana vai ficar na vontade. Não entendi a lógica da proposta. Será que isso vai mudar até a copa? É preciso gerar receita com a visitação de um monumento desses, como é observado em várias cidades turísticas do mundo (as que se prezam).
    Estou quase me convencendo de, na época da copa, não ficar aqui pra passar vergonha, mas ainda resta um pouco de esperança!

    • Olá Junior!
      Realmente há alguns problemas que causam a maior dor de cabeça para quem quer visitar o monumento.
      Tb não entendo por que não estender o horário de visitação até mais tarde ou abrir em outros dias…
      Uma pena, pois a vista lá do alto é linda!
      Bjs, Anna

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>