Torre de TV Digital: a nova atração turística de Brasília
Inagurada no último dia 21 de abril, em comemoração ao aniversário da cidade, a Torre de TV Digital é a nova atração turística de Brasília.
O monumento projetado por Oscar Niemeyer tem 180 metros de altura e pode ser visto de quase todos os pontos da cidade.
A ideia foi criar uma torre para sistema de TV Digital. O resultado? Uma proposta inovadora: a “flor do cerrado”.
A base cilíndrica representa o “caule” da flor, que exibe duas “pétalas” com cúpulas de vidro.
Em uma das “petálas” funciona um salão para exposições, onde se encontra uma maquete de Brasília, semelhante à exposta no Espaço Lúcio Costa na Praça dos Três Poderes.
Na outra “pétala” funcionará um bar/café, que ainda não tem previsão de inaguração.
No 13° andar, no alto da flor, a 110 metros de altura, fica o mirante com vista 360° do skyline da cidade.
Skyline de Brasília com um pouco de zoom…
O acesso até o mirante é feito por meio de três elevadores com capacidade para 10 pessoas. Contudo, no dia em que fomos, um elevador não estava funcionando e o outro estava com algum problema técnico que só permitia o acesso de quatro visitantes por vez. Consequentemente, com só um elevador funcionando a contento, a fila para chegar ao mirante estava gigantesca. Esperamos por duas horas na fila (sem exagero!) para conseguirmos subir…
Idosos, famílias com crianças e portadores de deficiência têm preferência para subir. Todavia, nem essa fila andava com rapidez. Foi triste constatar que o monumento recém inaugurado já apresentava problemas de funcionamento.
O sol forte e o calor típico do cerrado tornaram a longa espera difícil (para não dizer penosa…); contudo, a bela vista do Planalto Central compensou. Como em todas as obra de Niemeyer, concreto, beleza, polêmica e audácia estão garantidos!
Recomendo o passeio, mas chegue ao local bem cedo, próximo ao horário de abertura, para evitar as filas, pelo menos agora nessa fase pós-inaguração, quando todos querem conhecer o local. Leve também filtro solar, chapéu, sombrinha e tudo mais para se proteger do sol. Conseguir uma sombra por lá é difícil.
Na base da Torre de TV funciona um CAT – Centro de Atendimento ao Turista e há lojinha de artesanato e comidinhas. Recomendo o sorvete de tapioca e de jabuticaba.
A antena de transmissão digital ainda não foi colocada no alto da torre. A previsão é que isso só ocorra nos próximos oito meses.
Informações úteis
O acesso ao mirante da Torre de TV Digital é gratuito.
Funcionamento: sábados, domingos e feriados de 9h às 17h. A entrada é por ordem de chegada ou por senhas distribuídas no local. É importante lembrar que a última subida do elevedor para o mirante é às 17h. Sendo assim, é aconselhável chegar bem antes das 17h.
Como chegar: Seguir pela EPIA Norte sentido Sobradinho e virar à direita no Balão do Colorado. No local há estacionamento para mais de 700 veículos. Nos dias de funcionamento do mirante a linha de ônibus 501.2 faz o trecho da Rodoviária até a Torre de TV Digital.
Planeje sua viagem com a gente
Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.
Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!
Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.
Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!