Memorial Minas Vale: museu imperdível no Circuito Cultural Praça da Liberdade

Com a transferência da sede adminstrativa do Governo de Minas para a Cidade Administrativa, a Praça da Liberdade ganhou novos ares.

Os belos casarões antigos que antes eram ocupados por órgãos públicos estão sendo revitalizados e transformados em museus e centros culturais. É o projeto Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Atualmente já há sete centro culturais em funcionamento: Espaço TIM UFMG do Conhecimento, Memorial Minas Gerais – Vale, Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro e o Palácio da Liberdade. E outros seis estão em fase de implantação: Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro de Arte Popular – CEMIG, Inhotim Escola, Museu do Automóvel e Museu do Homem Brasileiro – FRM.

Visitamos o Memorial Minas Gerais – Vale e ficamos impressionados com a qualidade do museu.

A bela fachada da antiga Secretaria da Fazenda foi totalmente restaurada. No interior do edifício, o piso trabalhado e a bela escada de ferro trazida da Bélgica relembram os tempos áureos das Minas Gerais.

Museu Minas ValeMuseu Minas ValeMuseu Minas Vale

Os três andares do casarão abrigam exposições modernas e interativas com as manifestações contemporâneas, populares e folclóricas que compõem a identidade de Minas. Tudo de uma forma bem tecnológica e interessante.

Na sala do Panteão da Política Mineira, os quadros com os personagens importantes da Inconfidência interagem e conversam entre si, ao estilo Harry Potter. É interessantíssimo!  Na sala Modernismo, uma iluminação especial e esferas coloridas permitem que o visitante escolha os temas relacionados ao Modernismo que deseja saber maiores detalhes.

Na sala Vilas Mineiras, uma maquete das vilas mineiras do século XVIII e XIX mostram como era a vida diária da população, com direito até à mudança do cenário para demonstrar o anoitecer.

Museu Minas Vale Museu Minas Vale

Na sala Casa da Ópera, há uma réplica da Ópera de Ouro Preto. Na Sala Vale do Jequitinhonha, é possível admirar várias peças do artesanato do Vale do Jequitinhonha.

Museu Minas Vale Museu Minas ValeMuseu Minas Vale

Em outro espaço, manequins confeccionados por Ronaldo Fraga trazem trechos dos poemas de Carlos Drummond de Andrade.

Museu Minas Vale

Há ainda várias salas com vídeos interativos, além de espaço de leitura e midiateca, com  documentários e músicas a disposição do público. Tem também um espaço onde o visitante pode tirar uma foto para integrar a galeria do museu.  E, em breve, haverá a possibilidade de gravar um vídeo contando histórias e memórias familiares para integrar o acervo do museu – A família mineira.

Então fica a dica: em BH, não deixe de visitar a Praça da Liberdade e o interessantíssimo Memorial Minas Gerais – Vale.

Informações úteis:

A entrada ao museu é gratuita.

Há visitas guiadas gratuitas aos sábados e domingos de hora em hora. De terça a sexta, as visitas guiadas ocorrem às 10h, 12h, 14h e 15h30. A duração das visitas guiadas é de 1h30 a 2h.

Funcionamento: de terça a domingo. Às terças, quartas, sextas e sábados, a entrada é das 10h às 17h30, com permanência até às 18h. Às quintas-feiras, a entrada é das 10h às 21h30, com permanência até às 22h. Aos domingos, a entrada é das 10h às 13h30, com permanência até às 14h. Mais informações pelo tel: (31) 3343-7317

End: Memorial Minas Gerais – Vale: Praça da Liberdade, s/ n., esquina com Rua Gonçalves Dias, Belo Horizonte/MG.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.