Memorial Minas Vale: museu imperdível no Circuito Cultural Praça da Liberdade
Com a transferência da sede adminstrativa do Governo de Minas para a Cidade Administrativa, a Praça da Liberdade ganhou novos ares.
Os belos casarões antigos que antes eram ocupados por órgãos públicos estão sendo revitalizados e transformados em museus e centros culturais. É o projeto Circuito Cultural Praça da Liberdade.
Atualmente já há sete centro culturais em funcionamento: Espaço TIM UFMG do Conhecimento, Memorial Minas Gerais – Vale, Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro e o Palácio da Liberdade. E outros seis estão em fase de implantação: Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro de Arte Popular – CEMIG, Inhotim Escola, Museu do Automóvel e Museu do Homem Brasileiro – FRM.
Visitamos o Memorial Minas Gerais – Vale e ficamos impressionados com a qualidade do museu.
A bela fachada da antiga Secretaria da Fazenda foi totalmente restaurada. No interior do edifício, o piso trabalhado e a bela escada de ferro trazida da Bélgica relembram os tempos áureos das Minas Gerais.
Os três andares do casarão abrigam exposições modernas e interativas com as manifestações contemporâneas, populares e folclóricas que compõem a identidade de Minas. Tudo de uma forma bem tecnológica e interessante.
Na sala do Panteão da Política Mineira, os quadros com os personagens importantes da Inconfidência interagem e conversam entre si, ao estilo Harry Potter. É interessantíssimo! Na sala Modernismo, uma iluminação especial e esferas coloridas permitem que o visitante escolha os temas relacionados ao Modernismo que deseja saber maiores detalhes.
Na sala Vilas Mineiras, uma maquete das vilas mineiras do século XVIII e XIX mostram como era a vida diária da população, com direito até à mudança do cenário para demonstrar o anoitecer.
Na sala Casa da Ópera, há uma réplica da Ópera de Ouro Preto. Na Sala Vale do Jequitinhonha, é possível admirar várias peças do artesanato do Vale do Jequitinhonha.
Em outro espaço, manequins confeccionados por Ronaldo Fraga trazem trechos dos poemas de Carlos Drummond de Andrade.
Há ainda várias salas com vídeos interativos, além de espaço de leitura e midiateca, com documentários e músicas a disposição do público. Tem também um espaço onde o visitante pode tirar uma foto para integrar a galeria do museu. E, em breve, haverá a possibilidade de gravar um vídeo contando histórias e memórias familiares para integrar o acervo do museu – A família mineira.
Então fica a dica: em BH, não deixe de visitar a Praça da Liberdade e o interessantíssimo Memorial Minas Gerais – Vale.
Informações úteis:
A entrada ao museu é gratuita.
Há visitas guiadas gratuitas aos sábados e domingos de hora em hora. De terça a sexta, as visitas guiadas ocorrem às 10h, 12h, 14h e 15h30. A duração das visitas guiadas é de 1h30 a 2h.
Funcionamento: de terça a domingo. Às terças, quartas, sextas e sábados, a entrada é das 10h às 17h30, com permanência até às 18h. Às quintas-feiras, a entrada é das 10h às 21h30, com permanência até às 22h. Aos domingos, a entrada é das 10h às 13h30, com permanência até às 14h. Mais informações pelo tel: (31) 3343-7317
End: Memorial Minas Gerais – Vale: Praça da Liberdade, s/ n., esquina com Rua Gonçalves Dias, Belo Horizonte/MG.
Planeje sua viagem com a gente
Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.
Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!
Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.
Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!