Detalhes e curiosidades da bela Catedral de Brasília

Uma coroa de espinhos ou mãos estendidas em súplica? Os 16 pilares curvos projetados por Oscar Niemeyer para compor a Catedral de Brasília, ou melhor, Catedral Metropolitana de Brasília, apresentam vários significados. E não é para menos. Uma arquitetura tão peculiar desperta a curiosidade e a imaginação dos visitantes.

Catedral de BrasíliaCatedral de Brasília

Na entrada da igreja encontram-se as esculturas do italiano Alfredo Ceschiatti – Os Quatro Evangelistas, referindo-se a João, Lucas, Marcos e Mateus. Alguns dizem que esses eram os apóstolos preferidos de Oscar Niemeyer e, por isso, somente eles foram homenageados com as esculturas de quase 3 metros de altura. Outros, contudo, afirmam que os quatro apóstolos representados foram os que difundiram os ensinamentos  de Jesus com os quatro evangelhos.

Ao lado, na torre do Campanário, ficam quatro sinos de tamanhos diferentes que foram doados pelo Governo da Espanha. Os sinos recebem os nomes de Santa Maria, Pinta, Nina e Pilarica, em homenagem às caravelas de Cristovão Colombo.

Para ter acesso à nave da igreja é necessário seguir por uma rampa que segue pelo subsolo. Depois de percorrer o túnel escuro, o contraste com o interior claro e colorido proporcionado pelos vitrais da artista franco-brasileira Marianne Peretti é evidente — e surpreendente!

Os tons de verde e azul dos vitrais ganham ainda mais destaque em função dos pilares brancos e do piso de mármore. No projeto inicial da Catedral os vitrais eram transparantes, mas após uma reforma, ganharam um belo colorido, estudado e aprovado por Niemeyer.

Catedral de BrasíliaCatedral de Brasília

Mesmo com pilares de concreto, a Catedral mostra-se incrivelmente clara, serena e leve. Leveza, aliás, mais acentuada pelos três anjos suspensos também esculpidos por Alfredo Ceschiatti.

Catedral de Brasília

Depois de apreciar os vitrais, não deixe de observar a réplica da Pietà de Michelangelo, as obras da Via Sacra de autoria de Di Cavalcanti e a cruz de madeira sob a qual foi rezada a primeira missa na nova capital.

Se quiser comprar lembrancinhas da Catedral, visite a lojinha que fica no interior da nave, quase que escondida atrás do pilar onde se encontram as obras da Via Sacra.

Curiosidades

Muitos afirmam que Brasília apresenta muitas semelhanças ao Egito antigo, chegando, inclusive, a dizer que Juscelino Kubitschek seria a reencarnação do faraó Akhenaton, que transferiu a capital do Egito para o interior do país.

Verdade ou não, fato é que nos templos egípcios sempre há estátuas colossais na sua entrada, tal como ocorre com os quatro profetas na entrada da Catedral de Brasília. Além disso, à semelhança dos templos do antigo Egito, o acesso é feito por rampa até um pátio com luz natural de acesso ao público.

Outra curiosidade decorre da fixação pelo número 4 na construção do monumento. São 4 apóstolos, 4 sinos e 16 (4×4) colunas de concreto que fazem o desenho da Catedral. Dizem também que seriam 4 anjos, sendo três anjos suspensos e um quarto que seria o anjo da guarda.

A acústica da igreja também é curiosa. Encostando-se na lateral curva das paredes da Catedral e, mesmo falando baixinho, é possível que uma pessoa posicionada metros à frente escute tudo com bastante clareza.

Enfim, são tantos os detalhes e curiosidades que hoje a Catedral de Brasília é um dos monumentos mais visitados na Capital.

Uma dica: lembre-se de ir trajando calça ou saia comprida. Pessoas de short ou roupas curtas não podem ingressar na Catedral.

Funcionamento: diariamente de 8h às 17h. As missas ocorrem de terça a sexta às 12h15 e 18h15, aos sábados às 17h e aos domingos às 8h30, 10h30 e 18h.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Comentários

  1. Guta Cunha
    19 abril 2012

    Anna, como formada em arquitetura e urbanismo, uma das maiores falhas do meu currículo de viajante é ainda nao conhecer Brasilia! Nunca consegui ir e olha que eu já vi fotos e fotos de cada atração dessa cidade! Vontade é que não falta!!!
    E pelo seu post, vi que a Catedral está em bom estado de manutenção; porque as ultimas pessoas que eu tinha conversado e que tinham ido para la, me disseram que ela estava bem caida, com muitos pontos de infiltração, vitrais quebrados, etc.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    19 abr, 2012

    Oi Guta!!
    Realmente, vc tem que conhecer a Brasília!! A cidade é linda e única! Não há nada no mundo igual!
    E para quem gosta de arquitetura e urbanismo, então, não falta o que ver!
    A Catedral está atualmente em reforma. Aliás, a reforma parece não acabar nunca… Ainda há alguns tapumes na entrada, mas por dentro está bem conservada. Todos os vitrais já foram trocados e não vi nenhuma infiltração.
    Qdo vier, não deixe de me avisar para marcarmos um encontro!
    Bjs, Anna

    Responder

  2. barbara
    20 abril 2012

    Catedral é o meu monumento preferido. Belíssima!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    23 abr, 2012

    Oie!!
    É o meu preferido também!!
    Bjs, Anna

    Responder

  3. barbara
    21 abril 2012

    Anna Bárbara sua descrição da catedral me fez feliz…Adoro os anjos voadores de Ceschiatti.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    23 abr, 2012

    Oii!
    Muiiito obrigada!! Também acho os anjos lindíssimos!
    No Salão Verde da Câmara dos Deputados tem um anjo de Cechiatti, a exemplo dos anjos da Catedral. Ali dá para perceber todos os detalhes!
    BJs, Anna

    Responder

  4. 20 maio 2012

    Oi, oi! A Catedral também é o monumento que mais gosto em BSB. Sobre as estátuas da entrada, acho que são os quatro evangelistas e apenas um deles (João) estava entre os doze apóstolos. É isso mesmo? Lindas fotos! Acho que vou levar meus pais à missa de domingo.

    Responder

  5. 20 maio 2012

    Oi Daniela!
    Os vitrais da Catedral são belíssimos! A sensação ali dentro é de paz e tranquilidade!
    Isso mesmo: na entrada as estátuas são dos quatro evangelistas!
    Bjs, Anna

    Responder

  6. Thayane
    12 agosto 2012

    Gostaria de casar na catedral e gostaria de saber o valor! Alguém sabe informar?

    Abraço

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    13 ago, 2012

    Olá Thayane!
    Realmente deve ser um sonho casar na Catedral.
    Não sei dizer quanto custa casar lá. Vc pode se informar pelo site http://catedral.org.br
    Bjs, Anna

    Responder

  7. Jorge Cavichini
    17 agosto 2012

    Olá, Anna, parabéns pelo seu blog. Eu e minha esposa estaremos em Brasília nesse fim de semana, e estamos planejando nosso passeio baseados em seus comentários. Muito obrigado.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    18 ago, 2012

    Olá Jorge!
    Fico muito feliz em saber que as dicas estão sendo úteis!!
    Aproveite muito o passeio!
    Vc viu o nosso post com dicas de bares e restaurantes na Capital Federal? A lista é enorme e tem muita coisa interessante: http://www.nosnomundo.com.br/2012/04/roteiro-etil
    Bjs, Anna

    Responder

  8. thauanne
    18 setembro 2012

    eu adorei a histori da catedral de brasilia,por que ela foi o primeiro monumento a ser feito em brasilia inclusive ela começou a ser feita em 1956 e terminada em 1960 com diferenças de 4 anos.
    brasilia é uma das coisas que orgulha brasil e me orgulha.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    18 set, 2012

    Olá Thauanne!
    A história da Catedral é mesmo bem interessante!
    E a construção é uma obra de arte!!
    Bjs, Anna

    Responder

  9. Hilda Mendonç
    9 novembro 2012

    Hilda Mendonça
    Amo Brasilia,a Capital de todos os Brasileiros onde viv por 30 anos.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    9 nov, 2012

    Que ótimo! A cidade é mesmo especial e única!
    Bjs, Anna

    Responder

  10. Carla Regina
    8 março 2014

    Olá Anna

    Se der tudo certo, estarei aí em Abril deste ano junto aos estudantes da instituição onde trabalho, agradeço o post, muito enriquecedor e abrangente, espero visitá-la na oportunidade.

    Abs
    Carla

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    10 mar, 2014

    Olá Carla!
    Tomara que vc possa mesmo conhecer as belezas de Brasília. Depois volte para contar o que achou!!
    E obrigada pelo elogio!
    BJs, Anna

    Responder

  11. Maria Salete
    24 março 2015

    Mais um número 4 para a Catedral, sabemos que levou QUATRO anos para ser construída. Parabéns pelo seu blog ! Bjs

    Responder

  12. Ruth
    23 agosto 2015

    Olá, Anna Bárbara. Gostei de conhecer o seu trabalho. Parabéns! Pelo que vejo, vc escreve muito sobre Brasília. Amo essa cidade. Vivo aqui há mais de 30 anos. Não sou brasiliense de nascimento, mas sou de coração. Vim pra cá ainda muito novinha, cresci aqui e sou imensamente apaixonada pela cidade. E a Catedral é o meu monumento preferido. Até mesmo pq ela não é só um monumento. Ela é a Matriz de toda a Arquidiocese de Brasília. E eu, sendo católica, aprendi a amá-la profundamente.

    Mas, existe um errinho na descrição das estátuas da frente da Catedral. Eles não podem ser os apóstolos preferidos de Niemeyer simplesmente pq não são Apóstolos, não todos. São Evangelistas como o próprio nome diz. Foram sim os responsáveis por perpetuar os ensinamentos de Cristo conforme vc coloca na segunda explicação.

    Dos quatro, apenas dois foram apóstolos: Mateus e João. Lucas e Marcos possivelmente eram muito jovens quando Jesus viveu sua missão, dos 30 aos 33 anos. O que não desmerece os seus Evangelhos, é claro. Acredita-se que Lucas, por exemplo, era médico e descreveu como ninguém toda a crucificação de Jesus, com detalhes que apenas quem está acostumado a lidar com o corpo humano pode descrever.

    Uma curiosidade não citada é o motivo de João ser o único posicionado de um lado diferente dos demais. Mateus, Marcos e Lucas formam o que nós, católicos, chamamos de Evangelhos Sinóticos. Eles possuem uma certa semelhança na forma como foram escritos <a href="http://(http://blog.cancaonova.com/hpv/o-que-sao-os-evangelhos-sinoticos/)” target=”_blank”>(http://blog.cancaonova.com/hpv/o-que-sao-os-evangelhos-sinoticos/). João, é o único Evangelista fora dessa semelhança fazendo com que o seu Evangelho seja único. Isso é visto até na liturgia da Igreja Católica como um todo. A cada ano litúrgico, um dos três evangelhos sinóticos é proclamado durante as missas. 2015 é o ano de São Marcos. O Evangelho de João é usado em missas de datas especiais todos os anos.

    Meu comentário pode parecer bobagem para a maioria das pessoas. Mas, a Catedral não é somente um monumento da Capital Federal. Ela é, em primeiro lugar, parte da Igreja Católica, a Igreja Matriz de toda a Arquidiocese de Brasília. O que torna esse simbolismo todo extremamente importante pra quem vive essa fé.

    Perdoe-me a intromissão! E parabéns pelo seu trabalho!

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    14 dez, 2015

    Olá, Ruth!

    Agradeço imensamente pelos elogios e informação tão precisa, em meu nome e em nome da Anna! Nós também não nascemos aqui, mas adotamos a cidade como nossa e a amamos muito. 🙂

    Abraços e mais uma vez obrigado por complementar o post com informações tão valiosas.

    Responder

  13. Adonnay gadel
    21 fevereiro 2016

    A catedral é uma obra única, sempre que posso dou um pulo lá, não me canso. Como grande adimirador do monumento um dos meus lugares preferidos é a capelinha que fica abaixo do altar e o batistério que fica no final do túnel ao lado da obra Pietá, outro canto esplêndido do templo.

    Responder

  14. luiz bueno
    18 abril 2016

    Nas informações sobre a catedral há um erro:
    As estátuas são dos evangelistas – Mateus, Marcos e Lucas de um lado (são os Evangelhos Sinópticos) e João, sozinho, do outro (o principal evangelho).
    É errado chamá-los apóstolos (Mateus e João o foram; Lucas e Marcos não) como no início do texto ou profetas (como no corpo do texto).
    Desculpe-me pela intromissão. Espero ter ajudado a precisar a informação.
    Luiz

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    21 abr, 2016

    Olá Luiz!
    Muito obrigada pela correção.
    Bjs, Anna

    Responder

Pingbacks & Trackbacks & Tweetbacks

Curiosidades da bela Catedral de Brasília – Em Brasília 19:00 Horas

[…] mais no link http://www.nosnomundo.com.br/2012/04/detalhes-e-curiosidades-da-bela-catedral-de-brasilia/ […]

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.