Visto eletrônico para o México: facilidade, praticidade e rapidez

pt-br

Desde meados de 2010, estrangeiros que possuam o visto americano podem ingressar no México, seja para turismo ou negócios, sem necessidade do visto tradicional. Para tanto, basta a apresentação do visto americano e de passaporte com validade mínima de 6 meses.

Ainda em 2010 as autoridades mexicanas facilitaram ainda mais o acesso de turistas brasileiros ao México, com a criação do visto eletrônio (SAE – Sistema de Autorização Eletrônica), visando abocanhar o crescente número de brasileiros que viajam ao exterior.

Com o visto eletrônico não há burocracia. Nada de filas, taxas ou apresentação de documentos. Basta acessar o site do INM – Instituto Nacional de Migracion Mexicano, preencher o formulário com dados pessoais, informações sobre o passaporte (número, data de emissão e expiração), dados da viagem (motivo, data e duração da viagem), além de informações adicionais como religião, profissão, existência de antecedentes criminais e se já visitou anteriormente o país ou se já foi expulso de lá.

O preenchimento dos dados é todo feito on line e a autorização é concedida na hora. Basta imprimir.

Visto eletrônico mexicano

Detalhes importantes:

- O visto eletrônico não dispensa a apresentação de passaporte, que deve ter validade mínima de 6 meses

- O visto eletrônico só é válido para ingresso no México por via aérea. No caso de ingresso no país por via terrestre ou marítima é necessária a obtenção do visto tradicional.

- Somente é possível a apresentação visto ou autorização eletrônica em voos de companhias aéreas que operem com o sistema de autorização eletrônica. Segundo informações do Consulado Mexicano, atualmente, as companhias Aeroméxico, Copa, Taca, LAN, TAM e Avianca operam o sistema de autorização eletrônica. Convém, contudo, sempre confirmar a informação após a compra da passagem aérea.

- A autorização eletrônica é válida por 30 dias após a sua emissão. Recomenda-se solicitar a autorização próximo à data da viagem, pois a data do voo deve coincidir com a duração da autorização

- Cada viagem ao México exige a apresentação de uma autorização eletrônica (SAE).

- Quem tem visto americano válido não precisa solicitar o visto eletrônico (SAE).

Como funciona na prática

Viajamos para o México com a Copa Airlines. Saímos de Brasília, fizemos conexão no Panamá e depois seguimos para Cancun.

Logo no check in em Brasília foi solicitada a apresentação do passaporte e da autorização eletrônica, oportunidade em que todos os dados foram devidamente conferidos.

No Panamá, antes de embarcamos com destino a Cancun, tivemos que apresentar novamente o passaporte e a autorização eletrônica.

Ao desembarcarmos em Cancun, passamos pela imigração e novamente apresentamos os mesmos documentos.

Em resumo, o visto eletrônico facilita bastante a vida de todos os viajantes.

* As informações deste post acerca do visto eletrônico foram obtidas junto aos sites do Consulado General de México en São Paulo e do Instituto Nacional de Migracion.

  1. olá ana bom dia aqui no méxico?

    finalmente estou no méxico e cheguei no dia 20 as 18;00hs por aqui, nao tive nenhum problema no panama e tmbem quando cheguei na cidade do méxico, todos nos recebem muito bem, nao me pediram a carteira de vacinação no panama,agora estou em puerto vallarta, aqui é realmente muito bonito, fui a guadalajara poruma carreteira muito bem conservada e muito bem sinalizada por sinal, aqui as coisas são mais o menos o mesmo preço do brasil, o que é um pouco esquisito que tudo aqui tem pimento e em todos os lugares quando se vai comer te ponhe muitas tortilhas que fazem tacos. mais quem pretende viajar para o mexico pode ficar tranquilo que nao tem nehum rigor, abraços para todos que compartilha com nós.

  2. Hola Ana Barbara! Mi nombro es Gabriela y soy mexicana, vivo en Puerto Vallarta y quiero agradecer todos los comentarios que puedo ver hacia mi bello mexico, tienes mucha razon los tacos al pastor son deliciosos y Mexico tiene lugare maravillosos que ver sin olvidar la gran calidez que caracteriza al pueblco mexicano.
    Sean bienvenidos, abrazos para todos los brasileiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>