Visto eletrônico para o México: facilidade, praticidade e rapidez

Desde meados de 2010, estrangeiros que possuam o visto americano podem ingressar no México, seja para turismo ou negócios, sem necessidade do visto tradicional. Para tanto, basta a apresentação do visto americano e de passaporte com validade mínima de 6 meses.

Ainda em 2010 as autoridades mexicanas facilitaram ainda mais o acesso de turistas brasileiros ao México, com a criação do visto eletrônio (SAE – Sistema de Autorização Eletrônica), visando abocanhar o crescente número de brasileiros que viajam ao exterior.

Com o visto eletrônico não há burocracia. Nada de filas, taxas ou apresentação de documentos. Basta acessar o site do INM – Instituto Nacional de Migracion Mexicano, preencher o formulário com dados pessoais, informações sobre o passaporte (número, data de emissão e expiração), dados da viagem (motivo, data e duração da viagem), além de informações adicionais como religião, profissão, existência de antecedentes criminais e se já visitou anteriormente o país ou se já foi expulso de lá.

O preenchimento dos dados é todo feito on line e a autorização é concedida na hora. Basta imprimir.

Visto eletrônico mexicano

Detalhes importantes:

– O visto eletrônico não dispensa a apresentação de passaporte, que deve ter validade mínima de 6 meses

– O visto eletrônico só é válido para ingresso no México por via aérea. No caso de ingresso no país por via terrestre ou marítima é necessária a obtenção do visto tradicional.

– Somente é possível a apresentação visto ou autorização eletrônica em voos de companhias aéreas que operem com o sistema de autorização eletrônica. Segundo informações do Consulado Mexicano, atualmente, as companhias Aeroméxico, Copa, Taca, LAN, TAM e Avianca operam o sistema de autorização eletrônica. Convém, contudo, sempre confirmar a informação após a compra da passagem aérea.

– A autorização eletrônica é válida por 30 dias após a sua emissão. Recomenda-se solicitar a autorização próximo à data da viagem, pois a data do voo deve coincidir com a duração da autorização

– Cada viagem ao México exige a apresentação de uma autorização eletrônica (SAE).

– Quem tem visto americano válido não precisa solicitar o visto eletrônico (SAE).

Como funciona na prática

Viajamos para o México com a Copa Airlines. Saímos de Brasília, fizemos conexão no Panamá e depois seguimos para Cancun.

Logo no check in em Brasília foi solicitada a apresentação do passaporte e da autorização eletrônica, oportunidade em que todos os dados foram devidamente conferidos.

No Panamá, antes de embarcamos com destino a Cancun, tivemos que apresentar novamente o passaporte e a autorização eletrônica.

Ao desembarcarmos em Cancun, passamos pela imigração e novamente apresentamos os mesmos documentos.

Em resumo, o visto eletrônico facilita bastante a vida de todos os viajantes.

* As informações deste post acerca do visto eletrônico foram obtidas junto aos sites do Consulado General de México en São Paulo e do Instituto Nacional de Migracion.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.