Um passeio por Kampong Glam: o bairro árabe de Singapura

Singapura é um país multicultural. Ali diversas religiões, raças e línguas convivem harmonicamente. Chineses, indianos e malaios são a maioria e, por isso, não é de se estranhar a existência de bairros com construções, lojas e restaurantes bem representativos de cada cultura. É o caso de Chinatown, Little India e Kampong Glam.

Kampong Glam é o bairro da comunidade malaia e mulçumana, também conhecido como distrito árabe.

A área foi entregue ao Sultão Hussein Shah como parte do tratado afirmado com a British East India Company que transferiu o domínio de Singapura aos britânicos em 1819. Em 1822, Stamford  Raffles, considerado o fundador da Singapura moderna, apresentou um plano urbanístico para remodelar cidade (raffles town plan), separando áreas específicas para diferentes grupos étnicos.

O Sultão e sua família passaram a residir em Kampong Glam, no Palácio Istana Kampong Glam. Logo em seguida foi contruída a mesquita do sultão (Sultan Mosque – Masjid Sultan) e vários comerciantes árabes se instalaram na região.

Uma sugestão de passeio é começar pela Arab Street, onde os vários comércios de tapetes e tecidos já proporcionam uma imersão na cultura árabe.

Arab StreetArab Street

Na esquina da Arab Street com a North Bridge Road já é possível avistar a mesquita Masjid Sultan com seu grande domo dourado.

Sultan Mosque Sultan MosqueArab Street Arab Street

A mesquita original foi construída em 1826, mas foi remodelada em 1924, apresentando hoje arquitetura com elementos turcos, mouros e indianos.

Turistas podem visitar a mesquita. Porém, é necessário trajar blusa de manga comprida e calça ou saia longa, em sinal de respeito. Vá com calçado fácil de tirar e colocar, pois é necessário tirá-lo antes de entrar no templo.

Depois de visitar a mesquita, caminhe pelas lojas do Bussorah Mall, uma rua exclusiva para pedestres onde há várias lojinhas, cafés e restaurantes. Ali é possível tirar lindas fotografias da mesquita e também apreciar os detalhes da arquitetura árabe.

Arab StreetArab StreetArab Street

Ao chegar na Baghdad Street aproveite para tomar um chá ou café tradicional. Doces e comidas típicas também não faltam por ali, como, aliás, ocorre em todo o distrito árabe.

De lá, siga para a Kandahar Street e termine o passeio avistando, mesmo que de longe, o Palácio Istana Kampong Glam. O Palácio, que serviu de residência para o Sultão, foi transformado no Malay Heritage Center e, atualmente, está fechado para reformas. A ideia é que funcione como um museu da cultura malaia.


View larger map

Para dicas de compras e restaurante, recomendamos o guia Celebrating the City: Kampong Glam, elaborado pelo Singapore Tourism Board em parceria com o Malay Heritage Center. O site Singapore Vacation and Attractions Guide também traz boas referências e dicas.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.