Cancun e Riviera Maia: 10 motivos para conhecer e se apaixonar

Cancun dispensa apresentações. O balneário é sinônimo de mega-hotéis, praias de areia branca e muita diversão, seja durante o dia, com passeios de lancha, parasail (voo em um paraquedas puxado por uma lancha), mergulhos e vários parques aquáticos como X-caret, Xel-Ha, seja à noite, com vários restaurantes e baladas animadas.

A Península de Yucatan, mais conhecida como Riviera Maia, é uma faixa de cerca de 120 km de praias que vai de Puerto Morelos a Punta Allen. Playa del Carmen é a cidade mais conhecida da Riveira Maia. Contudo, Tulum e outras pequenas praias vêm atraindo cada vez mais aqueles que buscam um clima mais intimista e menos americanizado, completamente diferente de Cancun. Ali predominam os hotéis boutique, restaurantes sofisticados e baladinhas para maiores de 30. Tudo no melhor estilo low profile.

Seja em Cancun ou na Riveira Maia, são tantos os atrativos que é impossível não se apaixonar. E agora chegar lá ficou mais fácil ainda: além de as companhias aéreas oferecerem grandes descontos, a novidade é que os turistas brasileiros não precisam mais de visto (apenas de uma autorização).

Listamos aqui alguns bons motivos para arrumar as malas e partir para lá.

1 – Aproveitar o mar do Caribe e sua água azul-turquesa

As águas do Caribe mexicano são incrivelmente azuis e, mais que isso, extremamente convidativas…

Playa del Carmen

Playa del Carmen

2 – Curtir a vida boa dos megaresorts de Cancun ou dos hotéis boutique da Riveira Maia

Seja qual for o gosto do freguês, há sempre uma opção que agrada.

De megaresorts a hotéis boutique com direito a atendimento personalizado e toda sofisticação, inclusive amenities da Bulgari (é o caso do Mosquito Beach).

De hotéis para família com direito a vários recreadores a hotéis adults only, que inclui na diária passeios de catamarã para o casal assistir o pôr do sol velejando (é o caso do Zoetry Paraiso de la Bonita).

De hotéis com vista para o mar a hotéis literalmente na areia, como grande parte dos hotéis em Tulum (Coqui Coqui, Be Tulum, Casa Violeta…).

De hotéis all inclusive a hotéis com serviço tradicional.

Enfim, a variedade é enorme.

3 – Visitar incríveis sítios arqueológicos

As belas ruínas de Tulum, Chichen Itza, Coba, Uxmal são de deixar qualquer um boquiaberto e intigrado. Ali é possível entrar no mundo dos povos maias e toltecas que habitavam a região e construíram enormes pirâmides sem a utilização de qualquer ferramenta.

Playa del CarmenChichen Itza

Tulum e Chichen Itza

4 – Mergulhar em Cozumel e descobrir os encantos da segunda maior barreira de coral do mundo

Descobrir os segredos e encantos da segunda maior barreira de coral do mundo é o sonho de qualquer mergulhador, seja ele iniciante ou não.

5 – Nadar em um cenote

Basta seguir de carro pela Península de Yucatan para avistar várias placas indicando a entrada de cenotes.

Os cenotes são poços naturais onde a água fica acumulada em razão dos rios subterrâneos. Tais lugares eram considerados sagrados pelos povos maias, pois eram a ligação entre o mundo terreno e o infra-mundo. Ali aconteciam rituais e até sacrifícios.

Hoje é possível entrar e mergulhar nos cenotes. A experiência é única! Mesmo estando os cenotes muitas vezes lotados…

Cenote Ik Kil

Cenote Ik-Kil

6 – Curtir a noitada de Cancun e Playa del Carmen

Tanto em Cancun como em Playa del Carmen a noite não tem hora para acabar. O Coco Bongo é a balada mais famosa e também a mais turística. Tem vários pocket shows e duas sedes, uma em Cancun e outra em Playa. Mas existem várias outras mais…

Playa del Carmen

Mandala Night Club em Playa del Carmen

7 – Nadar com as tartarugas gigantes de Akumal

Akumal é uma cidadezinha praiana, que funciona como área de proteção às tartarugas gigantes. Bastar pegar o snorkel para ver as enormes tartarugas a poucos metros da praia.

8 – Deliciar-se com o tempero mexicano

A culinária mexicana é picante, caliente, colorida e diversificada, assim como o povo mexicano. Guacamole, Fajitas, Nachos, Mole Poblano (molho com vários tipos de pimenta, nozes e chocolate do estado de Puebla)…. tudo é delicioso! E você pode saboreá-los ao som dos mariachis. Ou não… você escolhe!

Playa del Carmen

Restaurante OM em Tulum

9 – Descansar em praias paradisíacas e quase desertas

Sim, isso é possível! A poucos quilômetros da movimentada cidade de Cancun é possível encontrar praias cinematográficas e quase desertas.

Akumal

Akumal

10 – Degustar (muita) tequila e mezcal

A tequila é bebida nacional mexicana. O mezcal não é tão famoso, mas é também produzido a partir do agave, uma espécie de cacto, assim como a tequila. A diferença é que o mezcal tem maior teor alcoólico e um sabor “defumado”. Tem que experimentar! Nem que seja as doses distribuídas gratuitamente aos turistas na Tequilerias ou mesmo uma margarita…

Playa del Carmen

Restaurante Costa Brava em Cozumel

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.