Canal do Panamá: informações e dicas para aproveitar o passeio

Visitar o Panamá e não conhecer o Canal do Panamá é quase uma heresia.

No pequeno país, o canal que faz a ligação entre os Oceanos Atlântico e Pacífico é o grande símbolo e orgulho da nação.

O motorista que nos levou até o canal falava efusivamente da obra de engenharia e fez questão de nos contar um pouco da história do canal.

A construção do canal foi iniciada em 1880 e somente foi concluída mais de 30 anos depois. A ideia desde o início foi bastante ousada. Afinal, tratava-se de dividir o continente e unir os dois oceanos. A construção do canal teve iniciativa francesa, mas logo fracassou por conta de dificuldade práticas como o clima e doenças tropicais. Os Estados Unidos, interessados no potencial comercial e mesmo militar do canal, por conta de sua localização estratégica, deram prosseguimento à obra. O canal foi concluído em 1914. Eclusas, um espécie de elevadores para navios, foram construídas a fim de transpor a diferença do nível de água dos dois oceanos.

Desde o ano 2000 o canal é administrado pelo Panamá, rendendo, assim, receitas que patrocinam a modernização do país e do próprio canal.

É inegável, portanto, a grande importância histórica e financeira do canal para o país. Por conta disso, o Centro de Visitantes de Miraflores, onde é possível avistar a eclusa de Miraflores e o sobe e desce dos navios, é destino certo de turistas que visitam a Cidade do Panamá.

Canal do Panamá

Confesso, contudo, que não achamos a visita ao canal tão empolgante quanto imaginávamos.

Talvez porque não assistimos ao vídeo nem visitamos o museu que conta a história da construção do canal. Talvez porque os locais com vista mais privilegiada da eclusa estavam abarrotados de turistas que se apertavam para ver o sobe e desce dos navios. Talvez porque foi difícil driblar o calor excessivo que fazia. Talvez porque faltou um pouco de marketing para tornar o passeio mais interessante, a estilo do que é (bem) feito na Usina Hidroelétrica de Itaipu em Foz do Iguaçu/ PR ou na Usina Hidroelétrica Hoover Dam (Nevada, Estados Unidos), onde as obras são apresentadas ao público de forma didática e interessante. Talvez ainda porque fomos com uma expectativa muito alta…

Canal do Panamá

Canal do Panamá

Mesmo assim, recomendo fazer o passeio, sobretudo pela sua importância histórica, econômica e social.

O que faria diferente?

Combinaria a visita ao canal com um passeio de helicóptero para ver a ligação dos dois oceanos do alto – e em grande estilo. As empresas HeliAncon e Panamá Tours, por exemplo, prestam esse tipo de serviço. As fotos e os vídeos são bem tentadores! Registro, contudo, que não conheço as empresas citadas e, por isso, recomendo adotar as cautelas de praxe antes de contratar os serviços.

Canal do Panamá - Reprodução

Foto: Reprodução. http://heli-ancon.com/en/destinations/8-canal-tour

Outra opção seria fazer um passeio de barco navegando pelo canal. Diversas empresas oferecem o serviço, como, por exemplo, a Panama Canal Tours, a Panama Yacht Tours e a Canal & Bay Tours. Nesses passeios é possível percorrer todos os 80 km do canal ou, se preferir, apenas um trecho. O tour parcial dura cerca de 4h30 e tem custo médio de USD 115. Já o tour completo tem duração aproximada de 9h e custo médio de USD 165 por pessoa.

Canal do Panamá

Foto: Reprodução. www.pmatours.net/pacific-queen/gallery/panama-canal-tour.htm

Para quem curte ecoturismo, dá ainda para fazer caiaque e rafting pelo rio Chagres, além de trilhas pelo Parque Soberania ou um passeio de teleférico no Gamboa Resort. Leia mais detalhes aqui, aqui e aqui.

Informações importantes:

O Centro de Visitantes de Miraflores, local onde os turistas visitam o canal, fica cerca de 25 km do centro da Cidade do Panamá.

Para chegar até lá, o melhor é ir de carro. É comum combinar com o taxista um valor fixo para levar e buscar no canal, ficando lá aguardando. O preço em média é de USD 25. Nós, particularmente, fechamos com o motorista um city tour de cerca de 8h por USD 90, para ele ficar a nossa disposição. Os detalhes desse city tour vou escrever em outro post.

O ingresso completo, com direito a assistir o vídeo e visitar o museu, custa USD 8 para adultos não residentes no país. Crianças e estudantes pagam USD 5. O ingresso sem acesso às exibições custa, respectivamente, USD 5 e USD 3.

Canal do Panamá

O funcionamento do Centro de Visitantes de Miraflores é diário de 9h às 17h.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Comentários

  1. 26 março 2012

    Oi Anna, estive no Canal do Panamá em junho do ano passado e gostei bastante. Estive no museu e assisti sim ao vídeo, que é bem interessante, mostra as milhares de pessoas que morreram pra fazer tal coisa gigantesca. O museu também tem os peixes que vivem no canal, os itens usados na construção e réplicas que mostram todo o caminho até Colon. Sem contar a cabine de um navio que você se sente atravessando o Canal e não pode "bater" nas paredes. Bem interessante! Mas queria o helicóptero também, acabei de ver lá que você também não foi, né? Quem sabe na próxima?
    Segue o link com meu relato http://essemundoenosso.com.br/2011/06/15/o-canal-
    Abraços,
    Rafa

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    26 mar, 2012

    Oi Rafael!!
    Li e gostei bastante do seu texto sobre o Canal do Panamá!!
    Bom saber que vc curtiu o vídeo sobre a construção do canal e tb a visita ao museu!!! Obrigada pela dica!!!
    Tb fiquei com vontade de fazer o passeio de helicóptero!! Certamente na próxima!! Rsrs
    Bjs, Anna

    Responder

    Rafael Carvalho Respondeu:
    26 mar, 2012

    Hahaha vamos sim já juntando dinheiro para a próxima! bjs

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    26 mar, 2012

    Com certeza!!!
    Bjs, Anna

  2. Julia
    1 abril 2012

    Muito úteis as informações! Vocês sabem qual é o melhor horário para visitar o canal?

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    1 abr, 2012

    Olá Julia!
    Obrigada pelo elogio!
    Não sei dizer se existe um melhor horário para visitar o canal. Imagino que seja sempre cheio por conta de sua importância.
    O bom é dar sorte de chegar ao Centro de Visitante quando há um navio passando na eclusa…
    Bjs, Anna

    Responder

  3. 4 abril 2012

    Eu também fui no Canal e adorei! Como o Rafael, eu vi o video e o museu e foi muito interessante.
    Acho que tem sempre navios ou barcos passando ali, quando estava lá passaram 4 (dois de cada lado). Fui no fim de maio e chovia todo dia depois das 14h, então, nessa época, o melhor horário é pela manhã. Eu gostaria de passar no canal de barco. 🙂
    Nós estavamos esperando um taxi passar, mas uma senhora simpática nos ofereceu carona até o centro de visitantes. Ela passou por dentro de um bairro chamado Clayton, onde a filha dela estava fazendo natação, que era a antiga base americana, e continua com os mesmo prédios e estrutura. Foi bacana conhecer.

    Responder

  4. 9 abril 2012

    Olá Karine!
    Obrigada pelas dicas!! 😉
    Acho que o melhor é mesmo assistir ao vídeo e visitar o museu antes de observar os navios na eclusa…. Pelo que percebi, vc e o Rafael gostaram e recomendam!
    Que sorte ter encontrado essa senhora que ofereceu carona, hein?!!
    Nós tb entramos rapidamente nesse bairro para comer um sanduíche, por indicação do nosso motorista. Tb achei interessante a estrutura e os prédios da base americana!
    Bjs, Anna

    Responder

  5. Adriane
    20 abril 2013

    Oi adorei as dicas! Mas gostaria de saber se este passeio a Mira Flores demora quanto tempo, estou indo para Miami, vou fazer cruzeiros de 20 dias, o navio vai passar no Panama, sera que vai dar tempo para fazer alguma coisa o que vc acha ?

    Responder

  6. 22 abril 2013

    Olá Adriane!
    Para ir do aeroporto Tocumen até o Canal do Panamá, gasta-se em torno de 40 minutos, se o trânsito estiver bom.
    Dê uma olhada neste post aqui: http://www.nosnomundo.com.br/2012/08/o-que-fazer-
    Bjs, Anna

    Responder

  7. Jamil
    5 junho 2013

    Oi, Anna…boas dicas, curti mesmo!
    Normalmente se lê coisas muito tendencionistas, preconceituosas sobre a Am. Latina – e não foi o caso agora.
    Vou ao Panamá e Costa Rica em julho.
    Até mais

    Responder

  8. 6 junho 2013

    Olá Jamil!
    Que ótimo! Fico feliz com o elogio!
    Depois volte para contar como foi a viagem!!
    Bjs, Anna

    Responder

  9. josé marques
    12 junho 2013

    Alguém sabe o valor dos passeios de helicóptero? e quais praias bonitas devo conhecer, pois só terei 4 dias?

    Responder

  10. Claudio Eymael
    14 dezembro 2013

    Desde minha infância, quando li num livro da escola, não sei se de história ou geografia, fiquei fascinado pelo canal, e em outubro deste ano visitei o canal, isto depois de 55 anos.
    Achei incrível, mas passei pouco tempo, menos de uma hora, pois aproveitei uma escala. Recomendo a todos que forem ao Panama esta visita.

    Cláudio Eymael

    Responder

    Cláudio Eymae Respondeu:
    14 dez, 2013

    Ok autorizado

    Cláudio Eymael

    Responder

    Viajante Respondeu:
    31 maio, 2018

    Oi sua escala foi de quanto tempo? Pois uma escala de 4 horas será possível ir ver pelo menos um pouco e voltar para o aeroporto. ?

    Responder

  11. 5 fevereiro 2014

    Olá Claudio!
    É legal mesmo, ne?! Valeu pelo feedback!!
    Bjs, Anna

    Responder

  12. Mauricio Xavier
    4 agosto 2015

    O Horário do canal é até Às 16:30, mas atenção que a bilheteira poderá fechar por volta das 16, se houver muita gente. Recomendo não ir em cima da hora.
    Recomendo também que passem pelo restaurante no andar de cima com terraço, onde se pode disfrutar da vista do canal com ao sabor de um "drink" ou degustando uma bela refeição.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    4 ago, 2015

    Olá Mauricio!
    Valeu pelas dicas do horário da bilheteria e do restaurante!
    Não cheguei a ir no restaurante..
    Bjs, Anna.

    Responder

  13. Mauricio Xavier
    4 agosto 2015

    Ninguem aqui mencionou, mas o centro de visitas em Miraflores tem um restaurante no topo, com um excelente terraço onde se pode deliciar com a otima comida ou bebidas que por lá servem e assistir à passagem dos navios.
    Tem a vantagem de estar aberto às 22:30, e não haver tanta confusão para ver os navios. No entanto aconselho reservar com antecedência e pedir logo uma mesa no terraço. Para alem disso os Panamianos me contaram que os navios mais bonitos passam depois das 18 horas. Eu soube disso porque estou aqui em trabalho e não dá para ir durante o dia. Assim pude ir visitar o canal ao fim da tarde. Claro que vir ao restaurante não dá acesso ao museu nem a ver o filme.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    4 ago, 2015

    Olá Mauricio!
    Obrigada pelas dicas!!! 😀
    Bjs, Anna

    Responder

  14. Carol
    30 julho 2016

    Quanto tempo se gasta , em média , para se fazer um bom passeio?
    O período da manhã é suficiente?

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    7 set, 2016

    Olá Carol!
    Para visitar o museu, assistir o vídeo e ver o navio passando pela eclusa vc demorará em torno de 1h30 a 2h, sem o deslocamento até lá.
    Bjs, Anna

    Responder

Pingbacks & Trackbacks & Tweetbacks

Dicas: Panamá « Trip Feeling

[…] Nós no Mundo – Aqui também dicas para quem vai fazer uma conexão longa no Panamá e quer conhecer a cidade em um dia. Também tem um post com dicas detalhadas sobre o Canal do Panamá. […]

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.