A experiência de voar na executiva da Copa Airlines

pt-br

A viagem não foi programada. Tudo aconteceu meio que por acaso.

Certo dia resolvi procurar passagens áreas com boas tarifas e encontrei passagens da Copa Airlines na tarifa Executiva Promo para Cancun/México com bons preços, tanto na ida como na volta. Resolvemos então fazer a extravagância e bilhetamos a viagem na executiva.

Voando Copa Airlines

O Check in

Embarcamos pelo aeroporto de Brasília. Havia um guichê específico para passageiros da classe executiva, mas a atendente estava ocupada com outros afazeres… Na volta, no aeroporto de Cancun, aconteceu o mesmo. Em ambos os casos, tivemos que aguardar atendimento na fila comum. A fila especial de check in, divulgada com um dos benefícios da classe executiva, não funcionou muito bem…

O voo

No trajeto de Brasília à Cidade do Panamá, com duração de 5h40, voamos no Boeing 737-700.

A classe executiva é composta por 3 filas de 2 assentos, totalizando 12 lugares. Os assentos são em couro e têm como grande vantagem o espaço frontal e lateral. A distância entre os bancos é bem superior aos dos assentos comuns da classe econômica. Ali é possível se mexer. Mesmo assim, não espere um assento que fique totalmente reclinado na horizontal. O encosto da cadeira reclina pouco e não é dá para ficar com as pernas completamente esticadas.

Diferença dos assentos da classe executiva e da econômica da Copa AirlinesAssento da classe executiva Copa AirlinesClasse executiva da Copa Airlines Assento da classe executiva da  Copa AirlinesClasse executiva da Copa Airlines

O atendimento dos comissários de bordo superou as expectativas. A aeromoça passava de poltrona em poltrona se apresentando e anotando os pedidos das refeições, chamando, inclusive, os passageiros pelo nome (ou melhor sobrenome, Mister Fulano…).

Há um cardápio que informa as refeições e as bebida alcoólicas disponíveis durante o voo. Uísque, cerveja, rum, conhaque, gim, vinho tinto e branco, espumante, sucos e refrigerantes são as opções.

No voo Brasília-Panamá foram servidas duas refeições: o café da manhã, logo após a decolagem, e um lanche, quase na chegada.

O café da manhã incluía frutas, iogurte, cereais, pão acompanhado de manteiga ou geléia, bem como uma opção quente à escolha do passageiro: torta de ovo com queijo gouda e presunto ou french toast (rabanada) com maple syrup.

Café da manhã da classe executiva na Copa AirlinesCafé da manhã na executiva da Copa Airlines

Para o lanche, foram servidos frutas e frios.

Lanche na executiva da Copa Airlines

A comida estava boa, mas nada memorável. Era aquele padrão de avião…

Foram distribuídos kits com itens de higiene pessoal, máscara de dormir, meia e tampão de ouvido. Também havia disponível travesseiro e manta.

Voando Copa Airlines

O trajeto da Cidade do Panamá- Cancun, com tempo de voo de 2h, também foi feito em  Boeing 737-700. No voo foi servido almoço, mas, nesse caso, não havia opção de escolha. O prato era arroz, vagem e presunto defumado, além de uma saladinha e uma sobremesa de sabor não identificado.

Almoço na executiva da Copa Airlines

Na volta, os trajetos Cancun-Panamá e Panamá-Brasília foram em aeronaves Boeing 737-800. Não notei muita diferença entre as aeronaves 737-700 e 737-800, à exceção da quantidade de lugares na executiva. Enquanto na primeira são 12 lugares, na segunda há 16 lugares.

No primeiro trecho foi servido café da manhã, com as mesmas opções do voo Brasília/Panamá. Já no segundo trecho, que foi no período noturno, depois de um conexão de cerca de 8h no Panamá, foi servido jantar e um lanche, além de salgadinho de aperitivo. O jantar foi creme de milho acompanhado de salada, além um prato principal a escolher entre o peixe com molho de maracujá e arroz de coco ou pasta com legumes.

Jantar na classe executiva da Copa AirlinesJantar na executiva da Copa Airlines

Todos os voos decolaram pontualmente. Só tivemos problemas com atrasos na ida, ao chegar na Cidade do Panamá, porque o finger onde a aeronave iria estacionar estava ocupado. Ficamos em solo por cerca de 30 minutos aguardando a liberação.

Entretenimento

A grande crítica ao voo da Copa diz respeito ao entretenimento, praticamente inexistente.

Em nenhuma das aeronaves havia TV individual, o que é um pecado! Apenas TVs compartilhadas que permaneceram desligadas quase todo tempo. Só no voo Brasília/Panamá foi exibido um único filme.

TV compartilhada na executiva da Copa Airlines

Conexão no Panamá

Devido à estratégica localização geográfica do Panamá, de lá a possível fazer conexões para o Caribe, América Central, do Sul, México, Estados Unidos e Canadá. A vantagem do Hub das Américas é a possibilidade de fazer conexões rápidas sem necessidade de passar pela alfândega ou imigração. Por conta disso, é possível fazer tranquilamente conexões de uma hora.

Em conexões mais longas, dá para visitar as várias lojinhas do aeroporto da Cidade do Panamá, onde você encontrará perfumes, cosméticos e eletrônicos. Dá até para sair e fazer um rápido city tour pela capital panamenha…

Aeroporto do Panamá Aeroporto do Panamá Aeroporto do Panamá Aeroporto do Panamá

Malas

Passageiros da classe executiva têm direito a levar 2 bagagens, cada uma com 32kg, além de uma bagagem de mão de 10kg. A bagagem é enviada diretamente ao destino final.

Um dos benefícios é a prioridade na hora de despachar e receber as malas. Até que funcionou bem.

Sala VIP

Todos os passageiros da executiva têm acesso às salas VIP Copa Clubs e United Clubs.

A sala VIP da Copa no aeroporto da Cidade do Panamá tem espaço amplo, mas mesmo assim costuma ficar bem cheia. Há cadeiras confortáveis, wi-fi, TVs, computadores e um pequeno espaço voltado para crianças, com brinquedos e filmes infantis. Fica o registro de que a internet wi-fi não funciona muito bem.

Sala VIP da Copa Airlines no aeroporto do PanamáSala VIP da Copa Airlines na Cidade do Panamá Sala VIP da Copa Airlines no aeroporto do Panamá

Há à disposição dos passageiros bebidas – alcoólicas ou não – e comidas. O consumo é self service e ilimitado. A diversidade de bebidas agradou bastante. Já a de comida deixou a desejar. Na ida havia bagel, cereais, frutas, além de biscoitos e barras de cereais. Na volta, só biscoitos e cereias.

A sala VIP em Cancun tem um espaço reduzidíssimo. Apenas agradou pela tranquilidade e variedade de revistas.

Sala VIP da Copa Airlines no aeroporto de CancunSala VIP da Copa Airlines no aeroporto de Cancun Sala VIP da Copa Airlines no aeroporto de Cancun

Já em Brasília nem sala vip da Copa tem…

Conclusão

No geral, a classe executiva da Copa é boa. O espaço entre as poltronas e o atendimento dos funcionários agradou. A decepção, contudo, ficou por conta da quase ausência de entretenimento.

Não espere o conforto das grandes companhia áereas europeias ou asiáticas, até porque o preço da Copa é bem inferior.

Considerando o preço e o relativo conforto, voaríamos novamente pela Copa. Isso sem contar que a companhia tem conseguido descentralizar os voos do caótico aeroporto de Guarulhos (SP), fazendo voos diretos de várias cidades brasileiras para a Cidade do Panamá, o que implica, na maioria dos casos, redução do tempo de viagem.

* Texto publicado no site Melhores Destinos em 31/01/2012.

    • Olá!
      De fato, a executiva da Copa não é de encher os olhos…
      Mas, em voos longos, a possibilidade de movimentar as pernas é uma grande vantagem.
      Acho que vale a pena pagar um pouquinho a mais pelo espaço quando a diferença de preços entre a executiva e econômica não é muito grande, o que ocorre, em geral, com a tarifa executiva promo. Tem que ir sabendo, porém, o que esperar. E, sem dúvida, falta a cereja do bolo…
      Bjs, Anna

  1. Vocês falando que não acharam nada demais, pois eu fiquei com os olhos cheios sim! Sou adepto da econômica para sobrar dindin pra viagem, então qualquer suquinho diferente já faz minha felicidade hahahah! bjs, Rafa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>