Walking tour gratuito na Cidade do México

O Centro Histórico da Cidade do México é um lugar rico em história. Ali era o centro do Império Azteca. Ocorre que com a chegada dos colonizadores espanhóis, a cidade asteca de Tenochtitlán foi completamente destruída e, em cima das ruínas, foram erguidas construições espanholas, que permanecem até hoje, como símbolo do triunfo dos conquistadores.

Para conhecer toda a área do centro histórico da Cidade do México, a melhor opção é uma caminhada guiada.

O walking tour começa em frente ao Hostel Catedral, na rua Republica de Guatemala n. 4, exatamente atrás da Catedral Metropolitana da Cidade do México.

Centro Histórico

De lá, segue-se por ruas movimentadas até o imponente Palacio de Bellas Artes, onde se nota a presença de elementos clássicos e pré-colombianos, que bem demonstram o sincretismo cultural do povo mexicano.

Centro Histórico Interior do Palácio de Bellas Artes

No caminho, o guia conta um pouco da história mexicana e também revela curiosidades, como, por exemplo, a diferença de perspectiva na estátua do rei Carlos IV de Espanha. Como cavalo parece ter mais destaque do que o próprio rei, o monumento é conhecido como “El Caballito“.

Centro Histórico

O tour prossegue pela Calle Francisco Madero, uma via exclusiva para pedestres, onde o vai e vem de gente é constante.

Calle Francisco Madero

Nesta rua se encontra a bela Casa de los Azulejos, uma palácio do século XVIII, cuja fachada é toda revestida em azulejos talavera poblana, uma cerâmica típica de Puebla. Hoje no lugar funciona uma das várias lojas de departamento Sanborns, de propriedade do o mexicano Carlos Slim, o homem mais rico do mundo.

Casa de los Azulejos

Casa de los Azulejos

Interior da Casa de los Azulejos

Típica piñata mexicana enfeitando o interior da Casa de los Azulejos
Centro HistóricoSenhora se apresentando com seu instrumento musical na Calle Francisco Madero

Ao final da Calle Francisco Madero, encontra-se a Plaza de la Constitución, ou simplesmente Zócalo. É a maior praça do México e uma das maiores do mundo.

No mês de dezembro/2011 a praça estava tomada pelas festividades natalinas. A árvore de Natal e a pista artificial de patinação gelo ocupavam quase todo o seu espaço.

Plaza de la Constitución

Se você já tiver visitado Lima, a sensação de déjà vu será inevitável. A Plaza de la Constitución guarda muitas semelhanças com a Plaza Mayor em Lima no Peru.

Na Plaza de la Constitución estão a sede do Poder Executivo – o Palacio Nacional e Catedral Metropolitana da Cidade do México.

Ingressamos na Catedral e depois observamos por fora o Palacio Nacional e a zona arqueológica Templo Mayor, onde é possível ver as ruínas dos templos aztecas. Contudo, por ser segunda-feira, todos os museus estavam fechados. Por isso, não conseguimos ver as pinturas de Diego Rivera no Palácio de Belas Artes e no Palácio Nacional, nem ingressamos no Templo Mayor, o que é normalmente visitado no tour. Fica então a dica: podendo escolher, não faça o tour às segundas.

O tour é organizado pela empresa Wayak e ocorre às segundas, quartas, sextas e domingos. As saídas são às 10h, em frente ao Hostel Catedral (Calle Republica de Guatemala n. 4). O passeio é gratuito e tem duração aproximada de 2h30. É conveniente se cadastrar no site http://wayakbus.com/tours.aspx, para se inscrever no passeio.

A Wayak também organiza walking tour gratuito na área do Castelo de Chapultepec e Museo de Antropologia, duas famosas atrações turísticas da Cidade do México. Imagino que também seja interessante. Veja os detalhes aqui.

Por fim, deixo aqui nossos agradecimentos aos queridos Rafael Carvalho e Luciana Almeida, autores dos blogs Esse mundo é nosso e Roteiros da Lu, que nos passaram várias dicas do México pelo twitter, inclusive essa do walking tour gratuito pelo Centro Histórico. Adoramos!

Atualização em 23/05/2013: Recentemente o walking tour mencionando no post passou a ser cobrado. O custo agora é de USD 19 por pessoa. Uma pena…

Atualização em 04/10/2014: O preço do tour agora é de USD 30 por pessoa.

 

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.