Focagem de jacaré na Amazônia

Eram 7h da noite. Já estava bem escuro quando caminhávamos em direção ao rio para sair em busca dos jacarés.

Quando vi o tamanho do barco, pensei em desistir. Imaginei um barco alto, grande, robusto. Ao contrário, era pequeno e não tinha capacidade para mais de 8 pessoas. Tratava-se, na verdade, de uma canoa motorizada.

Pensei em perguntar ao guia sobre a possibilidade do jacaré derrubar o barco – sim! era isso que se passava na minha cabeça. Contudo, achei melhor ficar na ignorância e não saber a resposta…

Tomei coragem e fui!

O passeio tinha como objetivo a focagem de jacarés. O guia leva uma laterna bem possante e ilumina as margens do rio até avistar os olhinhos dos jacarés que brilham no escuro.

Quando o barco deixou o pier, fiquei imóvel. Paralisada dentro da canoa. Era um breu total. Mal dava para avistar a silhueta da mata ciliar.

Focagem de jacaré

A visão do barco a minha frente

O medo foi cedendo à medida em que me acostumava com a escuridão.

Depois de percorrido um trecho rio adentro, o guia avista, mesmo de longe, alguns pássaros e cobras nas árvore. E então direciona a laterna em direção aos animais para que os olhos menos experientes conseguissem ver.

Focagem de jacaré

Pouco tempo depois, vimos o primeiro jacaré. Para minha surpresa, não era gigante nem assustador como eu pensava.

Focagem de jacaré

Logo depois vimos outros tantos. Todos pequenos. Mesmos sendo ágeis e ferozes, não pareciam perigosos como aqueles que vemos nos filmes…

Focagem de jacaré

Em alguns passeios, o barqueiro mergulha na água e captura um dos jacarés para que os turistas possam acariciá-lo, devolvendo-o depois ao rio. Ali não. Para a felicidade do jacaré (e minha, que ainda permanecia receosa), ele não é incomodado pelos turistas.

Vários pássaros e jacarés depois, começamos a fazer o trajeto de volta. Já tranquila e feliz por ter tudo corrido bem, passei a observar o que antes tinha passado desapercebido. Vi o reflexo da lua nas águas e ouvi o som da floresta. Foi impressionante. Fiquei encantada!

Mal percebi e já estávamos em terra firme. O passeio foi maravilhoso e muito menos assustador do que pode parecer.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.