Como voar na econômica e receber tratamento first class

Milagres não existem. Todavia, mesmo voando na classe econômica, é possível receber um tratamento especial, digno de primeira classe, ainda que seja entre uma conexão e outra.

Em muitos voos internacionais, especialmente para destinos mais distantes, é comum fazer conexões longas – 3, 5 ou, quem sabe, 8 horas. Algumas vezes dá até para deixar o aeroporto e conhecer a cidade, fazer um city tour ou tirar uma soneca nos hotéis cápsulas. Contudo, na maioria das vezes, o tempo é insuficiente. Nesses casos, uma boa solução são os lounges ou salas VIP.

A grande vantagem dos lounges é a possibilidade de relaxar e fugir um pouco do estresse, do caos e da muvuca dos aeroportos. Há cadeiras e confortáveis sofás, inclusive para deitar e ver TV. Internet wi- fi e computadores são sempre serviços essenciais. Sempre contam também com diversas revistas e jornais, além de comidas e bebidas – alcoólicas ou não – para se servir à vontade. Os banheiros são bem diferenciados. Além de mais espaçosos, muitos contam com chuveiros.

Alguns cartões de crédito conferem acesso a salas VIP. Entretanto, mesmo sem eles, é possível ter acesso aos lounges pagando uma taxa pela utilização (day pass), que, em geral, varia entre USD 30 e 50. Confira o site Salas Vip, que contém a descrição e preços do day pass de lounges no Brasil e no exterior.

Outra opção é se cadastrar em planos anuais que permitem acesso a vários lounges, como, por exemplo, o Priority Pass, cujos planos de fidelização para acesso a lounges no mundo inteiro variam de USD 99 a 399. São mais indicados para aqueles que viajam com muita frequência.

A nossa experiência? Entre um voo de cerca de 12h de Hong Kong até Joanesburgo e outro voo de quase 11h entre Joanesburgo e Guarulhos, fizemos uma conexão de mais de 4h no aeroporto O. R. Tambo em Joanesburgo, na África do Sul. Resolvemos passar o tempo de conexão no lounge Shongololo, que fica no embarque internacional do aeroporto de Joanesburgo. Pagamos uma taxa de USD 40 por pessoa e achamos que valeu o custo.

A decoração do lugar é bem charmosa. Há vários ambientes, alguns com sofás confortáveis, outros com mesas e outros adaptados para quem quer assistir TV ou utilizar o computador.

Shongololo LoungeShongololo Lounge Shongololo Lounge Shongololo Lounge Shongololo LoungeShongololo Lounge Shongololo LoungeShongololo Lounge

Para os lanches disponíveis, já incluídos no preço do day pass, havia sanduíches quentes e frios, bolos, pães diversos, biscoitos, salgadinhos, além de refeições como sushi, sopa, pasta e saladas.

Shongololo LoungeShongololo Lounge Shongololo Lounge

Quanto às bebidas, havia sucos, refrigentes, cervejas, espumantes, vinhos, cafés…

Shongololo Lounge Shongololo Lounge

O consumo dos lanches e bebidas é self service e ilimitado.

O banheiro também agradou bastante. Havia três banheiros privados com chuveiros. Para utilizá-los, basta pegar a chave na recepção, que eles já disponibilizam as toalhas. Tudo estava bem limpinho.

Shongololo Lounge

Um banho foi providencial para revigorar as energias antes de encarar outro voo tão longo.

No lounge da Star Alliance no aeroporto Heathrow em Londres também há banheiros com duchas.

Banheiro do lounge Star Alliance

Já que o assunto é sala VIP, deixo aqui também as fotos do igualmente agradável BMI Lounge no aeroporto Heathrow, quando voamos de Lufthansa.

Lounge BMILounge BMI Lounge BMI

Conclusão: as salas VIP são um luxo acessível que podem fazer toda a diferença, especialmente nas conexões de voos longos.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.