Aeroporto de Hong Kong: o melhor do mundo!

Em 2011 o aeroporto de Hong Kong levou o prêmio SKYTRAX World Airport Awards de melhor aeroporto do mundo.

Motivos não faltam para justificar o prêmio. O acesso ao aeroporto é fácil. As instalações são amplas, limpas e bem sinalizadas.

Aeroporto de Hong KongAeroporto de Hong Kong Aeroporto de Hong Kong Aeroporto de Hong Kong Aeroporto de Hong Kong

As opções de alimentação e compras são muitas e diversificadas. É fácil encontrar lojas de renomadas grifes internacionais, como Chanel, Gucci e Ferragamo, além de várias lojas de perfumes, cosméticos e canetas. Tem até uma loja da Zara para quem prefere fast fashion.

Aeroporto de Hong KongAeroporto de Hong Kong Aeroporto de Hong Kong Aeroporto de Hong Kong

Existe hotel para passageiros em trânsito, poltronas reclinadas e confortáveis para passar o tempo e áreas com brinquedos e atividades específicas para crianças. E por aí vai…

Aeroporto de Hong Kong

De todas as vantagens do Hong Kong Internacional Aiport, a que mais me chamou a atenção foi a possibilidade de fazer o check in fora do aeroporto. O serviço, que se chama in town check in service, é gratuito e oferecido por quase todas as companhias aéreas.

Basta comparecer às estações de metrô Hong Kong Station ou Kowloon Station no dia do voo (ou até mesmo no dia anterior ao voo), fazer o check in normalmente, despachar as malas e curtir o resto do tempo sem se preocupar mais com a bagagem. Esse serviço é uma mão na roda, especialmente para quem vai pegar um voo noturno. Como as diárias dos hotéis em geral se encerram por volta de meio-dia, dá para despachar as malas e ainda aproveitar o resto do dia, sem o transtorno de retornar ao hotel para buscar a bagagem ou chegar tão cedo ao aeroporto para as providências de check in.

Fazer o in town check in é super fácil, mas fica aqui um passo a passo:

1 – Verifique se a sua companhia área oferece esse tipo de serviço e qual a antecedência para fazer o check in fora do aeroporto. Veja a lista das companhias aéreas aqui. Com menos de 90 minutos do horário de decolagem do voo, não é possível fazer in town check in.

2 – Compareça às estações de metrô Hong Kong Station, que fica no IFC Tower, ou Kowloon Station e procure a área de check in. Se tiver muita bagagem, aconselho ir de táxi até as estações acima indicadas. Algumas estações de metrô não têm elevador.

In town check in service

3 – Faça o check in e despache a bagagem normalmente.

In town check in serviceIn town check in service In town check in service

Guichês in town check in na Hong Kong Station

4 – Se tiver tempo sobrando, uma opção é passear pelo IFC Tower, o 4º prédio mais alto do mundo. Ao sair da estação de metrô Hong Kong Station, você já estará dentro do shopping do IFC Tower. Por lá, há várias lojas interessantes, como a Shu Uemura, além de restaurantes. Aproveite também para visitar o observatório Sky 100, que tem uma linda vista de Hong Kong.

5 – Na hora de ir ao aeroporto, recomendo pegar o trem Airport Express, ali mesmo nas estações Hong Kong e Kowloon Station. O trajeto demora 24 minutos e as saídas dos trens são a cada 10 minutos. Os horários podem ser consultados aqui. O ticket single journey custa HGD 100 (cerca de R$ 22) para partidas da Hong Kong Station e HGD 90 (cerca de R$ 20) para partidas da Kowloon Station. O bilhete de ida e volta tem preços um pouco mais em conta. Veja aqui. Comprando os tickets on line, também há um pequeno desconto.

É possível utilizar o cartão do metrô (Octopus) para andar no trem Airport Express. A funcionária do balcão de informações, todavia, aconselhou-nos a comprar o ticket do Airport Express, por ficar mais em conta. Procurei essa informação na internet, mas não encontrei…

Aiport Express TrainAiport Express Train Aiport Express Train

6 – Ao chegar no aeroporto identifique seu terminal de embarque: T1 e T2, conectados por metrô e ônibus. Chegue com antecedência para fazer os procedimentos de controle de passaporte e raio X.

O serviço in town check in foi excelente! Super prático e conveniente! Todo aeroporto distante do centro da cidade deveria oferecer serviço semelhante.

Já no aeroporto, se sobrar tempo, divirta-se um pouco. Há cinema 4D, um campo de golf e uma área de jogos simulados (i-sports), com basquete, futebol, boxe etc.

Campo de golf do aeroporto de Hong Kong

Foto: Reprodução. Campo de golf no Hong Kong Airport

Com tantas facilidades aos passageiros e opções de entretenimento, está explicado por que o aeroporto de Hong Kong é o número 1.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Comentários

  1. 31 janeiro 2012

    muito bom e informativo esse post. estou dando a volta ao mundo e atualmente na india, bagagens, aeroporto e etc são meio complicados.

    Vou para hong kong em junho e com certeza vou tentar usar esse sistema de check in.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    31 jan, 2012

    Olá Luiza!
    Vale a pena mesmo utilizar o in town check in!! É rápido, prático e funcionou perfeitamente bem! Só de não ter o trabalho de carregar as malas até o aeroporto já é uma salvação!!
    Precisando de dicas de Hong Kong é só falar! Ainda tenho muitas dicas para escrever de HGK!
    E obrigada pelos elogios!!!
    Bjs, Anna

    Responder

  2. Clovis
    2 fevereiro 2012

    Estive em Hong Kong em dezembro de 2011 antes de ir ao Japão ver o Santos no mundial de clubes. Sou muito observador quando o assunto é aeroporto…. Acho que o controle de passaporte na chegada poderia ser mais eficiente. É um pouco demorado… Quanto ao restante, concordo 100% com as opiniões fornecidas. Sugiro também o uso do ônibus pois do aeroporto até a Nathan Road em Kowloon, você pode chegar com a linha A21 que sai do aeroporto e com pouquíssimas paradas torna-se interessante pois você aproveita para conhecer ou ter uma idéia melhor desta metrópole.
    Estive 2 vezes em conexão no aeroporto de Pequim e acredito que seja melhor pois eles conseguem operar uma conexão de 1 hora sem problemas. Outro aeroporto que passei faz 10 anos e nunca mais me esqueci é o de Kuala Lumpur na Malásia. É fantástico!!!!!!!!!!!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    2 fev, 2012

    Olá Clovis!
    Obrigada pelas dicas!!
    Ainda quero conhecer os aeroportos de Pequim e Kuala Lampur!! Narita no Japão também está na minha lista de aeroportos para conhecer!!
    Bjs, Anna

    Responder

    Clovis Respondeu:
    2 fev, 2012

    Oi Anna,
    Não espere muito de Narita… Fica muito longe de Tóquio. Um taxi não sai por menos de 200 dólares. O trem é o transporte mais indicado porem não marque teu vôo para antes das 11 hrs da manhã. Explico: – os trens no Japão começam a funcionar a partir das 6 da manhã. De madrugada não funciona, e com o fato de ter que chegar aproximadamente 2 hrs antes do voo para o check in, fica muito apertado e estressante pegar um voo que parte às 9 da manhã, por exemplo. Se você estiver viajando pela Ásia, considere a saída por Haneda que é o aeroporto mais próximo de Tóquio inclusive com voos internacionais. No Japão, o aeroporto top é o novo de Osaka. O de Nagoya também é muito bom.
    Bjs, Clovis

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    2 fev, 2012

    Oi Clovis!
    Já vi que vc é especialista em Ásia e aeroportos!!!
    Anotei todas as dicas, pois o lugar que mais tenho vontade de conhecer é o Japão!! Um dia chega a hora!!!
    Bjs, Anna

  3. Johanna
    28 março 2012

    Hoi Anna Barbara, estou indo para Hong kong e Macau, estou chegando dia 3 de abril em Macau e dia 8 de abril em HK o que você aconselha a fazer?

    Abraços Johanna

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    29 mar, 2012

    Olá Johanna!
    Em Hong Kong recomendo que visite Lantau Island para ver o Buda Gigante e o Monastério Po Lin; assista o show de luz da Victoria Harbour; caminhe pelas ruas movimentadas de Kowloon, fazendo uma parada nos vários mercados, como o Ladies Market; curta o skyline da cidade do alto do The Peak e do Sky 100; e prove os famosos Dim Sum e os Noodles em algum restaurante bem típico.
    Se tiver o domingo pela manhã livre, aproveite para passear no Victoria Park ou Hong Kong Park e participe de uma das aulas de tai chi chuan. Participe tb da cerimônia do chá. No LockCha Tea House no Hong Kong Park é possível vivenciar a cerimônia do chá.
    Se estiver viajando com crianças, a Hong Kong Disneyland é uma boa opção.
    Para baladinhas à noite, não deixe de ir a Lan Kai Fong e o Soho. São vários bares e boates um ao lado do outro.
    Já escrevemos vários posts de Hong Kong. Dê uma olhadinha! Aqui está o link: http://www.nosnomundo.com.br/category/china/hong-
    Assista também ao nosso vídeo de Hong Kong para já ter um gostinho da viagem: http://www.nosnomundo.com.br/2012/03/hong-kong-em
    Depois volte para contar o que achou do passeio!!
    Boa viagem!!!
    Bjs, Anna

    Responder

  4. 19 janeiro 2014

    Olá Anna

    Vou à Ásia no proximo dia. 8 de Março e vou estar 4 dias em Hong Kong, depois sigo para a Tailândia. Fiquei muito satisfeito pelas dicas que deste. Já tinha feito várias pesquises em outros sites mas o teu e' sem dúvida o que me pareceu melhor em termos de dicas e timing.

    Só não consigo ver como se faz o check- in por exemplo em Kowloon station. Isto é: o meu voo para Bangkok é às 21h eu posso fazer o chek-in pelas 10h da manhã?. E as malas não tenho que as levantar no aeroporto para serem passadas pelo rx no balcão de embarque? Ou seja não tenho que me preocupar mais com a bagagem . Só no aerporto de Bangkok quando chegar. É isso?

    Obrigado pelo esclarecimento que possas dar.

    Responder

  5. Diego Paiva
    6 fevereiro 2014

    Olá, Antonio!

    Que excelente roteiro! Anna e eu ficamos felizes em saber que as dicas ajudaram. 🙂

    Só depende da companhia aérea que você voará. Se ela permitir o check-in antecipado no centro da cidade, você pode despachar sim a bagagem e só ir ao aeroporto mais tarde. Com check-in feito e malas despachadas, você só voltará a ter contato com elas no desembarque em Bangkok.

    Abs!

    Responder

  6. simone
    6 abril 2014

    ola,vc sabe me dizer se o aeroporto de hong kong tem banheiro para tomar banho como o aeroporto de dubai para passageiros em transito?

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    7 abr, 2014

    Olá Simone!
    Nas salas vips de Hong Kong há sim banheiros com chuveiros. Na maioria dos casos, se deve apresentar o cartão de crédito conveniado ou pagar pela utilização.
    BJs, Anna

    Responder

  7. mariana pardo
    4 março 2015

    Ol'a, Estou indo pra Hong Kong e Macau agora em abril 2015. Suas dicas vao me ajudar demais!!!!

    obrigada pelo post

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    9 mar, 2015

    Olá Mariana!
    Que legal!!! Depois me conte o que achou das dicas e da viagem!!
    Bjs, Anna

    Responder

  8. Karine
    22 novembro 2016

    Já estive também nesse aeroporto, acho que dem duvida foi realmente o melhor, tirando a o fato da loucura que foi, estando num país completamente diferente e sem saber falar inglês na época, isso já faz quase 9 anos e a infraestrutura já era daquele jeito, imagine agora! Quando fui, utilizei esse "metro", ia bem rápido, parecia um trem bala

    Responder

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.