Surfistas do Lago Paranoá…

Final de semana com sol em Brasília é sinônimo de Lago Paranoá lotado.

Como a cidade não tem praia, o brasiliense aproveita o lago para fugir do stress inerente ao centro de decisões políticas.

O Lago Paranoá tem mais de 40 kilômetros quadrados e foi artificialmente criado durante a construção de Brasília para aumentar a umidade da região e também por motivos estéticos.

Lanchas, jet skis e barcos à vela são vistos por lá com frequência. Também não falta gente nadando, mergulhando ou praticando canoagem, kitesurf – espécie de prancha de surfe puxada por um pára-quedas e stand up paddle – espécie de prancha de surfe em que a pessoa rema em pé.

Passeio de lancha no Lago ParanoáLago ParanoáPasseio de lancha no Lago Paranoá

São tantas as opções e tantos os interessados que Brasília já conta com a terceira maior frota de embarcações do país, perdendo apenas para Rio de Janeiro e São Paulo, que têm uma extensa costa marítima.

Aventurar-se no lago em qualquer uma das modalidades náuticas, além de divertido, é uma forma de apreciar muitos pontos turísticos por um outro ângulo.

Que tal admirar a residência oficial do Presidente e seus imensos jardins ou observar a Esplanada dos Ministérios e a Torre de TV ao longe?

Lago ParanoáPasseio de lancha no Lago Paranoá

É possível também ver a Ermida Dom Bosco projetada por Oscar Niemeyer,

Passeio de lancha no Lago Paranoá

a Ponte JK, com seus três grandes arcos,

Lago Paranoá

Passeio de lancha no Lago Paranoá

e o Pontão do Lago Sul, área à beira do lago que concentra vários bares e restaurantes.

Passeio de lancha no Lago Paranoá

Se der sorte, dá para encarar uma regata

Passeio de lancha no Lago Paranoá

ou ver tartarugas…

Passeio de lancha no Lago Paranoá

É preciso dizer que essas fotos foram tiradas na época da seca em Brasília e que, em geral, o céu é bem azul, contrastando com os tons esverdeados da água e a vegetação do cerrado.

Várias empresas oferecem aluguel de lancha e passeios pelo lago, como a Aluga Barcos, e a Barca Brasília e a Lake Tour.

Também é possível aprender a velejar ou simplesmente fazer um passeio em um barco à vela pelo Lago, como mostra o site Velejando em Brasília. Se quiser fazer stand up paddle ou kitesurf, consulte os sites SUP em Brasília e Kite Brasília.

Fica aqui o registro de que não conheço nenhuma dessas empresas. Por isso, antes de zarpar ou cair no lago, verifique a idoneidade da empresa e o estado da embarcação, no caso dos barcos. Pergunte também sobre os coletes salva-vidas. Depois é só aproveitar!

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.