Roteiro de 5 dias em Bogotá

1º Dia: Visitar o Museo del Oro, o Museo de la Esmerada e explorar o bairro da Candelária

Comece o dia visitando um dos vários museus existentes na capital colombiana. O Museo del Oro é um dos mais famosos e modernos. Abriga em seu acervo diversos tesouros das civilizações pré-hispânicas. Recomendo fazer as visitas guiadas gratuitas que ocorrem de terça a sábado em inglês ou espanhol.

O funcionamento é de terça a sábado de 9am a 6pm, e domingos e feriados de 10am a 4 pm. A entrada custa $3.000 pesos colombianos (pouco menos de R$ 3). Aos domingos a entrada é gratuita, mas, em compensação, não há visitas guiadas. Leia mais detalhes no post Museu do Ouro: arte, tesouros e história em Bogotá.

Depois siga para o Museu da Esmeralda, que fica no 23º andar do Edifício Avianca, a poucos passos do Museo del Oro (Calle 16 No. 6 – 66, Edificio Avianca Piso 23, Tel: 57 1 286 42 68).

As esmeraldas colombianas são as mais famosas do mundo por conta de sua pureza. O destaque do museu fica por conta do túnel de cerca de 27 metros que simula uma mina de extração de esmeraldas, onde o guia dá explicações sobre o trabalho dos mineiros e a exploração das pedras. A coleção de joias em exposição e a linda vista da cidade (o prédio é um dos mais altos do bairro da Candelária) são de tirar o fôlego.

Na hora do almoço, a sugestão fica por conta dos restaurantes Dos Gatos y SimoneCrepe & Waffles. O primeiro é pequeno, gostoso e tem ótimo custo-benefício. O cardápio tem forte influência da culinária mexicana (End: Carrera Tercera n.º 16 A – 12, Candelária, em frente à Plaza de los Periodistas. Tel: 57 1 281 7095). Veja o post Restaurante bom e barato no Centro Histórico de Bogotá. Já o Crepe & Waffles é uma franquia colombiana com lojas em todo país. Na loja da Calle Baloco Edificio Piñeres L-01, o andar superior funciona como sorveteria e no térreo tem um restaurante.

Depois explore o Bairro da Candelária. Caminhe pela Plaza de Bolívar, admire a Catedral de Bogotá, o Palácio da Justiça e o Capitólio, e siga pelas ruelas da cidade, observando os balcões coloniais. A dica é fazer a caminhada guiada gratuita, com saída às 10h e 14h da Plaza de Bolívar. Veja nosso post Walking tour pelo Centro Histórico de Bogotá.

2º Dia: Apreciar a vista do Cerro Monserrate, visitar o Museo Botero e a Casa de Moneda

O Cerro Monserrate é o ponto mais alto de Bogotá. Além de ser um excelente mirante, é ponto de peregrinação religiosa. Aproveite o começo da manhã para visitar o local, quando as filas do funicular ainda são pequenas. Só faça o passeio se estiver um dia bonito, com boa visibilidade. O ingresso do funicular custa $14.400 pesos colombianos, cerca de R$ 13, ida e volta.

Cerro Monserrate Cerro Monserrate

Pegue um táxi e vá até o Museo Botero, outro museu imperdível no bairro da Candelária. Fernando Botero é o pintor e escultor mais famoso da Colômbia e talvez da América Latina. As formas arredondadas são seu traço característico. A entrada é gratuita. O funcionamento é de segunda a sábado de 9am a 7pm, e domingo e feriados de 10am a 5pm. Leia mais em Programão gratuito em Bogotá: visitar o Museu Botero.

Para uma refeição rápida, há uma cafeteria Juan Valdez e um restaurante no Museu de Arte del Banco de la Republica, ao lado do Museu Botero.

Se aguentar visitar mais um museu, vá à Casa de Moneda, onde é possível ver as primeiras moedas cunhadas em ouro na América.

Outras opções são passear pelo Parque de la 93, fazer compras no shopping El Retiro ou Centro Comercial Andino, e caminhar pela Carrera Septima no centro de Bogotá, entre a praça Bolivar e a calle 26 N, onde às sextas-feiras, a partir das 18h, a rua é fechada para pedestres e acontecem apresentações culturais.

3º Dia: Pedalar nas ciclorutas e passear em Usaquén

Em Bogotá existem dezenas de quilômetros de ciclorutas (ciclovias). Se gostar de pedalar, aproveite o domingo para conhecer a cidade sobre duas rodas, quando várias pistas são fechadas para os carros, ficando reservadas ao ciclistas e pedestres.

Não deixe de passear em Usaquén, bairro com estilo colonial e excelentes opções gastronômicas. Se for domingo, as feiras tomam conta das ruas e o bairro ganha mais vida. Para mais informações, vide o post Dia de feira em Usaquén. Escolha um bom restaurante para provar as delícias típicas colombianas e depois sente em um pub para experimentar a cerveja local. O clássico é o Bogotá Beer Company.

4º Dia: Visitar o Mirador La Calera, apreciar o movimento na Zona Rosa e curtir a noite no Andrés D.C.

O Mirador de La Calera oferece uma linda vista de Bogotá. De lá é possível observar com clareza o traçado da cidade.

Depois reserve um bom tempo para caminhar na Zona Rosa (entre as calles 79 e 85 e carreras 11 e 15), região que concentra vários shoppings, como o Centro Comercial Andino e o El Retiro, diversas lojas de grifes internacionais, além de vários bares, restaurantes e hotéis de luxo.

Bogotá Bogotá

À noite, o lugar mais baladado de Bogotá é o Andrés D.C. Os vários andares são divididos entre céu e inferno. Lá tem pista de dança e pocket shows. Reserve uma mesa com antecedência e chegue cedo para evitar filas e não pagar ingresso de entrada.

5º Dia: Visitar a Catedral de Sal de Zipaquirá

A Catedral construída no interior de uma mina de sal na cidade de Zipaquirá, a 50km de Bogotá, é um dos destinos religiosos mais famosos e visitados da Colômbia. Para ir até lá, pode-se escolher entre carro, ônibus ou o Tren de la Sabana. Veja aqui informações de como chegar até a Catedral. Em geral esse passeio dura o dia inteiro.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.