Sudeste Asiático: planejando a viagem

Aonde ir?

Um dos grandes desafios ao planejar uma viagem para a Ásia é definir quantos e quais países visitar. A tentação é aquela mesma de quem viaja para a Europa pela primeira vez: querer conhecer vários (ou todos) países em uma só viagem. Resista bravamente! Visitar muitos países em pouco tempo significa não conhecer nada de nenhum deles.

Definir o perfil de viagem que você busca – praia, aventura, compras, grandes centros urbanos… – ajuda a escolher o destino.

Particularmente, queríamos ver arranha céus, ruas lotadas de gente, cardápios e anúncios com símbolos que não entendíamos, parques com pessoas fazendo tai chi chuan e treinando artes marciais, mas também vilarejos que parecessem perdidos no tempo e paisagens incríveis, de preferência com o Monte Fuji em uma delas. Queríamos ainda experimentar comidas completamente diferentes e vivenciar uma cultura nova, com costumes bem distintos dos nossos.

Conseguimos fazer tudo isso, à exceção do Monte Fuji. Ficamos com receio de visitar o Japão por conta do terremoto e tsunami do início do ano, além do vazamento de radiação que ocorreu…

Hong KongHong Kong

Fotos: Rua em Kowloon e jornal de Hong Kong.

Nossa viagem teve um total de 22 dias: 1 dia e meio em Londres, 5 dias em Singapura, 9 em Bali e 4 em Hong Kong.


View larger map

O que faria diferente? Ficaria menos dias em Singapura e mais em Hong Kong. Acredito que 3 dias inteiros já sejam suficientes para conhecer os principais pontos turísticos de Singapura. Já em Hong Kong, acho necessário pelo menos 6 dias, para ter tempo de conhecer as cidades chinesas de Macau, considerada a Las Vegas Asiática, e Shenzhen, famosa pelas compras.

Outros planos?

Não faltam opções interessantes pela Ásia. Veja os relatos de quem já foi:

Malásia – Dividindo a Bagagem, No place like here, Dri Everywhere, Idas e Vindas

Tailândia – Dividindo a Bagagem, No place like here, Dri Everywhere, MauOscar, Quatro Cantos do Mundo

Camboja –  Viaggio Mondo, MauOscar, Idas e Vindas

ChinaMauOscar

JapãoCarpe Diem

ÍndiaViaggio Mondo, Dri Everywhere, MauOscar, 360 Meridianos

VietnãDri Everywhere, MauOscar

MianmarViaggio Mondo

Fuso Horário

O fuso horário da Ásia é praticamente o oposto do fuso horário do Brasil. Nos países que visitamos a diferença de fuso era de 11 horas.

O jet lag é inevitável, tanto na ida como na volta. Porém, talvez o mais difícil seja a adaptação inicial ao fuso. Seguimos todas as recomendações, tentamos entrar no ritmo do local, fizemos exercícios físicos moderados e ficamos bastante tempo em espaços abertos para tomar um pouco sol. Ainda assim, demorarmos cerca de 5 dias para nos adaptar.

O lado bom da história? Curtimos muito a noite de Singapura. Ficamos super acessos durante a madrugada e, à tarde, curtíamos a preguiça na piscina do hotel.

Companhias aéreas

Já imaginou uma passagem aérea internacional que custe apenas 4 doláres? Pode acreditar, na Ásia existe!! Para não dizer que estou mentindo, fica aqui a foto:

Air Asia

A low cost asiática Air Asia costuma ter preços muito interessantes, especialmente se buscar a passagem com antecedência e se o destino de chegada ou saída envolver Kuala Lampur na Malásia, cidade sede da empresa. Não seria nada mal incluir no roteiro uma visita ao Petronas Tower, o 5º mais alto prédio do mundo, por apenas USD 4…

Veja outras companhia aéreas que fazem voos na Ásia:

Enfim, a Ásia é surpreendente, em todos os sentidos!

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.