Low cost: a experiência de voar Air Asia

pt-br

Passagens aéreas ao custo de USD 4 para voar de Kuala Lampur, na Malásia, até Singapura. Ou ainda passagens ao custo de EUR 245 de Paris a Kuala Lampur. Os preços da low cost asiática Air Asia são muitas vezes tentadores!

Air Asia

Para conseguir essas barganhas é necessário comprar com bastante antecedência e prestar atenção nas promoções anunciadas no site.

Além do preço, outro motivo para escolher a Air Asia é o fato da companhia ter recebido, por três vezes consecutivas, o prêmio de melhor low cost do mundo pelo Skytrax World Airlines Awards. (Veja mais detalhes aqui).

A empresa opera voos domésticos e internacionais a inúmeros destinos de 23 países, entre eles Australia, Camboja, China, Indonésia, Malásia, Japão e Tailândia. O principal ponto de conexão (hub) é Kuala Lampur. Por isso, as passagens mais baratas envolvem trechos com chegada ou partida de Kuala Lampur.

Mesmo em outros trechos, os preços continuam interessantes, ainda que não sejam barganhas de apenas um dígito. No trajeto Singapura-Bali que fizemos, o preço médio, sem promoção, fica em torno de USD 100, já com as taxas incluídas.

Como se trata de low cost, é bom ter em mente que todos os serviços oferecidos são cobrados. A vantagem da Air Asia é que as regras e os preços são bem claros.

A compra da passagem, por exemplo, não inclui bagagens a serem despachadas, à exceção da bagagem de mão. É necessário pagar um extra por cada mala. A base de cálculo desse extra é o peso da bagagem.

Mesmo que você não saiba exatamente o peso da sua bagagem, escolha uma das opções oferecidas no site (até 15, 20, 25 ou 30kg) deixando uma certa margem de sobra para o caso de compras.

O pagamento antecipado da bagagem que se quer despachar (pre-book on line) é a opção mais barata. Deixar para pesar a mala e pagar no check in fica mais caro. O ideal é fazer o pre-book on line e pagar antecipado. Outra dica: não leve mais bagagem do que aquela que você pagou. Excesso de bagagem é cobrado e os valores são estratosféricos!

A refeição que será servida durante o voo também pode ser escolhida antecipadamente. No site há as fotos dos pratos. Veja aqui.

Pode-se ainda, no momento da compra, marcar o assento (cobra-se para marcar o assento) ou escolher os hot seats, que são os assentos com maior espaço e prioridade de embarque.

Recomendo escolher os hot seats. São um pouco mais caros, mas a diferença de espaço frontal é maior. Quando fomos, sentamos na primeira fila.

Air AsiaAir AsiaAir Asia

Não deixe de fazer o check in pela internet ou pelo telefone, através do aplicativo da Air Asia, disponível para Iphone/Ipad/Ipod Touch, Blackberry ou Android. Se o check in for feito no balcão do aeroporto há cobrança de taxa extra. Em Singapura, o valor cobrado era de 5 dólares de Singapura, quase USD 4.

Air Asia

Air Asia

Air Asia

Resumindo: gostamos bastante de voar Air Asia. Nada de taxas surpresas, o avião era novo e a saída/chegada foram pontuais. Fica o registro de que durante o voo nem a água é de graça. Contudo, considerando o preço pago, nem ouso reclamar. Aliás, só fico pensando quando chegará uma low cost que funcione e tenha preços realmente baixos no Brasil….

  1. Ótimo post!
    Ainda nao voei AirAsia, mas nao descarto nunca. Todas as vezes que fui pra lá, ao levantar o preco deles (e somar TODOS os adicionais) saia mais em conta (ou mais vantajoso) voar com outras cias regulares, como a Thai, Malaysian, etc. Mas é ótimo ter eles como opcao. ;-) Bjs!

    • Oi Carina!
      Ah, como é bom ter tantas opções de escolha! Pena que aqui no Brasil as opções de companhias aéreas ainda são limitadas…
      Somar todos os adicionais cobrados faz toda a diferença!!! Vi tarifas da Air Asia que ficavam o dobro do preço depois de incluir as taxas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>