El Santísimo: para comer rezando!

Depois que li uma resenha do The New York Times elogiando o restaurante El Santísimo em Cartagena, me interessei bastante pelo lugar.

A crítica utilizava termos como “refeição suntuosa, porém diferente” e mencionava que os chefs foram treinados na França para preparar pratos colombianos clássicos com molhos modernos. Veja aqui um trecho do texto:

BON APPÉTIT

Cartagena features a rich culinary palate, combining flavors and ingredients from the Caribbean, Europe, Africa, and even Asia. For a sumptuous but atypical meal, go around the corner from Gabriel García Márquez’s home to El Santísimo (Calle del Santísimo No. 8-19; 575-664-33-16; www.restauranteelsantisimo.com), where French-trained chefs prepare classic Colombian dishes with modern sauces served in a brick courtyard with dripping vines, soft breezes and candlelight. A favorite is prawns in a tamarind coconut sauce (45,000 pesos). Don’t skip dessert or, as the menu calls it, “the Sins of the Nun.” That would apply to La Envidia, a decadent mango mousse with a tangy grape sauce (18,000 pesos).

(Há uma versão do texto em português no IG Turismo. Leia aqui ).

Quando desembarquei em Cartagena, tratei logo de providenciar uma reserva.

O restaurante fica na Cidade Murada, em frente ao Hotel Sofitel Santa Clara e bem próximo da Casa de Gabriel Garcia Marquez e da Crazy Salsa (caso alguém se interesse por aprender a bailar salsa antes ou depois da refeição…).

O ambiente é formal, mas as paredes, os sofás e os quadros coloridos deixam o ambiente descontraído e aconchegante.

Restaurante El SantisimoRestaurante El SantisimoRestaurante El Santísimo Restaurante El SantísimoRestaurante El Santisimo Restaurante El Santisimo

No almoço, é possível escolher as opções a la carte ou o plan el milagro. Neste último você escolhe uma entrada, prato principal e sobremesa, além de bebida à vontade, por 65.000 pesos colombianos mais impostos. O total é 75.400 pesos, pouco mais de R$ 70.

Comecei os trabalhos experimentando a cerveja local, a Club Colombia, uma pilsen dourada e refrescante, e depois segui com um Chardonnay argentino bem gelado.

Restaurante El Santisimo

Para a entrada, escolhi o carpaccio de pulpo, um carpaccio de polvo delicioso que derretia na boca.

Restaurante El Santisimo

Na hora de escolher o prato principal não me atrevi a pedir outra coisa que não os langostinos con salsa de tamarindo e coco (prawns in a tamarind coconut sauce) indicados pelo New York Times.

O engraçado é que esse prato não consta do cardápio. Ao perguntar a uma das garçonetes, ela me disse que a cozinha poderia providenciar…

A apresentação do prato é toda especial. Os lagostins e arroz de coco são servidos sobre uma folha de bananeira e o molho de tamarindo é despejado por cima. Para acompanhar, há ainda os patacones, uma tortilla de banana verde frita, que é um clássico da culinária colombiana.

Restaurante El SantísimoRestaurante El Santisimo

Estava simplesmente DI-VI-NO! Os patacones estavam crocantes e sequinhos, o arroz tinha um tempero agridoce marcante, mas nada enjoativo, e os lagostins… indescritivelmente maravilhosos!

A sobremesa continuou à altura. Segui de novo a indicação do NY Times e pedi La Envidia – um mousse de manga com blueberry, apelidado de A Inveja.

Restaurante El Santisimo

O contraste do mousse leve e gelado com o biscoito crocante foi dar inveja a qualquer um…

Sem dúvida, foi umas melhores experiências gastronômicas que já tive. O ambiente do restaurante é lindo, o atendimento foi impecável, a apresentação foi marcante e o contraste de sabores e texturas, memorável.

Definitivamente, é pra comer rezando!

End: Calle del Torno # 39 – 62, Cartagena. Funcionamento: de segunda a sábado de 12h às 15h e de 19h a meia-noite. Domingos de 13 às 16h e de 19h a meia-noite. É necessário fazer reserva com antecedência, pois alguns dias o restaurante é fechado exclusivamente para grupos. A reserva pode ser feita pelo telefone (57) 5 660 1531 ou pelo site www.elsantisimo.com/reservas

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.