Já andou de chiva?

Chiva é um ônibus sem janelas e bem colorido que pode ser encontrado na Colômbia. No passado, o ônibus circulava nas cidades, especialmente nas áreas rurais. Hoje andar de chiva é quase uma atração turística, indicada àqueles que querem fazer um tour pela cidade.

Passeio de chivaPasseio de chivaPasseio de chiva

Em Cartagena é fácil encontrar city tours em chivas, especialmente com destino ao Castillo de San Felipe de Barajas e ao Convento de La Popa. Outra passeio famoso é a chiva rumbera, em que a chiva é transformada em uma balada ambulante, com direito a música, bebidas e um pouquinho de city tour.

O city tour diurno pode ser iniciado em Boca Grande ou nas proximidades da Cidade Murada, próximo à Torre do Relógio. Os preços são diferenciados a depender do local de início do tour. Na empresa Fabian Garcia All Services Tour, o tour com início na Cidade Murada (em março deste ano) custou $50.000 pesos, cerca de R$ 50.

A primeira parada foi no Monumento a los Zapatos Viejos, uma escultura em forma de um par de botas de bronze. Localizada nas proximidades do Castillo de San Felipe, a escultura é uma homenagem ao poeta Luis Carlos López, que em uma de suas obras compara o carinho do povo de Cartagena pela cidade com o carinho que se tem pelos sapatos já gastos.

O difícil foi conseguir tirar uma foto da escultura. A quantidade de turistas e vendedores ambulantes era impressionante. Essas foram as melhores…

CartagenaCartagena

Depois seguimos para o Convento de la Popa, que fica no ponto mais alto da cidade. No caminho, crianças sairam correndo atrás do ônibus e se dependuraram nas grades, felizes por conseguir uma carona morro acima.

Passeio de chivaPasseio de chiva Passeio de chiva

A construção do Convento foi iniciada no século XVI e o nome La Popa se refere à popa (parte traseira) do navio. Os arcos do pátio do convento e a pequena capela são muito bonitos; contudo, o ponto alto é mesmo a vista da cidade de Cartagena.

Passeio de chivaPasseio de chivaPasseio de chiva

É necessário pagar para entrar no Convento. Segundo informações do Lonely Planet, o valor é de $6.000 (adultos) e $ 4.000 (crianças). A entrada já estava incluída no preço do tour de chiva.

De lá, seguimos para o Castillo de San Felipe, que é o maior forte construído pela Espanha em uma de suas colônias. Ingressamos no forte e o guia foi explicando alguns detalhes históricos.

Passeio de chivaPasseio de chivaPasseio de chivaPasseio de chiva

O passeio foi interessante, mas, na minha opinião, muito demorado e turístico demais. Resolvi até abandonar o tour antes do fim.

Só recomendo o tour em chiva para quem gosta de passeios de excursões. Se não o for caso, contrate um guia particular. No centro histórico, vários guias ficam reunidos na Igreja San Pedro Claver à espera de turistas interessados em fazer as visitas guiadas. No centros de informações turísticas na cidade murada também é possível receber a indicação de guias.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.