Mala danificada no voo: saiba como reclamar
Quem nunca teve em um voo uma mala rasgada, um zíper quebrado ou uma alça arrancada que levante a mão!
Em junho, na viagem que fizemos para Manaus, a sacola do tripé para fotografia que despachamos no voo da Gol chegou toda rasgada. O tripé, felizmente, sobreviveu sem nenhuma avaria, mas a sacola para carregá-lo, que havíamos comprado no dia anterior, estava totalmente inutilizável. A etiqueta de “frágil” colada na sacola só serviu de enfeite. Foi totalmente ignorada…
O que fazer nesses casos?
Imediatamente, procure um funcionário da companhia aérea para formalizar o registro da ocorrência. No caso da Gol, preenchemos o formulário Relatório de Irregularidades com Bagagens, no qual descrevemos as avarias da mala. Essa providência é indispensável! Não deixe o desembarque antes de informar a companhia aérea, para não dar margem a eventual questionamento sobre o momento em que ocorreu o dano.
Mesmo depois de preencher os formulários, fotografe a bagagem danificada (melhor ainda se fotografar o antes e depois). Pode ser útil para posteriormente comprovar o dano, caso seja necessário ingressar com ação judicial.
No nosso caso, não foi preciso procurar a Justiça. No voo de volta, contatamos os funcionários da Gol e ele nos forneceram o endereço da loja conveniada para fazer o conserto e número do voucher do serviço. Quinze dias depois a nossa mala estava novinha em folha. E olha que eu imaginei que não teria conserto…
Não nego, foi uma dor de cabeça. Ainda bem que foi uma dor de cabeça pequena e, no final, tudo se resolveu da melhor forma.
Planeje sua viagem com a gente
Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.
Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!
Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.
Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!