A cerimônia do pôr do sol na Casa Pueblo

Era o dia 03 de abril de 2011. Um domingo e nosso último dia em Punta del Este. A promessa de céu azul e praia, como nos dias anteriores, logo se desfez com a chegada da chuva e das nuvens escuras. Choveu o dia inteiro.

Já não acreditávamos mais na possibilidade de assistir ao pôr do sol na Casa Pueblo, que havíamos programado para fechar com chave de ouro a visita a Punta.

Depois das 17h, porém, o tempo mudou completamente. A chuva parou e o céu abriu. Saímos apressados em direção à Casa Pueblo, que fica em Punta Ballena, cerca de 15 km de Punta.

Pode-se dizer que a Casa Pueblo é um escultura ou uma grande obra de arte fruto da imaginação do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró. As paredes brancas sem linhas retas, encravadas na encosta de um morro e que quase tocam o mar compõem o desenho da Casa Pueblo.

Casa PuebloCasa PuebloCasa Pueblo Casa Pueblo

O local hoje funciona como hotel, galeria de arte e museu com exposição de obras de Vilaró, além de ponto de encontro para as pessoas que querem apreciar o pôr do sol.

Quando chegamos na Casa Pueblo, as cadeiras molhadas na varanda eram a única lembrança de que havia chovido naquele dia. O pôr do sol estava lindíssimo! Foi mais do que apropriado o poema de Vilaró recitado enquanto o sol se põe, que começava assim:

Hola Sol …! Otra vez sin anunciarte llegas a visitarnos….” (Olá Sol…! Outra vez sem anunciar vem nos visitar…”)

Encontramos um espaço na varanda e ficamos ali apreciando o pôr do sol e o poema de Vilaró que saia das caixinhas de som. Quem tiver sorte, pode até encontrar o próprio Vilaró declamando uma de suas poesias enquanto o sol se põe.

Casa PuebloCasa Pueblo

Ao final do poema e do pôr do sol, aplausos – e talvez algumas lágrimas – pela beleza do espetáculo!

Casa PuebloCasa PuebloCasa PuebloCasa Pueblo

Infelizmente, não pudemos visitar o museu ou experimentar o recomendado té puesta del sol (chá com croissant e torradas servido durante a cerimônia do sol). Quando o sol se põe, tudo fecha. O restaurante não servia mais nada e os funcionários delicadamente informavam que deveríamos nos retirar.

Casa Pueblo Casa Pueblo

Como ainda queríamos curtir um pouco mais daquele visual maravilhoso, seguimos até o restaurante do hotel, localizado, salvo engano, no andar – 9. O lugar estava bem vazio; mas não havia melhor companhia do que uma boa bebida e um visual a la Grécia.

Casa PuebloCasa Pueblo

Endereço: Punta Ballena, 20003. Tel: (00598) 42 – 578041 e (00598) 42 – 578982. Aberto diariamente de 9am até o pôr do sol. O ingresso custa $120 pesos uruguaios. Menores de 12 anos não pagam.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Comentários

  1. Andrea
    4 fevereiro 2013

    Anna, seu site é muito bem elaborado, e está me ajudando bastante para organizar nossa viagem ao Uruguai. Tentei procurar, mas não consegui encontrar um site que me informasse que hora o sol costuma se por no mes de maio em Punta. Quero saber se vai dar tempo de chegarmos na cidade e apreciá-lo na Casa Pueblo. Obrigada e parabéns

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    5 fev., 2013

    Olá Andrea!
    Muito obrigada pelos elogios!!! Ganhei o dia!!! 😀
    Vc consegue verificar o horário do pôr do sol no site weather.com. Esse site também tem uma versão em português que é http://br.weather.com
    Tomara que vc consiga assitir ao pôr do sol na Casa Pueblo!! É emocionante!!!
    BJs, Anna

    Responder

  2. Roberta
    20 julho 2013

    Oi Anna, tudo bem? Tem que pagar ingresso para ver o por do sol?

    Responder

  3. 24 julho 2013

    Olá Roberta!
    É necessário sim pagar para entrar na Casa Pueblo para ver o por do sol.
    Quando fui, o ingresso custava $120 pesos uruguaios. Agora já deve ter aumentado um pouquinho.
    Bjs, Anna

    Responder

  4. Antonio Carlos
    11 fevereiro 2014

    Simplesmente fantástico! Uma poesia ao Astro Rei!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    11 fev., 2014

    Olá Antonio!
    Verdade!! O pôr do sol na Casa Pueblo é incrível!!! :)
    Bjs, Anna

    Responder

  5. elivete
    24 fevereiro 2014

    Eu Eli e o Luiz fomos a Casa Pueblo em 2012-´e agora em 2014 em uma visita a Casa no dia 03/02/2014 encontramos Vilaro fiquei tão feliz que não sabia o que dizer , pedimos para sacar uma foto e ele nós permitiu. tiramos a foto e eu dei um beijo em seu rosto , agradecemos e todos cercaram ele tirando fotos ele muito símpatico com todos , fiquei triste ao saber hoje de seu falecimento, compramos um quadro seu , vai ser uma recordação.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    24 fev., 2014

    Olá Elivete!
    Muito triste mesmo a notícia do falecimento do Vilaró…
    Bjs, Anna

    Responder

  6. 19 dezembro 2014

    Olá! Adorei o post, tentarei ver com certeza! Você sabe se há fácil acesso de ônibus do centro de Punta del Leste e de Montevidéu? Minha ideia é passar em Punta Ballenas entre uma estadia e outra! Abraços

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    5 jan., 2015

    Olá Cauhana!
    Quando fui a Casa Pueblo, vi alguns turistas chegando de ônibus local.
    Mas te aconselho a observar os horários que os ônibus passam na volta, pois os mesmos turistas tiveram que andar um bocado e pedir carona na saída, pois não encontravam ônibus…
    Bjs, Anna

    Responder

  7. Elizabete Soares
    17 dezembro 2015

    Estive lá na casa , dia 27/11/15 com meu marido . Soubemos e fomos conhecer . A casa que é realmente linda , imponente , com uma vista maravilhosa !!!!!!!!!!!

    Mas , tenho umas reclamações pra fazer !!!!!!! duvido que alguém veja minha observação , mas vou fazer : é cobrado , em $28.00 reais , por pessoa e só é permitindo entrar numa sala , onde tem uns poucos livros e no espaço para lanchar e duvido que dê para tantas pessoas , como eles dizem !!!!!! não é permitido conhecer por dentro e em tempo de chuva , só da pra ver , não , ouvir à gravação dele , de agradecimento ao por do sol , que deve ser maravilhoso nun dia de sol !!!!!!!! eu achei que há um pouco de mentiras em relação à este lugar e em punta del este !!!!!!!! lugar pequeno sem muita opção para hospedar e para comer !!!!!!!!!! não há lugares pára nenhuma diversão em punta del este , a não ser , cassinos e deve ser lá dentro , que deve ter espaço para danças ou coisa parecida !!!!!!!!! para brasileiros acostumados com praias , barzinhos restaurantes diversos , lá não tem nada e é tudo muito caro e desroporcional !!!!!!!!!! temos lugares lindos , variedades de bebidas e comidas tipicas , temos historias para contar e passeios realmente lindos para visitantes e somos hospitalheiros e agradaveis !!!!!!!! temos praias deslumbrantes e sol caliente para entrar e aproveitar e não ficar fingindo que estamos numa praia . . .

    Montevidéu , é igual aqui !!!!!!!!! fomos alertados para não andar à noite , pois há muitos roubos e dizem que é melhor não facilitar !!!!!!!! à uma outra cidadezinha mais adiante , também sem opção nenhuma e não achei nada pra ver , só um cheiro forte de mofo por todo canto !!!!!!!!!

    Eu tive à impressão , que os moradores e trabalhadores dos locais , por onde passamos , são muito pobres e não parecem morar , dentro de punta del este e sim numa cidade entre lá e montevidéu , muito pobre o lugar !!!!!?!!!!! punta del este é pequeno e é também bonito !!!!!!!!! tem um porto pequeno e lotado de veleiros , brancos e lindos !!!!!!!!!!!

    É tambem , muito limpo e tem pessoas educadas , de lugares variados !!!!!!!! há muitas pessoas sentadas nas gramas , à margens do porto o dia todo !!!!!!!! muito diferente daqui e é até muito gostoso !!!?.?!!!!!!!! ninguém mexe com ninguém e até parece ser impossível tanta tranquilidade !!!!!!!!!

    Mas , aqui ainda é muito melhor !!!!!!!!!!!

    Responder

Pingbacks & Trackbacks & Tweetbacks

Punta del Este – Visita à Casapueblo e ao Mirador de Punta Ballena | Meus Roteiros de Viagem

[…] No terraço há algumas cadeiras para os visitantes sentarem na cerimônia que acontece no fim da tarde, durante o por do sol, quando o espetáculo da natureza é acompanhado por uma gravação de um texto composto por Vilaró, em que ele agradece o sol pela sua existência e se depende de mais um dia. Como eu fui de manhã, não vi nada disso, mas quem quiser ver as fotos do por do sol na Casapueblo pode acessar o blog do pessoal do Nós no Mundo. […]

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.