A cerimônia do pôr do sol na Casa Pueblo

Era o dia 03 de abril de 2011. Um domingo e nosso último dia em Punta del Este. A promessa de céu azul e praia, como nos dias anteriores, logo se desfez com a chegada da chuva e das nuvens escuras. Choveu o dia inteiro.

Já não acreditávamos mais na possibilidade de assistir ao pôr do sol na Casa Pueblo, que havíamos programado para fechar com chave de ouro a visita a Punta.

Depois das 17h, porém, o tempo mudou completamente. A chuva parou e o céu abriu. Saímos apressados em direção à Casa Pueblo, que fica em Punta Ballena, cerca de 15 km de Punta.

Pode-se dizer que a Casa Pueblo é um escultura ou uma grande obra de arte fruto da imaginação do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró. As paredes brancas sem linhas retas, encravadas na encosta de um morro e que quase tocam o mar compõem o desenho da Casa Pueblo.

Casa PuebloCasa PuebloCasa Pueblo Casa Pueblo

O local hoje funciona como hotel, galeria de arte e museu com exposição de obras de Vilaró, além de ponto de encontro para as pessoas que querem apreciar o pôr do sol.

Quando chegamos na Casa Pueblo, as cadeiras molhadas na varanda eram a única lembrança de que havia chovido naquele dia. O pôr do sol estava lindíssimo! Foi mais do que apropriado o poema de Vilaró recitado enquanto o sol se põe, que começava assim:

Hola Sol …! Otra vez sin anunciarte llegas a visitarnos….” (Olá Sol…! Outra vez sem anunciar vem nos visitar…”)

Encontramos um espaço na varanda e ficamos ali apreciando o pôr do sol e o poema de Vilaró que saia das caixinhas de som. Quem tiver sorte, pode até encontrar o próprio Vilaró declamando uma de suas poesias enquanto o sol se põe.

Casa PuebloCasa Pueblo

Ao final do poema e do pôr do sol, aplausos – e talvez algumas lágrimas – pela beleza do espetáculo!

Casa PuebloCasa PuebloCasa PuebloCasa Pueblo

Infelizmente, não pudemos visitar o museu ou experimentar o recomendado té puesta del sol (chá com croissant e torradas servido durante a cerimônia do sol). Quando o sol se põe, tudo fecha. O restaurante não servia mais nada e os funcionários delicadamente informavam que deveríamos nos retirar.

Casa Pueblo Casa Pueblo

Como ainda queríamos curtir um pouco mais daquele visual maravilhoso, seguimos até o restaurante do hotel, localizado, salvo engano, no andar – 9. O lugar estava bem vazio; mas não havia melhor companhia do que uma boa bebida e um visual a la Grécia.

Casa PuebloCasa Pueblo

Endereço: Punta Ballena, 20003. Tel: (00598) 42 – 578041 e (00598) 42 – 578982. Aberto diariamente de 9am até o pôr do sol. O ingresso custa $120 pesos uruguaios. Menores de 12 anos não pagam.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.