Teatro Amazonas: Ópera, teatro e música em Manaus

O imponente Teatro Amazonas de Manaus é o retrato dos tempos áureos da borracha.

Teatro Amazonas

A borracha trouxe riqueza rápida ao Estado Amazonense, já que o produto era, inicialmente, uma exclusividade extraída da Floresta Amazônica. Os lucros com a borracha foram tamanhos que Manaus foi a primeira cidade brasileira a ser urbanizada – sistema de água e esgoto, vias públicas e praças – e a segunda a ter energia elétrica. A riqueza era tanta que na cidade circulava libra esterlina, a moeda da Inglaterra. Formou-se, inclusive, um novo grupo social: os barões da borracha, que controlavam e ditavam o comando da cidade.

Entre 1890 e 1920, Manaus viveu uma época de progresso, realizações e transformações culturais/sociais. Daí surgiu o Teatro Amazonas, inaugurado em 1986, comparado aos principais teatro europeus. Não é à toa que a cidade era conhecida como a Paris dos Trópicos.

O Teatro Amazonas tem arquitetura clássica e marca o estilo da belle époque brasileira. Os arcos e colunas clássicos contrastam-se com a cúpula colorida.

Segundo informações da Secretaria de Cultura do Amazonas, a cúpula é formada por 36 mil peças de escamas em cerâmica esmaltada e telhas vitrificadas, vindas da Alsácia, França. O colorido com as cores da bandeira brasileira é de encher os olhos.

Teatro AmazonasTeatro Amazonas

Os materiais utilizados para a construção do Teatro vieram quase todos do outro lado do Atlântico. O ferro veio da Inglaterra; as colunas, de Glasgow na Escócia; os cristais, de Murano na Itália; e as mácaras, da Grécia. Do Brasil, só mesmo a madeira.

O teatro tem capacidade para 701 pessoas e seu interior é impressionante e rico em detalhes.

Teatro Amazonas

Nas colunas, máscaras gregas em homenagem a músicos e dramaturgos famosos.

Teatro Amazonas

No teto, uma homenagem a Paris. A pintura oferece uma perspectiva de quem olha a Torre Eiffel de baixo para cima…

Teatro Amazonas

Atualmente, as poltronas são de veludo vermelho, mas durante a visita ao Teatro é possível ver como eram as poltronas originais.

Teatro Amazonas

O Salão Nobre, local que era reservado aos Barões da Borracha durante os intervalos do espetáculo, é igualmente impressionante.

O piso de madeira foi todo trabalhado com a técnica francesa de marchetaria, criando diversos desenhos. É até necessário calçar pantufas para passear no salão sem danificar o piso.

Teatro Amazonas

As bases das pilatras são de mármore Carrara, os lustres são de cristais Murano, as pinturas em perspectiva do teto foram feitas em Roma e tudo que se vê dourado é realmente ouro…

Teatro Amazonas Teatro Amazonas Teatro Amazonas

Não deixe de observar também a maquete com 30.000 peças de Lego com a reprodução do Teatro. Linda demais!

Teatro Amazonas

Há visitas guiadas pelo Teatro no valor de R$ 10 (estudante paga meia entrada). As visitam ocorrem a cada 30 minutos.

End: Praça São Sebastião, s/ nº, Centro. O horário de visitação é de segunda a sábado de 9h às 17h. Domingo é fechado para visitação. Nos feriados é recomendável verificar se o horário de funcionamento.

A programação do teatro deveria constar na internet, no Portal Cultura Amazonas http://www.culturamazonas.am.gov.br). Mas, por algum motivo inexplicável, não é possível acessar… Quem se interessar em assitir um espetáculo no Teatro Amazonas sugiro consultar a agenda cultural dos jornais D24amManaus On Line ou utilizar o método arcaico: ligar para o Teatro em busca de informações. O telefone são (92) 3622-1880, 3622-2420 e 3232-1768.

Em geral, os festivais de ópera ocorrem nos meses de abril e maio. Agora no mês de agosto acontece o Festival de Dança do Amazonas (consulte aqui).

Para mais informações sobre o ciclo da borracha, vale a pena conferir esse e esse textos.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.