Folha de 2 metros de comprimento? Na Amazônia tem!
A entrada não é triunfal, mas vale a pena visitar o Bosque da Ciência para conhecer, entre outras coisas, a maior folha do mundo.
O Bosque da Ciência está localizado na área urbana de Manaus, em um espaço de 13 hectares, pertencente ao INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
Apesar de estar localizado próximo ao Centro de Manaus, a área é muito bem preservada e rica em vegetação, fazendo o visitante se sentir mesmo no meio da mata.
O Bosque da Ciência funciona como um zoológico de espécimes da região e serve para difundir matérias relacionadas à biodiversidade. Por lá é possível encontrar peixe-boi, ariranha, jacaré, cotia, macaco, tartaruga…
A maioria dos animais fica cercado, mas no caso, por exemplo, dos macacos e cotias, eles correm soltos ao seu lado (não tem perigo, o parque garante!).
Ao entrarmos, fomos direto para os tanques de peixes-bois. Aprendemos que os peixes-bois da Amazônia são os menores da espécie e, mesmo assim, alcançam mais de dois metros de comprimento e pesam até meia tonelada.
Dali seguimos para ver as ariranhas e depois percorremos algumas das trilhas, até chegar no viveiro dos jacarés. Ao longo das trilhas há várias colmeias em plena atividade.
No Lago Amazônico, que fica próximo aos tanques dos jacarés, a sensação de paz e tranquilidade é grande. Se der sorte, você pode receber um pouco de ração para alimentar as tartarugas e os peixes do lago.
O destaque do passeio foi, contudo, a visita à Casa da Ciência, um museu com maquetes, cartazes, além de amostras de sementes e madeira. Lá você pode também ver alguns animais curiosos como piranhas, sapos cururus e cobras, conservados em formol. Além de lindas borboletas…
Mas, sem dúvida, o que mais nos chamou a atenção foi a Coccoloba, a maior folha dicotiledônia registrada na Amazônia. Ela ocupa posição de destaque no museu e está, inclusive, emoldurada. Tem incríveis 2,5 metros de comprimento e 1,44 metros de largura. Seu tamanho gigantesco lhe rendeu uma posição no Guiness Book.
A planta foi encontrada às margens de um afluente do Rio Madeira, no Município de Borba, a 150 km de Manaus pelo botânico e pesquisador Cid Ferreira. Até hoje não se tem notícia de nenhuma outra folha tão grande. Repare só no tamanho da minha mão em comparação ao da folha.
Com esse tamanho todo fiquei só imaginando como é a árvore….
Para ver mais informações sobre a maior folha do mundo, veja aqui e aqui.
End: Av. Otávio Cabral. Funcionamento: A visitação é de terça a sexta das 9h às 12h e de 14h as 16h. Fechado às segundas. Aos sábados, domingos e feriados as visitações são de 9h às 16.
O ingresso custa R$ 5,00. Crianças até 10 anos não pagam.
Planeje sua viagem com a gente
Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.
Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!
Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.
Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!