Andrés Carne de Rés: a balada mais cobiçada de Bogotá

O Andrés Carne de Rés é uma unanimidade em Bogotá. Todos os guias de turismo que consultei recomendavam uma visita ao local. Meu amigos colombianos também disseram que o local era absolutamente imperdível ou, nas palavras deles, muy muy chévere. E, de fato, é mesmo.

O restaurante e balada Andrés Carne de Rés começou suas atividades na cidade de Chía, localizada a alguns quilômetros de Bogotá. O nome, em uma tradução literal, significa André Carne de Vaca. Não tem muito significado… Li em algum dos guias que a ideia era criar um nome sonoro, com alguma palavra que rimasse com Andrés, nome do empresário que comanda a casa. Daí o nome Andrés… de Rés.

Com boa comida, música animada e uma decoração surreal e irreverente, o lugar ganhou fama e notoriedade. A fama foi tanta, que a casa ganhou um endereço em Bogotá no ano 2009, com o nome de Andrés D.C. A sigla D.C. significa Distrito Capital, em referência à cidade de Bogotá D.C., capital do país. Fica na Zona Rosa, no Centro Comercial El Retiro, sendo a entrada pela Plazoleta da Calle 81.

Andrés DC

O lugar é enorme. A decoração é impressionante e inusitada. Impossível não reparar! Logo na entrada há uma gigantesca perna feminina com espartilho, feita em arame, que convive em sintonia com uma balança de açougue.

Andrés DC Andrés DC

Outras centenas de itens aparentemente contraditórios também convivem harmonicamente. Todos, ou quase todos, estão à venda.

Andrés DC

Os quatro andares da casa são divididos em inferno, terra, purgatório e céu, cada um com suas peculiaridades. Um convite para fazer uma viagem do inferno ao céu…

Andrés DC

Andrés DC Andrés DC Andrés DC Andrés DC

Fotos: Arquivo pessoal

Outra característica do Andrés D.C. são as performances e os pocket shows dos mais variados tipos.

Andrés DC Andrés DC

No dia em que fui não faltavam artistas caracterizados ao estilo dos anos 70.

Andrés DC

Minha amiga colombiana que me acompanhava fez questão de divulgar que eu era brasileira. Aí não deu outra: toda hora os músicos e artistas passavam em nossa mesa para fazer apresentações. Tive até que vestir uma faixa daquela tipo de miss com o escrito bienvenido a la territa. Confesso que morri de vergonha. Só não fiquei mais constrangida porque outros estrangeiros pagaram o mesmo mico.

Andrés DC

O lado bom foi que uma das dançarinas me ensinou os passos básicos de salsa. Lição, inclusive, muito útil, porque por volta de 23h e meia-noite a pista de dança ficou lotada. E salsa era o ritmo mais tocado.

Andrés DC

Outra coisa inusitada que me chamou bastante atenção foi o próprio cardápio. Ele é grande e tem um manivela que você roda e as informações do cardápio vão passando. Sem dúvida, nada ali é convencional!

Andrés DC

Foto: Arquivo pessoal

Os petiscos servidos na mesa como couvert são igualmente curiosos: duas vasilhinhas contendo coco e manga verde…

Andrés DC Andrés DC

Fotos: Arquivo pessoal

Acabamos dividindo um prato com mix de delícias locais, como patacones, mandioca, linguiça e torresmo ($38.210, cerca de R$ 34). Tudo frito e, obviamente, nada light… Mas havia opções para todos os gostos no cardápio.

Andrés DC

Para beber, comecei experimentando uma bebida típica, a aguapanela ou agua de panela ($ 2.872, cerca de R$ 2,50). Panela, em espanhol, significa rapadura. A bebida, que pode ser quente ou gelada, é feita dissolvendo a rapadura na água e acrescentando-se limão ao final. Alguns ainda adicionam queijo na bebida quente… mas aí já achei diferente demais para o meu gosto. Provei a aguapanela gelada e gostei bastante.

Andrés DC

Enfim, eu assino embaixo: o Andrés DC é, de fato, imperdível e muy muy chévere! As músicas são ótimas, a comida é boa e as pessoas bem animadas.

Uma última informação: a balada em Bogotá começa cedo porque também encerra cedo. Há uma determinação, salvo engano, da Prefeitura que impõe o fechamento das casa norturnas às 3am. Por isso, a dica é chegar cedo. Além de evitar filas, quem chega cedo não precisa pagar entrada e tem grandes chance de conseguir uma mesa, mesmo sem reservas. Para tanto, tivemos que chegar lá por volta de 7pm…

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.