A cerimônia da troca da bandeira em Brasília

Todo primeiro domingo do mês às 10h ocorre a troca da bandeira na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Troca da Bandeira

Na cerimônia não falta pompa e circunstância. A solenidade começa com um desfile de membros das Forças Armadas. A cada mês, Marinha, Aeronáutica e Exército se revezam na troca da bandeira. Nesse mês de agosto a coordenação da troca da bandeira ficou a cargo do Exército, tendo como destaque o desfile dos Dragões da Independência, unidade responsável pela proteção do Chefe da nação desde os tempos de Dom Pedro I.

Troca da BandeiraTroca da Bandeira Troca da Bandeira

Várias autoridade se reúnem num palanque móvel para assistir ao evento. Já os turistas e demais expectadores ficam nas áreas delimitadas ao longo da Praça dos Três Poderes.

Troca da Bandeira

A nova Bandeira é hasteada ao som do Hino Nacional Brasileiro, acompanhado de salva de 21 tiros de canhão.

Troca da Bandeira

A salva de tiros de canhão é rito que remonta à Idade Média quando as tropas militares descarregavam seus canhões próximo às fortificações militares, para demonstrar o caráter pacífico da missão. No Brasil Império, o imperador fazia jus à salva de 101 tiros. Posteriormente, a salva de gala foi reduzida a 21 tiros e ocorre em solenidade como a posse de Presidente da República, recepção de Chefe de Estado estrangeiro e abertura dos trabalhos do Congresso Nacional.

Troca da BandeiraTroca da Bandeira

Sob o som do Hino da Bandeira, a bandeira antiga é arriada. Mas é necessário aguardar que a bandeira nova chegue ao topo do mastro, para então arriar a bandeira antiga. A ideia é nunca deixar o mastro sem a Bandeira Nacional no topo.

Troca da Bandeira

O mastro é uma estrutura em forma de cone com 100 metros de altura, formada por 24 hastes que, na década de 70, quando da criação do Pavilhão Nacional, representavam os 24 Estados Brasileiros.

Troca da BandeiraTroca da Bandeira

Em sua base, consta o escrito: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira sempre ao alto: visão permanente da Pátria.”

A Bandeira mede 186 metros quadrados e consta no Guiness Book como a maior bandeira hasteada do mundo. Está posicionada, simbolicamente, acima do prédios do Três Poderes: Palácio do Planalto – Executivo, Congresso Nacional – Legislativo e Supremo Tribunal Federal – Judiciário.

A cerimônia de troca da bandeira tem duração de 30 minutos.

Aproveite depois para passear na Praça dos Três Poder e contemplar seu diversos ângulos.

Praça dos Três Poderes Praça dos Três PoderesPraça dos Três Poderes Troca da Bandeira Brasíllia

Falando em ângulos, não deixe de reparar que a Praça tem a forma de um triângulo equilátero. A idéia de Lúcio Costa era deixar cada uma das Casas dos Três Poderes nos vértices da Pirâmide, deixando-as unidas e equidistantes. Mais um dos simbolismos encontrados na cidade.

No espaço subterrâneo Lúcio Costa é possível ver uma maquete de Brasília e apreciar os croquis retilíneos de Lúcio Costa que deram origem à cidade.

Praça dos Três PoderesPraça dos Três Poderes Praça dos Três Poderes

O Panteão da Pátria, criado para homenagear todos aqueles que se destacaram em prol da pátria brasileira, logo após morte de Tancredo Neves, encanta pela sua arquitetura em formato de pomba. Contudo, seu interior é subutilizado e tem aparência abandonada.

Troca da Bandeira

A dica é partir logo para visita guiada gratuita que acontece em que cada um dos Três Poderes. No Palácio do Planalto as visitas ocorrem aos domingos de 9h às 13h (informações pelo telefone 61 3411-2317). No Congresso Nacional as visitas são diárias de 9h30 às 17h, com saídas a cada 30 minutos. A entrada é feita pela rampa voltada para a Esplanada dos Ministérios. Mais informações aqui. No Supremo Tribunal Federal as visitas são aos domingos de 10h às 16h (informações pelo telefone 61 3217-4058).

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.