Programão gratuito em Bogotá: visitar o Museu Botero

Visitar o Museu Botero é um dos programas imperdíveis em Bogotá.

O museu fica no bairro da Candelária, a poucos metros da Plaza de Bolívar e da Catedral de Bogotá, em uma construção antiga, onde funcionava, no passado, o Palácio do Arcebispo. Desde o ano 2000 o local abriga o Museu Botero, cuja coleção foi inteiramente doada pelo artista ao país. São 123 obras de Botero, entre pinturas, esculturas e desenhos, além de 85 obras de artistas internacionais, como Picasso e Miró.

Fernando Botero é o pintor e escultor mais famoso da Colômbia e talvez da América latina, na atualidade. Nascido na cidade de Medellín em 1932, o artista começou como ilustrador. Depois mudou-se para a Europa, onde se tornou pintor e escultor, e desenvolveu técnicas próprias. Atualmente mora na França e tem diversas obras expostas em vários museus e exposições internacionais.

Seu traço característico é retratar a realidade de uma forma distorcida, aumentando a proporção do corpo humano, das frutas e das paisagens, com o objetivo de elevar uma imagem simples do cotidiano à condição de arte. Dado o caráter volumoso e aredondado das formas trazidas em suas obras, em especial, das figuras humanas, Botero é muitas vezes taxado de “pintor de gordinhos”, expressão com a qual, diga-se de passagem, não concorda o autor.

Logo no hall de entrada do museu, a primeira obra exposta: “Mão Esquerda”. Uma gigantesca e volumosa mão…

Museu BoteroFoto: Arquivo pessoal

Um dos grandes destaque do museu fica logo no primeiro salão à direita. São pintura em que Botero dá a sua interpretação pessoal a grandes obras de renome internacional, como a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, Os Girassóis de Van Gogh, e As Meninas de Velasquez.

Museu Botero
Museu BoteroFotos: Arquivo pessoal

Não deixe de observar todos os detalhes da obra El Estudio (foto acima), em que Botero recria o clássico As Meninas de Velasquez, como a proporção da infanta Margarida, a sua posição no quadro, o interruptor de luz e o espelho na parte superior. Salvo engano, é a única obra em que Botero se retrata em um dos seu quadros.

Vale dizer que a pintura de Velasquez também já intrigou Picasso, que, aliás, desenvolveu trabalhos com sua interpretação da obra, expostos no Museu Picasso em Barcelona.

Todas as demais obras do Museu são bem interessantes. As imagens bens coloridas e a quase ausência de sombra também são outras características de Botero.

Museu Botero

Foto: Arquivo pessoal. Pareja bailando, 1987.
Museu BoteroFoto: Arquivo pessoal. Maribarbola según Velasquez, 1984.

Museu Botero

Nas esculturas, as formas volumosas ganham vida…

Museu Botero

Museu Botero

Museu Botero

Fotos: Arquivo pessoal

Ao terminar a visita ao museu, aprecie os arcos e o jardim do pátio.

Museu Botero

Foto: Arquivo pessoal

Caminhe também pelo complexo de Museus do Banco da República, que concentra, praticamente no mesmo lugar, o Museo Botero, a Casa de Moneda, onde pode conhecer a história do País através das moedas, e o Museo de Arte del Banco de la Republica. É quase um labirinto…

Museu Botero

Casa de Moneda

Museu Arte del Banco de la Republica
Fotos: Arquivo pessoal

Para fazer um lanche rápido, há uma cafeteria Juan Valdez na praça que dá entrada para o Museo de Arte del Banco de la Republica. Há também um restaurante que parece simpático no fundos do Museu Botero, bem próximo ao Museo de Arte.

Recomendo a visita guiada gratuita ao Museu Botero, com duração aproximada de uma hora. As visitas guiadas ocorrem de segunda a sexta às 11am e 4pm. Aos sábados às 10am, meio-dia, 2pm e 4pm. Aos domingos não há visitas guiadas. Não é necessário reservar com antecedência. Bastar aguardar no hall de entrada, no horário determinado, próximo à escultura da mão.

Quem optar por fazer a visita sem guia, a sugestão é começar pelo lado direito, visitar o segundo andar e só, ao final, terminar pelo lado esquerdo, onde ficam concentradas as obras dos artistas internacionais.

Funcionamento: Fechado às terças. Segundas a sábados de 9am a 7pm. Última entrada às 6:30pm. Domingos e feriados de 10am a 5pm, sendo a última entrada às 6:30pm. A entrada é gratuita.

End: Calle 11 No. 4-41, Candelária, Bogotá.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.