Montevidéu a Punta del Este de carro…

pt-br

A forma mais prática, rápida e econômica para ir de Montevidéu a Punta del Este é de carro.

São cerca de 130 km, em pista dupla, muito bem sinalizada e sem buracos. O estado de conservação da rodovia é tão bom e a pista tão plana, que a viagem fica até monótona.

Estrada Montevideu - PuntaEstrada Montevideu - Punta Estrada Montevideu - PuntaEstrada Montevideu - Punta

Fotos: Arquivo pessoal. Rodovia de Montevidéu a Punta. Na primeira foto, o detalhe do Aeroporto Internacional de Carrasco.

Mas nada que não pode ser resolvido com uma pequena alteração da rota, para seguir margeando algumas praias, onde, inclusive, paramos para tirar muitas fotos. Depois escrevo os detalhes das nossas paradas…

Estrada de Montevideu a Punta

Foto: Arquivo pessoal

Na pesquisa que fizemos, o aluguel de carro mais barato foi com a empresa Puntacar, uma empresa uruguaia que tem lojas no aeroporto e no centro de Montevidéu, bem como nas principais cidades, como Punta del Este e Colonia del Sacramento.

Estrada Montevideu - Punta
Estrada Montevideu - PuntaFoto: Arquivo pessoal. Loja Puntacar do centro de Montevídeo.

Alugamos o carro mais simples e mais barato: um Celta, duas portas, sem ar condicionado. O carro estava novinho (menos de 5.000km rodados) e em ótimo estado de conservação.

A diária ficou por U$ 40 com quilometragem livre, acrescida de mais U$10 pelo GPS, já com o seguro incluído. Não deixe de incluir o GPS. É essencial, especialmente para conseguir sair do centro de Montevidéu.

Estrada Montevideu - Punta

Foto: Arquivo pessoal

Tivemos que pagar também uma taxa de U$ 40 porque optamos por devolver o carro na cidade de Colonia del Sacramento, onde pegamos o Buquebusferry boat que faz a travessia para Buenos Aires.

O valor final ficou por U$140, para um aluguel de 2 dias. No final das contas, resolvemos ficar com o carro mais um dia e conseguimos negociar um desconto para pagamento em dinheiro (a loja aceitava pagamento dólar, pesos uruguaios ou real), totalizando U$ 170.

Só para registrar, fizemos a reserva do carro pelo site da empresa e, no dia agendado, o carro já estava pronto. O atendimento foi rápido, os funcionários atenciosos e o valor cobrado foi exatamente aquele anunciado no site. Nada de taxas extras “surpresas”. Gostei bastante! Além disso, quando efetuamos a devolução do veículo em Colonia, um dos funcionários da empresa ainda fez a gentileza de nos deixar no porto de onde sai o Buquebus.

Para alugar e conduzir um veículo no Uruguai é necessário (i) ter entre 23 e 75 anos de idade, (ii) estar habilitado para dirigir há pelo menos dois anos, e apresentar (iii) a carteira de motorista do Brasil, (iv) o passaporte ou documento de identidade, (v) e um cartão de crédito para garantia da devolução do veículo.

Quem preferir não dirigir, há a opção de transfer saindo do Aeroporto Internacional de Carrasco até Punta, ao valor de U$30 por pessoa. O Transfer pode ser contratado no balcão dos Taxis Oficiales Aeropuerto, que fica logo na saída do desembarque. O pagamento é feito ali mesmo, em dinheiro (aceita-se real, dólar, euros, pesos uruguaios ou pesos argentinos) ou com cartão de crédito. Mais informações em http://www.taxisaeropuerto.com/po/transfer.html

Há também a opção de ir de ônibus, com as empresas COT e COPSA. Há saídas diárias, em diversos horários, do Terminal Tres Cruces. Confira os horários de saída aqui. O valor da passagem é, em média, $316 pesos uruguaios, algo equivalente a pouco menos de R$31, ida e volta.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

 

  1. Ainda estou lendo com muita atencão, pois há muitos detalhes. Quero dar o parabéns pelas informações tão claras e precisas. Excelente!

  2. Cara Anna, se eu retirar o carro no centro de Montevideo e devolve-lo no Aeroporto, paga alguma taxa? O transito em Montevideo é muito complicado? É que vi em algumas pesquisas na net que em Buenos Aires é muito ruim de dirigir.
    Ah! Muito boas suas dicas.

    • Olá!
      Não sei dizer se há cobrança de taxa extra no caso de devolução do veículo no Aeroporto de Carrasco. Você pode verificar melhor essa informação no site da Punta Car. Há um formulário de pré reserva, onde vc pode fazer o questionamento.
      Quanto ao trânsito de Montevidéu, é relativamente tranquilo. Mas só recomendo lugar o carro quando for deixar a cidade, para seguir para Punta ou outras cidades. No centro de Montevidéu é difícil conseguir vagas para estacionar e, se fizer as contas, acho que compensar andar de táxi. O ônibus também é fácil de usar e super barato.
      Para Buenos Aires, acho que vale a mesma regra. Falta estacionamento e há muitos engarrafamentos na capital argentina….

  3. Ola Ana,
    eu to pretendendo passar o reveillon em Buenos Aires pela segunda vez.
    Mas queria aproveitar dessa vez pra conhecer o Uruguai.
    A travessia de Buenos Aires pra Colonia é facil. Tem barco e onibus né, como ja ouvi falar.
    Mas queria conhecer Montevideo e Punta também. Por isso to pensando em alugar um carro.
    Somos 4 pessoas do RJ. O aereo de ida e volta é p/ Buenos Aires.
    O que vc aconselharia, alugarmos um carro em Buenos Aires mesmo ou no Uruguai?
    Faríamos esses passeios na semana entre o Natal e o dia 31.
    A virada mesmo vamos passar na Argentina.
    Se puder dar uma força… abr
    Sami Fonseca
    (se puder responder no email, será melhor… brigadão)
    [email protected]

    • Oi Sami!
      Você teria que comparar os valores do aluguel de carro na Argentina e no Uruguai para ver o que compensa mais. Possivelmente deve ficar mais em conta se vc alugar no Uruguai, pois acredito que vc terá que pagar uma taxa por levar o carro para outro país, caso venha a alugar na Argentina. Verifique se essa taxa é cobrada simplesmente em razão do veículo deixar o país, ainda que vc devolva na Argentina ou se a taxa somente é cobrada caso a devolução ocorra em outro país.

      Também é bom verificar os detalhes da travessia de ferry boat de Buenos Aires para Colonia com o carro, para ver se há cobrança de alguma taxa pelo transporte do veículo.

      A princípio, me parece mais simples alugar o carro no Uruguai. Mas, repito, compare os preços e as vantagens/desvantagens de cada um antes de decidir.

  4. Olá Anna Bárbara, ADOREI suas dicas, todas muito precisas!Principalmente do aluguel de carro,
    que eu estou querendo! Só que sou muito medrosa, gostaria de saber se tem aluguel de carro em Três cruces(terminal) pois já pretendo ao sair do ônibus que faz parte do Buque, já alugar alí por perto, entende? Pois irei de Bs As à Montevideo ficarei lá p/ dormir e no outro dia iremos p/ Punta d. Leste, e
    já temos que voltar às 16:00 hs + ou -,pois pegaremos o buque às 19:00 hs,vai ser um core corre!!!
    Sômos em 5 pessoas(4 adultos e 1 criança de 8 anos, será que daria no Celta??Ou eles são rígidos
    com 3 pessoas atrás? Aceito sugestões suas, de como seria melhor só com esse dia aproveitarmos melhor ? Aguardo retorno e parabéns pelas dicas preciosas.

    • Oi Cleide!
      Em uma pesquisa rápida na internet, não localizei locadoras de veículos no Terminal Três Cruces. Mas existem algumas bem próximas, inclusive, a Puntacar, que fica no Cerro Largo. Segundo o Google Maps, a distância da locadora até o terminal é de pouco mais de 2km. Vc poderia pegar um táxi até lá ou ir andando. Registro que o táxi em Montevidéu não é caro.
      Com relação à quantidade de passageiros, acredito que não tenha problema ter 3 passageiros no banco de trás. Contudo, é sempre bom confirmar. Mande um email para a locadora pra ter certeza.
      Vc já conhece Montevidéu? Por que não aproveita o dia na cidade ao invés de pegar um carro até a Punta? Montevidéu é uma cidade super charmosa e tem várias atrações para visitar.
      Já pensou que vc gastará cerca de 4h, só para ir e voltar de carro? Já pensou se conseguirá colocar no porta-malas do Celta a bagagem de 5 pessoas?
      Espero ter ajudado!!
      Bjs, Anna

  5. Olá Bárbara,

    Seu site é excelente, parabéns!
    Cheguei até aqui buscando dicas sobre o Uruguai.
    Passarei a 1ª semana de janeiro de 2012 em Montevideo e gostaria de saber se vc acha válido um bate e volta para cohecer Punta del Leste.
    Já estou com hotel fechado para a semana toda e descartei a idéia de me hospédar em Punta devido aos altos preços , e conhecido tumulto, da temporada.
    Já fechei o roteiro,com uma grande ajuda do seu site, e estou apenas com esta dúvida se vale a pena incluir uma ida a Punta.
    Obrigada !

    Abs,

    Andrea

    • Oi Andrea!!
      Obrigada pelo elogio!!
      Acho Punta uma cidade linda, com ótimas opções gastronômicas e badaladíssima no verão.
      Para chegar até lá vc gastará cerca de 2 horas de viagem de carro (2h para ir e mais 2h para voltar), se não tiver congestionamento (é bom perguntar no seu hotel em Montevidéu como costuma ser o movimento nas estradas até Punta no Reveillon).
      Vale a pena para passar apenas o dia? Depende da sua animação… Certamente, será bem cansativo, mas terá muitas coisas interessantes para ver e fazer.
      Bjs, Anna

  6. Anna, Boa Tarde!

    Se for de Montevideu para Punta de Onibus ele faz algum city tour nas Praias de Punta ou apenas ele deixa um ponto e aí é cada um por "sí"? rs! você acha que vale mais a pena alugar um carro e assim passear por onde quiser?

    No aguardo do seu comentario!

    OBS: Irei com a minha eposa agora no Carnaval, a cidade fica tranquila ou é agitada como aqui no Brasil?

    • Olá Thiago!
      Os ônibus da COT e COPSA fazem a linha regular de Montevidéu a Punta. São ônibus comuns, que não fazem city tour. Chegando lá, você teria que andar de táxi ou nos ônibus locais.
      Recomendo alugar um carro, pois em Punta as distâncias são longas. A menos que vc queria ficar apenas no centrinho, sem sair para conhecer os arredores, como José Ignacio, Casa Pueblo…
      Como vc irá no Carnaval, é bom verificar logo a cotação de preços e a disponibilidade, caso opte por alugar um carro. Pergunte também sobre possíveis congestionamentos no trânsito por ser alta temporada.
      Pelo que sei, Punta no verão fica disputadíssima!! E no Carnaval então… é point de uruguaios, brasileiros e argentinos!
      Depois volte aqui para contar como foi!
      Bjs, Anna

  7. Anna.
    Sou de Recife e estou indo para Buenos Aires dia 04 de março próximo. Pretendo do aeroporto que chegaremos as 20:00hrs alugar um veículo e ir direto para Punta Del Este retornando a Motevidel no outro dia 08.Você acha conveniente ficar os dois dias mais com o veículos ou devolve-lo e sair de taxa?
    O transito é complicado em Motevidel?Buenos Aires Montevidel estou indo e voltando de Aerolineas.
    Voce chegou a ir ao Tango Madero vale a pena?

    • Olá Junior,
      Não entendi muito bem… Vc sai de Buenos Aires e vai para Montevidéu e depois para Punta? É isso?
      O trânsito em Montevidéu não é muito complicado, mas recomendo alugar um carro com GPS para ajudar na hora de sair da cidade. Não é necessário alugar carro para ficar em Montevidéu. É difícil achar estacionamento e os táxis são baratos. Só alugue o carro qdo realmente for para Punta.
      Não conheço o Tango Madero…
      Bjs, Anna

  8. Oi Anna,
    Adorei as dicas de viagem para Punta Del Leste. Você tem dica de algum hotel lá, que seja bom e barato? E cassinos tem outro ou somente o Conrad? Já conhecemos Punta del Leste, mas só por uma manhã, pois fomos de navio.
    Um abraço,

    • Olá Bia!!
      Como fui a Punta fora de temporada, não cheguei a conhcer La Barra poque me informaram que todos os restaurantes e barzinhos e baladas por lá estavam fechados.
      Contudo, sei que no verão o logar é badaladíssimo, especialmente a praia de Bikini.
      Depois volte para contar como foi!!
      Bjs, Anna

  9. Boa Noite Anna,

    Adorei seus comentários, eu e meu marido pretendemos ir a Punta em maio, estamos pensando em ficar 3 dias em Punta e 1 dia em Montevidéu , você acha que será muito corrido ? conseguirei conhecer um pouco de Montevidéu em 1 dia ? aceito sugestões.
    Abç
    Thelma

    • Olá Thelma!
      Sem dúvida, apenas um dia em Montevidéu é muito pouco. Você possivelmente só conseguirá visitar a parte da Ciudad Vieja.
      Mas, se a viagem tem apenas 4 dias, será mesmo difícil de conhecer tudo em Punta e Montevidéu.
      Minha sugestão é que vc tente visitar Punta no final de semana para vc consiga sentir um pouquinho da agitação da cidade, pois fora de temporada a cidade costuma ficar bem vazia.
      Depois me conte como foi!
      Bjs, Anna

  10. Olá Anna,
    Parabéns pelas informações…. estou me programando para ir para o Uruguai no final de julho, tenho 8 dias para viajar, quanto tempo você acha ideal para conhecer cada cidade??/ essa época é boa para ir para lá, ou só no verão compensa?? Não pretendo nada de balada, mais passeios mesmo.
    muito obrigado
    Ricardo

    • Olá Ricardo!
      Prepare-se para pegar bastante frio no Uruguai em julho. Costuma ventar muito, o que reduz ainda mais a sensação térmica.
      Sem dúvida, a época mais movimentada para conhecer o Uruguai, e especialmente Punta, é no verão, quando vários restaurantes e baladas estão em pleno funcionamento. Fora de temporada, muita coisa fecha, inclusive alguns hotéis.
      Eu fui em abril e gostei bastante. Escrevi até um post sobre conhecer Punta fora de temporada. Dê uma olhada: http://www.nosnomundo.com.br/2011/05/punta-del-es
      Acho que fora de temporada basta um final de semana em Punta. Sugiro que vc curta um ou dois dias em Colonia, e aproveite o restante em Montevidéu e arredores.
      Bjs, Anna

  11. Oi, Ana adorei suas dicas…..Estamos querendo ir p Montevideu mas também conhecer Punta deLeste e Colonia de Sacramento…vamos em 2 adultos e 02 criancas, vale a pena ficar alguns dias em Punta ….fico so em Montevideu….sera que vc pode me ajudar……
    Agradeço muito…..Fico no aguardo…Bjs

    • Olá Érika!
      Tudo depende de quantos dias vcs têm para viajar e qual será a época da viagem.
      Se tiverem poucos dias, recomendo apenas Montevidéo e no máximo Colonia do Sacramento, ou talvez, para um passeio mais curto e rápido, uma visita a algumas das vinícolas próximas a Montevidéu.
      Se tiver mais tempo, em torno de uns 8 – 10 dias, dá para conhecer as três cidades.
      Se for no inverno, saiba que não haverá muitos atrativos em Punta, especialmente para crianças. Se for no verão, vale até acrescentar mais uns dias em Punta pq a cidade fica super movimentada e divertida.
      Bjs, Anna

  12. Nossa adorei suas dicas e queria mais:kkkkk!!! Estou indo em outubro e preciso reservar hotel urgente para o feriado, vou com marido e filhos: 2 e 6anos! O que sugere? Ficar em Punta? Montevidéu? Vou ficar 4 dias inteiros. Será que nesta data tem sol para praia? Lazer com filhos: alguma sugestao? Aguardo suas dicas! Muito obrigada!

  13. Olá Ana, adorei as dicas… Parabens… Bom estarei indo para Montevideo agora em janeiro com a minha mãe e minha irmã, ficaremos uma semana lá… E gostaríamos de ir conhecer Punta tb… Vc teria alguma dica de hospedagem em montevideo??? E compensa realmente ir de carro para Punta devido a facilidade??? Grata… Bjus

  14. Oi Ana, aventurar-se é bom, mas com ajuda de alguém que já tem experiência é mais seguro, li seus comentários e aproveitei bastante, vou pegar um carro no aeroporto de Montevideo e dirigir-me para Punta Del Este, já vi pelas suas informações que é uma viagem tranquila, todavia gostaria de ser mais especifico quanto à segurança, você viu algo que envolva risco que possa orientar-me? Minha viagem é na próxima semana…abçs

    Roberto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>