Degustação de vinhos na Familia Zuccardi

A Família Zuccardi é uma bodega familiar criada no final da década de 60 pelo engenheiro Alberto Zuccardi. O engenheiro desenvolveu um sistema de irrigação das terras e implantou no local a bodega, para demonstrar que a terra antes considerada improdutiva poderia dar lugar à produção de vinhos de destaque.

Família Zuccardi

Família Zuccardi

Fotos: Arquivo pessoal

Com o passar dos anos, a bodega passou a elaborar vinhos de qualidade, utilizando-se de métodos inovadores.

Hoje a Familia Zuccardi possui centenas de hectares de vinhedos, distribuídos em fazendas em Maipú, Tunuyán, San Carlos e Santa Rosa.

Em Maipú fica a Casa del Visitante, onde funcionários da bodega recebem turistas interessados em visitar a propriedade e participar da degustação de vinhos. O ambiente é simples e rústico, apesar do maquinário tecnológico para a produção de vinhos.

Família Zuccardi

Família Zuccardi

Foto: Arquivo pessoal

Durante o tour é possível aprender um pouco da forma de produção dos vinhos. Como era época da colheita (Vendimia), vimos o processo de seleção das uvas, feito em geral pelas mulheres, que são mais detalhistas e cuidadosas.

Família Zuccardi

Família Zuccardi Família Zuccardi

Fotos: Arquivo pessoal

Vimos os enormes tanques de fermentação.

Família Zuccardi

Família Zuccardi

Fotos: Arquivo pessoal

E aprendemos a diferença entre os barris de carvalho francês e americanos onde os vinhos são envelhecidos.

Família Zuccardi

Foto: Arquivo pessoal

Durante o tour descobrimos que Santa Julia foi a primeira marca de vinhos da bodega a se consolidar no mercado argentino e internacional. Mas que o destaque fica mesmo por conta do Zuccardi Z e Zuccardi Q, os vinhos top da vinícola.

O Zuccardi Z, linha Zeta, é produzido com as variedades Malbec e Tempranillo. Já o Zuccardi Q, em que a letra “Q” significa quality, é produzido com uma cepa de uva apenas: malbec, tempranillo, cabernet sauvignon ou chardonnay.

A degustação, contudo, não inclui os vinhos top da Bodega. Os vinhos disponíveis para a degustação eram apenas o Zuccardi Série A, o Malamado e o espumante Santa Julia Rosé.

Família Zuccardi
Foto: Arquivo pessoal

Dos vinhos degustados, o que mais chamou a atenção foi o Malamado, um vinho adocicado e de maior concentração alcoólica, ao estilo do vinho do Porto, que pode ser utilizado na preparação de bebidas a base de café ou de coquetéis.

Família Zuccardi

Foto: Arquivo pessoal

Na Bodega também é possível fazer degustação de azeites. Mas achamos que o azeite deixou a desejar… Preferimos os espanhois ou gregos disponíveis no mercado. Além disso, a degustação era bem simples. Os diferentes azeites ficam expostos em uma das salas da Casa del Visitante e, quem se interessava, podia experimentá-los. Não havia, porém, nenhum funcionário para dar maiores explicações sobre os azeites e sobre a diferença entre eles.

Família Zuccardi

Foto: Arquivo pessoal

Há na Familia Zuccardi a opção de almoço, mas acabamos optando só pelo tour. Li na internet que lá também é possível fazer um passeio de balão. Mas confesso que não vi nenhuma informação a este respeito no site. Se tiver mesmo, deve ser interessante.

No final do passeio acabamos comprando uma garrafa do Zuccardi Q para experimentar. Seguimos o conselho do guia e compramos um Tempranillo safra 2001 por $250 pesos, cerca de R$ 90. Ainda falta degustá-lo para ver se vale todos os elogios feitos pelo guia.

Zuccardi QFoto: Arquivo pessoal

Adorei também as camisetas expostas à venda…

Família Zuccardi

Foto: Arquivo pessoal

As visitas na Bodega ocorrem de segunda a sábado de 9h às 17:30 e domingos de 10 às 16h. É aconselhável agendar o tour com antecedência. O valor é de $15 pesos por pessoa, ou seja, pouco mais de R$ 5. Há um mapa no site indicando como chegar ao local.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.