Degustação de vinhos na Familia Zuccardi
A Família Zuccardi é uma bodega familiar criada no final da década de 60 pelo engenheiro Alberto Zuccardi. O engenheiro desenvolveu um sistema de irrigação das terras e implantou no local a bodega, para demonstrar que a terra antes considerada improdutiva poderia dar lugar à produção de vinhos de destaque.
Fotos: Arquivo pessoal
Com o passar dos anos, a bodega passou a elaborar vinhos de qualidade, utilizando-se de métodos inovadores.
Hoje a Familia Zuccardi possui centenas de hectares de vinhedos, distribuídos em fazendas em Maipú, Tunuyán, San Carlos e Santa Rosa.
Em Maipú fica a Casa del Visitante, onde funcionários da bodega recebem turistas interessados em visitar a propriedade e participar da degustação de vinhos. O ambiente é simples e rústico, apesar do maquinário tecnológico para a produção de vinhos.
Foto: Arquivo pessoal
Durante o tour é possível aprender um pouco da forma de produção dos vinhos. Como era época da colheita (Vendimia), vimos o processo de seleção das uvas, feito em geral pelas mulheres, que são mais detalhistas e cuidadosas.
Fotos: Arquivo pessoal
Vimos os enormes tanques de fermentação.
Fotos: Arquivo pessoal
E aprendemos a diferença entre os barris de carvalho francês e americanos onde os vinhos são envelhecidos.
Foto: Arquivo pessoal
Durante o tour descobrimos que Santa Julia foi a primeira marca de vinhos da bodega a se consolidar no mercado argentino e internacional. Mas que o destaque fica mesmo por conta do Zuccardi Z e Zuccardi Q, os vinhos top da vinícola.
O Zuccardi Z, linha Zeta, é produzido com as variedades Malbec e Tempranillo. Já o Zuccardi Q, em que a letra “Q” significa quality, é produzido com uma cepa de uva apenas: malbec, tempranillo, cabernet sauvignon ou chardonnay.
A degustação, contudo, não inclui os vinhos top da Bodega. Os vinhos disponíveis para a degustação eram apenas o Zuccardi Série A, o Malamado e o espumante Santa Julia Rosé.
Foto: Arquivo pessoal
Dos vinhos degustados, o que mais chamou a atenção foi o Malamado, um vinho adocicado e de maior concentração alcoólica, ao estilo do vinho do Porto, que pode ser utilizado na preparação de bebidas a base de café ou de coquetéis.
Foto: Arquivo pessoal
Na Bodega também é possível fazer degustação de azeites. Mas achamos que o azeite deixou a desejar… Preferimos os espanhois ou gregos disponíveis no mercado. Além disso, a degustação era bem simples. Os diferentes azeites ficam expostos em uma das salas da Casa del Visitante e, quem se interessava, podia experimentá-los. Não havia, porém, nenhum funcionário para dar maiores explicações sobre os azeites e sobre a diferença entre eles.
Foto: Arquivo pessoal
Há na Familia Zuccardi a opção de almoço, mas acabamos optando só pelo tour. Li na internet que lá também é possível fazer um passeio de balão. Mas confesso que não vi nenhuma informação a este respeito no site. Se tiver mesmo, deve ser interessante.
No final do passeio acabamos comprando uma garrafa do Zuccardi Q para experimentar. Seguimos o conselho do guia e compramos um Tempranillo safra 2001 por $250 pesos, cerca de R$ 90. Ainda falta degustá-lo para ver se vale todos os elogios feitos pelo guia.
Foto: Arquivo pessoal
Adorei também as camisetas expostas à venda…
Foto: Arquivo pessoal
As visitas na Bodega ocorrem de segunda a sábado de 9h às 17:30 e domingos de 10 às 16h. É aconselhável agendar o tour com antecedência. O valor é de $15 pesos por pessoa, ou seja, pouco mais de R$ 5. Há um mapa no site indicando como chegar ao local.
Planeje sua viagem com a gente
Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.
Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!
Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.
Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!