De Colonia del Sacramento a Buenos Aires de ferry boat

pt-br

A travessia é rápida, dura apenas uma hora. As passagens, se adquiridas com antecedência, têm preços atrativos, cerca de R$ 30 cada trecho. Os assentos são confortáveis, tem lanchonete e, melhor ainda, tem Duty Free.

Nem preciso dizer que a travessia do Rio Prata, do Uruguai para a Argentina e vice-versa, em ferry boat (balsa), caiu no gosto dos turistas… Sem dúvida, é uma ótima opção de passeio para aqueles estão em Buenos Aires e querem curtir um dia na cidade uruguaia de Colonia del Sacramento ou para aqueles que, como eu, começaram a viagem no Uruguai e optaram por encerrar o passeio na capital argentina.

Buquebus é a maior e mais antiga empresa que faz essa travessia. Talvez por isso o nome da marca é muitas vezes empregado para se referir a todos os ferry boats que fazem essa travessia, como no clássico caso em que a marca Bombril é empregada para todas as palhas de aço. Mas, além dela, existem a empresas Seacat e a Colonia Express, que também fazem a travessia de ferry.

BuquebusFoto: Arquivo pessoal

Em todas elas, os bilhetes podem ser adquiridos pela internet e os destinos principais, partindo de Buenos Aires, são Colonia del Sacramento (1 hora de viagem no barco rápido) e Montevidéu (3 horas no barco rápido).

Tal como as passagens aéreas, comprando com antecedência, há a possibilidade de conseguir as tarifas mais baratas. Comprei com apenas uma semana de antecedência e a tarifa mais barata que consegui para o trecho Colonia del Sacramento – Buenos Aires foi na empresa Seacat por $602 pesos uruguaios, pouco menos de R$ 60, na categoria Turista. (Há também a categoria Primeira Classe, mas os preços são bem mais elevados e as vantagens, pelo que percebi, mínimas.) Curiosamente, apesar de ter comprado o bilhete na Seacat, fizemos a travessia de Buquebus. Não entendi exatamente o porquê, mas, como o funcionário nos assegurou que estávamos no ferry correto, não questionei muito.

Os bilhetes são nominativos e específicos para determinado horário. Em geral, é admitida a alteração do titular do bilhete e do dia e hora da viagem, mas com a cobrança de uma taxa.

No dia da viagem, chegue ao Terminal uma hora antes da saída do ferry, para fazer todos os procedimentos de embarque: check in, despachar as malas e imigração, tal como nos aeroportos. Não se esqueça de levar o passaporte ou documento de identidade, pois é indispensável.

BuquebusBuquebus

Foto: Arquivo pessoal. Terminal Puerto Colonia.

Uma vez no ferry, basta escolher onde sentar. Não há lugar marcado e as poltronas são relativamente confortáveis.

BuquebusBuquebus

Fotos: Arquivo pessoal

Mesmo assim, a maioria das pessoas fica circulando pelo barco ou fazendo compras. Cerca de 10 minutos depois da partida, o Duty Free começa a funcionar. Os preços em abril deste ano estavam bem interessantes. Mais baratos, inclusive, do que o Duty Free de Guarulhos em São Paulo.

Buquebus

Foto: Arquivo pessoal. Entrada do Duty Free dentro do Buquebus.

Para terminar, mais uma informação importante: ao desembarcar no Terminal de Buenos Aires (próximo do Puerto Madero) tenha cuidado com os taxistas “espertinhos” que ficam tentando enganar turistas.

Como a fila para aguardar os táxis costuma ficar muito grande logo após a chegada dos ferry boats, alguns taxistas abordam os turistas na fila oferecendo seus serviços. Um desses taxistas nos abordou querendo cobrar absurdos $70 pesos para nos levar até o bairro de Palermo Soho. Como sabia dos preços baixos dos taxis argentinos, achei melhor recusar a proposta. Aguardamos na fila por um táxi conveniado e, ao chegarmos ao hotel, a surpresa: a corrida do terminal até lá custava apenas $25 pesos.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

 

  1. Olá Anna Bárbara,
    Pelo que entendi você adquiriu a passagem pela Seacat com antecedência. A compra foi feita pela internet? Vou para Buenos Aires em Agosto e pretendo fazer a travessia a Colonia para passar um dia, com a comodidade e preços de já ter feito a compra antecipadamente, porém quando tento adquirir através do site da Seacat informam transação não autorizada por não tratar de cartão argentino. Como conseguiu as passagens?
    Grato,

        • Olá!
          Também passei por isso… procurei identificar a moeda em que estavam explicitados os valores da tarifa e tb não encontrei.
          Daí deduzi que quando vc clica na bandeira Argentina, os preços são mostrados em pesos argentinos. Quando vc clica na bandeira Uruguai, os preços são mostrados em pesos uruguaios.
          Tirei a dúvida fazendo conversão do câmbio das tarifas apresentadas. Vi que os valores são bem similares…

          • Anna, acho que estou com o mesmo problema do Davisson. Veja o contato que tentei fazer com a Seacat, sem sucesso de retorno:

            Sou brasileiro e não estou conseguindo comprar passagens pelo site. Após preencher o formulário, ao tentar incluir os passageiros o sistema retorna a seguinte mensagem: La tarifa seleccionada no esta permitida para passageros de este tipo de doucmento. Estou selecionando a categoria TURISTA-Econômica e o documento CI Cedula de Identidad. O quê devo fazer?

            Tens alguma ideia do que fazer? Será que vão me responder? Já mandei duas vezes o pedido de esclarecimento, e nada!

            Obrgiado

    • Ana, primeiro quero agradecer pois não havia tentado entrar pelo site uruguaio da seacat porque vou embarcar em daytour a partir de Buenos Aires, mas o site uruguaio funciona bem e aceita cartões internacionais. Minha dúvida agora é qual companhia usar, se a Seacat ou Buquebus, uma vez que os valores são semelhantes (tarifa flexível pela seacat ou daytour promocional pela buquebus). Você disse que comprou passagem para uma e viajou por outra companhia, mas sabe me dizer qual a melhor opção?
      Grato, mais uma vez.

      • Olá Davisson,
        O Benito (vide comentários acima) estava com o mesmo problema de não conseguir efetuar a compra com o cartão de crédito brasileiro… Bom saber que o site uruguaio aceita cartões internacionais.

        Não sei opinar se é melhor escolher a Seacat ou a Buquebus, pois só conheci uma delas. Acredito que os serviços das duas sejam bem parecidos, por isso escolheria aquela que tem os melhores preços, o ferry mais rápido e os melhores horários.

        De qualquer forma, para te ajudar a decidir, dá uma olhadinha nesse ótimo post do VnV que faz uma comparação entre as três empresas: Buquebus, Seacat e Colonia Express, http://www.viajenaviagem.com/2011/02/de-buenos-aires-a-c...

  2. Pessoal: estarei em Bs As de 18 a 21 e vou para Colonia… prentendo comprar a passagem em Bs As mas, ainda nãome decidi qual empresa devo usar… alguma dica? SeaCat, BuqueBus?? Fico no aguardo. e Grato pela atenção.

    • Olá!
      Considerando que a viagem é curtinha (uma hora apenas no barco rápido), acho que vale a pena comprar a passagem da companhia que tiver os melhores preços.
      E se vc já tiver certeza da data da viagem de Buenos Aires a Colonia, indico comprar a passagem com antecedência, para tentar conseguir descontos.

  3. Anna Barbara eu sou Angelica , ganhei um cruzeiro de Ushuaia a Punta Arena , e as passagens de SP a Bue , gostaria de saber se vc teria uma sujestao boa e economica pra me dar como vou de Bue a Ushuaia ? e como volto de Punta Arena a Bue ? Obrigado pela atenção aguardo retorno anciosa

  4. Olá, Anna Bárbara! Estou com uma viagem marcada para Buenos Aires em setembro e gostaria de ir para Punta del este. A buquebus também faz esse trecho? Gostaria de saber com quanto tempo de antecedência pode se comprar as passagens, porque tentei programar para agora e eles ainda não tem disponível.

    Muito obrigada!

    • Oi Renata!
      Acabei de consultar o site do Buquebus e vi que para chegar a Punta vc teria duas opções: seguir de ferry até Montevidéu e depois fazer o trecho de ônibus, ou então pegar um voo, pela própria Buquebus (Buquebus Linhas Aéreas) até Punta.
      A grande vantagem de ir de avião é a duração da viagem: apenas 50 minutos. Indo de ferry e ônibus gasta-se mais de 6 horas.
      Não sei a Buquebus Linhas Aéreas é confiável… Recomendo comparar os preços com as demais companhias aéreas e buscar mais informações sobre os voos da Buquebus. Vi, por exemplo, que na Pluna o trecho aéreo de Buenos Aires a Punta sai, em média, por USD246.
      Espero que tenha ajudado!!
      Bjs, Anna

  5. Olá ! Gostaria que vc pudesse me passar passo a passo de como posso fazer o trecho de Buenos Aires à Montevideo direto e em menos tempo possível. Tipo assim, onde devo alugar um carro
    quando chegarmos ao Uruguai?para ganhar tempo, sem precisar (se possível) pegar o ônibus, que perderemos muito tempo. Pois eu e minha família, estamos querendo dormir em Montevideo para no outro dia, irmos até Punta Del Leste. Ou se vc tem programação que fique melhor ,pois pretendemos voltar à BsAs, no outro dia . E como alugar um carro mais fácil ao chegar no Uruguai? Aguardo retorno,e agradecendo as suas divinas dicas e opiniões.
    mesmo no u´ltimo horário do FerryBot.

  6. Anna, vc saberia informar se existe local para guardar bagagens em Colônia? Vou primeiro para Montevideu e depois gostaria de passar o dia em Colônia antes de ir para Buenos Aires. Acontece que estarei com malas, se não tiver um guarda mala vai ser impossível.

    Obrigada,

    Teca

    • Oi Teca,
      Eu vi a resposta da sua pergunta no Viaje na Viagem. Veja o que consta lá:
      "A rodoviária de Colonia fica ao lado do terminal hidroviário. Querendo fazer de Colonia apenas um pit stop entre Montevidéu e Buenos Aires, sem pernoite, você pode usar os lockers grátis da rodoviária. São pequenos: comportam apenas maletas ou mochilas não muito gordas. Se a sua mala for grande ou os armários estiverem lotados, você pode deixar na lanchonete, que cobra 50 pesos uruguaios por peça. (Um novo terminal hidroviário está para ser inaugurado; talvez — talvez! — tenha um guarda-volumes mais estruturado.)" http://www.viajenaviagem.com/2009/10/de-buenos-ai

  7. olá Anna, quero ir de carro até colonia e colocar o carro no ferryboat para Buenos Aires, gostaria de uma dica sua , como consigo o valor da travessia p/ carro? obrigado. Rudnei

      • Quais são os requisitos necessários para o carro?
        No site pede preencher Num.Motor, serve o numero do chassi do documento?
        Nas condições gerais diz que los cristales deven estar gravados con letra y numero de patente.
        Imagino que isto deva ser para os carros argentinos. Certo?
        Já me falaram que necessito uma barra de reboque, 2 triângulos e aquele adesivo de velocidade máxima. É isto mesmo?

        • Oi Pedro,
          Infelizmente não sei responder as perguntas sobre o transporte de veículos no ferry.
          Talvez consiga mais informações no SAC da Seacat ou da Buquebus…
          Se vc descobrir, fique à vontade para voltar aqui e compartilhar conosco.
          Bjs, Anna

  8. Olá Anna
    Estou tentando comprar passagens pela Seacat (preços bem mais atrativos que a Buquebus), mas estou com uma dúvida. No momento de preencher os dados, é necessário colocar o "lugar de levante" e não consigo encontrar qual o correto, há Tres Cruces, e vários locais com KM. Estou saindo de Montevideo para Bueno Aires, poderia me auxiliar?! Att. Lucas

    • Olá Marco!
      Acabei de fazer uma simulação de compra no site da Seatcat e essa opção de "lugar de levante" só aparece quando a partida ou destino envolve Montevidéu.
      Como viajei no trecho Colonia – Buenos Aires, não precisei marcar essa opção.
      Imagino que seja para indicar o local de saída do ferry, mas não tenho certeza.
      Por curiosidade, enviei uma pergunta para o contato do Seacat. Quando obtiver resposta, aviso aqui.
      Bjs, Anna

      • Também to com essa mesma dúvida.. acho que isso é o local de descida do onibus, mas não consigo saber qual é o melhor pra quem vai direto ao aeroporto…

  9. Ana,
    Vou com meus pais em fevereiro e li no seu post que é necessário fazer check in para embracar p/ o Uruguai, tenho passaporte mas eles não, voce sabe me informar se eles poderão embarcar apenas com o documento de identidade brasileiro? Grata pelas dicas.
    Sabrina

    • Oi Sabrina!!
      É possível ingressar no Uruguai e nos demais países do Mercosul com o passaporte ou RG. No caso do RG, é necessário que o documento tenha sido emitido nos últimos 10 anos e esteja em bom estado de conservação.
      Bjs, Anna

  10. Olá, Anna,
    Tudo bem?

    Vou para MVD e quero ir de ferry para BUE.
    A opção que me serve, é a da BuqueBus, pegando o ônibus em MVD e indo até Colonia, de madrugada, para aí pegar o ferry e chegar bem cedo em BUE.
    Você sabe se essa viagem é tranquila? Conhece alguém que já tenha feito?
    Como irei com mala e pertences, não quero correr riscos.

    Obrigado e parabéns pelo blog. ;)

    Bjo,
    Henrique

    • Olá Henrique!
      Eu peguei o ferry de Colonia a Buenos Aires e não tive problema algum. Aliás, achei o ferry seguro, organizado, limpo e confortável.
      Imagino que o ferry em Montevidéu seja mais ou menos da mesma forma. Contudo, não conheço ninguém que já tenha feito esse trajeto.
      Com relação às malas, vc despacha igual no avião. Não tive nenhum problema com isso também.
      Depois me diga o que achou do ferry.
      Bjs, Anna

  11. Oi Anna Bárbara estou indo Para Buenos Aires e Punta Del Leste em Junho e gostaria de ir de ferry boat ou barco. Como não estou viajando de carro , poderia ser num barca menor. Não conheço nenhum dos lugares.
    Gostaria de informações sobre este transporte , preços horários etc. . Poderia me ajudar?
    Obrigada.
    Telma o. Coutinho

    • Olá Telma!
      Esse relato da travessia de ferry boat eu fiz sem carro.
      Os preços e os horários vc pode consultar diretamente na página das empresas Seacat, Buquebus e Colonia Express. Basta clicar nos nomes das empresas em vermelho no início do post.
      Bjs, Anna

  12. Olá Ana, sou de Recife-PE,estou indo a Montevidéu em 07/07/12 e 12/07/12 a Punta Del Este, gostaria de saber como é o clima nesta época e de uma dica para sair do aeroporto até o hotel e claro o que a de bom para fazer por lá. Parabéns pelo site e muito obrigado!!!

    Sávio

  13. olá. comprei uma passagem pelo site da seacatcolonia.com. O valor foi debitado do meu cartão mas não apareceu nenhum bilhete para eu imprimir. Como devo proceder?

  14. Oi Anna Barbara,

    Estive em Buenos Aires em 2010 e agora irei ao Uruguai, entre os dias 14 e 18 deste mês. Te pergunto, se tu puderes me ajudar: o Ferry boat funciona de hora em hora. Se negativo, se tu souberes quais os horários ou o site para consultar. Muito obrigado pela tua atenção.

  15. Oi Anna, Estou indo para Buenos Aires em 09 de novembro 2013 e vou ficar ate 17 de novembro e gostaria de ir ate Montevideu e Punta Del Leste, queria saber se tem a travessia de Ferry Boat todos os dias, se posso comprar la ou se consigo comprar pelo site e como devo proceder para comprar o bilhete pelo site,se possível saber o preço em reais. Gostaria de saber também dicas de hotéis ou hosteis em Punta del leste pois gostaria de ficar la uns 3 ou 4 dias. desde já agradeço. Simone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>