A vista do Cerro Monserrate

O Cerro Monserrate é uma montanha com cerca de 3.100 metros de altura, que pode ser vista de qualquer lugar da cidade de Bogotá.

CandeláriaCandelária

Foto: Arquivo pessoal. Cerro Monserrate visto da Plaza de los Periodistas.

É o ponto mais alto de Bogotá e foi utilizado como referência para fazer o traçado da cidade. As Carreras, que se estendem no sentido norte-sul, são paralelas ao Cerro. Já as Calles, que estão no sentido leste-oeste, são perpendiculares ao Cerro.

Além de ser um excelente mirante, é ponto de peregrinação. No local, há o Santuario del Señor Caído de Monserrate. Durante as festas religiosas, milhares de fiéis sobem o Cerro em sinal de agradecimento e renovação da fé. Nas outras datas, são os turistas que tomam o Cerro para curtir a linda vista da cidade.

O acesso até o alto do Cerro Monserrate é feito por teleférico ou funicular, ou a pé. Recomendo, sem dúvida, optar por um dos dois primeiros, já que a subida é íngrime e o excesso de exercício físico somado à altitude elevada pode causar tonturas e enjoos.

É possível combinar a subida com o funicular e o retorno com o teleférico, ou vice-versa. Porém, é bom observar que, de segunda a sábado, o funicular somente funciona no horário da manhã (de 7:45 a.m. a 11:45 a.m.) e o teleférico somente funciona à tarde (de meio-dia a meia-noite). Aos domingos e feriados os horários de funcionamento são mais extensos: o funicular funciona de 6am a 6pm, e o teleférico funciona de 9:45am às 4:30pm.

Como optei por fazer o passeio durante a semana, no horário da manhã, só havia a opção do funicular. Cheguei ao local por volta de 10am e não havia fila nenhuma.

Cerro Monserrate

Foto: Arquivo pessoal

Comprei o ingresso ($14.400 pesos colombianos, cerca de R$ 13, ida e volta) e já embarquei imediatamente no funicular.

Cerro MonserrateFoto: Arquivo pessoal

O trajeto até o topo da montanha é rápido. Dura pouco mais de 5 minutos. E a vista, mesmo de dentro do funicular, é impressionante!

Cerro MonserrateCerro MonserrateCerro Monserrate

Fotos: Arquivo pessoal

Chegando lá no alto, siga o caminho da Via Crúcis até chegar no Santuário. São 14 esculturas que representam a Paixão de Cristo.

Cerro MonserrateCerro Monserrate
Fotos: Arquivo pessoal

Não deixe de reparar na vegetação andina e nas aves que costumam aparecer por lá.

Cerro Monserrate Cerro Monserrate

Fotos: Arquivo pessoal

Ao atingir a base do Santuário, a vista panorâmica de Bogotá é lindíssima!

Cerro MonserrateCerro Monserrate Cerro Monserrate Cerro Monserrate Cerro Monserrate Cerro MonserrateCerro Monserrate

Fotos: Arquivo pessoal

Observe o traçado da cidade, os prédios de tijolinho aparente e tente encontrar a Plaza Bolívar, a principal praça da Bogotá, onde está a Catedral, o Palácio da Justiça, o Congresso e o Palácio Liévano, a prefeitura da cidade.

Em seguida, visite o Santuário do Senhor Caído de Monserrate, fundado em 1640.

Cerro Monserrate

Foto: Arquivo pessoal

Os vitrais da igreja são lindos e no fundo do templo se encontra a imagem do “Santo Cristo Caído aos Açoites e Cravados na Cruz”.

Cerro MonserrateFoto: Arquivo pessoal. Vitrais da igreja.

Saindo do templo, ao lado esquerdo, há uma feirinha de artesanato, com produtos bem típicos da região.

Cerro Monserrate

Foto: Arquivo pessoal

Se der fome, há dois restaurantes no local – Casa San Isidro e Casa Santa Clara, além de lanchonetes.

Cerro Monserrate Cerro Monserrate

Fotos: Arquivo pessoal

Algumas últimas dicas: escolha um dia com boa visibilidade para fazer o passeio e vá agasalhado, pois costuma fazer frio no alto do Cerro.

Se preferir fugir de multidões, faça o passeio no início da manhã e evite os domingos e feriados. Por exemplo, quando saí do Cerro, por volta de 11:30h, já havia longas filas para comprar os ingressos e ingressar no teleférico.

Cerro Monserrate

Foto: Arquivo pessoal

Como o Cerro fica próximo ao Centro Histórico de Bogotá (Candelária), o ideal é combinar um passeio ao Cerro com uma visita ao Centro. O táxi do Cerro até o Museu Botero, na Candelária, custa cerca de $3.500 pesos colombianos, cerca de R$ 3. Para ir da Zona Rosa até o Cerro Monserrate de táxi custa entre $14.000 e 18.000 pesos.

Mais informações sobre o Cerro Monserrate em www.cerromonserrate.com.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.